A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12º ano com recurso à calculadora gráfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Samuel Rego Marques de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78000
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_c37291b6f715dbbb590be55ae99a308a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12º ano com recurso à calculadora gráficaMathematical modelling in learning logarithmic functions using the graphing calculator: a study with 12th grade studentsCalculadora gráficaFunções logarítmicasLogaritmoModelação matemáticaTarefas de modelaçãoGraphing calculatorLogarithmic functionsLogarithmMathematical modellingModelling tasksCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste trabalho pretende averiguar o contributo da modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12.º ano com recurso à calculadora gráfica. Para concretizar esse objetivo, formularam-se as seguintes questões de investigação: (1) Que atividades realizam os alunos com tarefas de modelação na aprendizagem das funções logarítmicas? (2) Que dificuldades têm os alunos na aprendizagem das funções logarítmicas? E na resolução de tarefas de modelação? (3) Que perceções têm os alunos sobre a modelação matemática e a utilização da calculadora gráfica na aprendizagem das funções logarítmicas? Para dar respostas a estas questões, recorreu-se a diferentes métodos de recolha de dados: questionários (inicial e final), gravações áudio e vídeo das aulas e produções dos alunos. A intervenção pedagógica foi realizada numa turma do 12.º ano de uma escola do distrito de Braga. Na implementação desta investigação, a dinamização das atividades de ensino e de aprendizagem articulou-se em torno das tarefas de modelação e, logo, do ciclo de modelação, do ensino exploratório e da utilização da calculadora gráfica. Os resultados obtidos apontam que os alunos, ao longo da sua escolaridade, não tiveram oportunidades de realizar tarefas de modelação. Os alunos também evidenciam que as tarefas de modelação promoveram o trabalho em grupo, o interesse e a participação de cada um. Na exploração destas tarefas, os alunos percorreram as fases de compreensão do enunciado, da análise dos dados, da construção e validação do modelo e da exploração do modelo, quer em momentos de introdução das funções logarítmicas e das suas derivadas quer em momentos de consolidação dos conhecimentos construídos. Os alunos apresentaram dificuldades no que toca às propriedades e características das funções logarítmicas, e na representação gráfica e simbólica destas. As fases do ciclo de modelação também dificultaram os alunos, o que evidenciou dificuldades relacionadas à utilização da calculadora gráfica, nomeadamente na realização de regressões estatísticas e na definição de janela de visualização. Os alunos destacam que as tarefas de modelação matemática contribuíram na aprendizagem das funções logarítmicas, referindo que permitiram uma melhor construção do conhecimento.This work intends to investigate the contribution of mathematical modelling in learning logarithmic functions of 12th grade students using the graphing calculator. To achieve this goal, the following research questions were formulated: (1) What activities do students perform with modelling tasks in learning logarithmic functions? (2) What difficulties do students have in learning logarithmic functions? And in solving modelling tasks? (3) What perceptions do students have about mathematical modelling and the use of the graphing calculator in learning logarithmic functions? To answer these questions, different methods of data collection were used: questionnaires (initial and final), audio and video recordings of classes and students’ productions. The pedagogical intervention was carried out in a 12th grade class of a school in the district of Braga. In implementing this investigation, the dynamization of teaching and learning activities was articulated around the modelling tasks and, therefore, the modelling cycle, exploratory teaching, and the use of the graphing calculator. The results obtained show that the students, throughout their schooling, did not have opportunities to carry out modelling tasks. The students also show that the modelling tasks promoted group work, the interest and participation of everyone. In the exploration of these tasks, the students went through the phases of understanding the utterance, data analysis, construction and validation of the model and exploration of the model, either in moments of introduction of logarithmic functions and their derivatives or in moments of consolidation of the constructed knowledge. The students showed difficulties regarding the properties and characteristics of logarithmic functions, and in their graphical and symbolic representation. The phases of the modelling cycle also made it difficult for the students, which highlighted difficulties related to the use of the graphing calculator, namely in performing statistical regressions and in defining viewing windows. Students emphasize that mathematical modelling tasks contributed to the learning of logarithmic functions, referring that they allowed a better construction of knowledge.Viseu, FlorianoUniversidade do MinhoAraújo, Samuel Rego Marques de2021-07-312021-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78000por202989909info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:13.644809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12º ano com recurso à calculadora gráfica
Mathematical modelling in learning logarithmic functions using the graphing calculator: a study with 12th grade students
title A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12º ano com recurso à calculadora gráfica
spellingShingle A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12º ano com recurso à calculadora gráfica
Araújo, Samuel Rego Marques de
Calculadora gráfica
Funções logarítmicas
Logaritmo
Modelação matemática
Tarefas de modelação
Graphing calculator
Logarithmic functions
Logarithm
Mathematical modelling
Modelling tasks
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12º ano com recurso à calculadora gráfica
title_full A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12º ano com recurso à calculadora gráfica
title_fullStr A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12º ano com recurso à calculadora gráfica
title_full_unstemmed A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12º ano com recurso à calculadora gráfica
title_sort A modelação matemática na aprendizagem das funções logarítmicas de alunos do 12º ano com recurso à calculadora gráfica
author Araújo, Samuel Rego Marques de
author_facet Araújo, Samuel Rego Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viseu, Floriano
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Samuel Rego Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Calculadora gráfica
Funções logarítmicas
Logaritmo
Modelação matemática
Tarefas de modelação
Graphing calculator
Logarithmic functions
Logarithm
Mathematical modelling
Modelling tasks
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Calculadora gráfica
Funções logarítmicas
Logaritmo
Modelação matemática
Tarefas de modelação
Graphing calculator
Logarithmic functions
Logarithm
Mathematical modelling
Modelling tasks
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-31
2021-07-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78000
url https://hdl.handle.net/1822/78000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202989909
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133086510743552