Cor & luz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diana Raquel Moreira Paulino Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9057
Resumo: O conteúdo presente neste ensaio irá ocupar-se primeiramente na análise da cor e da luz no cinema, tendo como principal objectivo a fundamentação das escolhas efectuadas na curta metragem “A Rapariga que Imaginou um Conto”. Neste projecto cinematográfico, onde desempenhei a função de Diretora de Fotografia, foi-me atribuída liberdade criativa suficiente para que se tornasse possível, para mim, desenvolver um projecto experimentalista a nível de cores, iluminação, movimentos de câmara e planificação, estando ao mesmo tempo todos estes elementos em sintonia com a respectiva história e conseguindo ainda assim cativar o público, dado que não é uma experiência visual semelhante à maioria. Na primeira parte será feita uma reflexão sobre a evolução da luz e da cor na história do cinema e sobre a forma como estes elementos moldaram o departamento de Direção de Fotografia. A segunda parte irá focar-se na análise de quatro filmes, explicitando a importância da cor e da luz como mecanismos condutores da narrativa cinematográfica, tendo como objectivo estabelecer um paralelismo entre as paletas cromáticas e a iluminação das quatro longas metragens com a curta metragem desenvolvida em âmbito académico. A terceira e última parte irá ser dedicada à explanação de todo o processo de desenvolvimento do projeto “A Rapariga que Imaginou um Conto”, começando com a pré-produção, passando pela produção e finalizando com a pós-produção.
id RCAP_c37532fd834b61a6cf7f94740c05afcb
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9057
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cor & luzCinemaCurta-metragemCorIluminaçãoDireção de fotografiaShortcutColorLightingCinematography/Direction of photographyO conteúdo presente neste ensaio irá ocupar-se primeiramente na análise da cor e da luz no cinema, tendo como principal objectivo a fundamentação das escolhas efectuadas na curta metragem “A Rapariga que Imaginou um Conto”. Neste projecto cinematográfico, onde desempenhei a função de Diretora de Fotografia, foi-me atribuída liberdade criativa suficiente para que se tornasse possível, para mim, desenvolver um projecto experimentalista a nível de cores, iluminação, movimentos de câmara e planificação, estando ao mesmo tempo todos estes elementos em sintonia com a respectiva história e conseguindo ainda assim cativar o público, dado que não é uma experiência visual semelhante à maioria. Na primeira parte será feita uma reflexão sobre a evolução da luz e da cor na história do cinema e sobre a forma como estes elementos moldaram o departamento de Direção de Fotografia. A segunda parte irá focar-se na análise de quatro filmes, explicitando a importância da cor e da luz como mecanismos condutores da narrativa cinematográfica, tendo como objectivo estabelecer um paralelismo entre as paletas cromáticas e a iluminação das quatro longas metragens com a curta metragem desenvolvida em âmbito académico. A terceira e última parte irá ser dedicada à explanação de todo o processo de desenvolvimento do projeto “A Rapariga que Imaginou um Conto”, começando com a pré-produção, passando pela produção e finalizando com a pós-produção.The content written on this essay is focused on the analysis of color and light in the cinema, being de main worry the explanation of the shortcut “A Rapariga que imaginou um conto”. This cinematographic project in which I was the director of photography, gave me enough creative freedom so I could experiment and play with colors, lighting, camera movements and shot design while being concerned with those elements bringing something good, new and refreshing to the narrative of the story. On the first part there's a reflexion about the evolution of light and color in the cinema history and how it molded the cinematography department. The second part of the essay analyses four films, leaning on the importance of the color and the lighting as a conductor device of the cinematographic narrative, while compares the chromatic palette and lighting of those four films with the shortcut developed academically. The third and final part contemplates the explanation of the development process from “A Rapariga que imaginou um conto”, beginning with the pre-production, moving through the production phase and ending with pos-production.Mamede, Eduardo Condorcet Ferreira PaisVidinha, Francisco João PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Diana Raquel Moreira Paulino Rodrigues2016-12-29T16:36:22Z2014-11-102014-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9057TID:201493349porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:21.381939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cor & luz
title Cor & luz
spellingShingle Cor & luz
Pereira, Diana Raquel Moreira Paulino Rodrigues
Cinema
Curta-metragem
Cor
Iluminação
Direção de fotografia
Shortcut
Color
Lighting
Cinematography/Direction of photography
title_short Cor & luz
title_full Cor & luz
title_fullStr Cor & luz
title_full_unstemmed Cor & luz
title_sort Cor & luz
author Pereira, Diana Raquel Moreira Paulino Rodrigues
author_facet Pereira, Diana Raquel Moreira Paulino Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mamede, Eduardo Condorcet Ferreira Pais
Vidinha, Francisco João Pereira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diana Raquel Moreira Paulino Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Curta-metragem
Cor
Iluminação
Direção de fotografia
Shortcut
Color
Lighting
Cinematography/Direction of photography
topic Cinema
Curta-metragem
Cor
Iluminação
Direção de fotografia
Shortcut
Color
Lighting
Cinematography/Direction of photography
description O conteúdo presente neste ensaio irá ocupar-se primeiramente na análise da cor e da luz no cinema, tendo como principal objectivo a fundamentação das escolhas efectuadas na curta metragem “A Rapariga que Imaginou um Conto”. Neste projecto cinematográfico, onde desempenhei a função de Diretora de Fotografia, foi-me atribuída liberdade criativa suficiente para que se tornasse possível, para mim, desenvolver um projecto experimentalista a nível de cores, iluminação, movimentos de câmara e planificação, estando ao mesmo tempo todos estes elementos em sintonia com a respectiva história e conseguindo ainda assim cativar o público, dado que não é uma experiência visual semelhante à maioria. Na primeira parte será feita uma reflexão sobre a evolução da luz e da cor na história do cinema e sobre a forma como estes elementos moldaram o departamento de Direção de Fotografia. A segunda parte irá focar-se na análise de quatro filmes, explicitando a importância da cor e da luz como mecanismos condutores da narrativa cinematográfica, tendo como objectivo estabelecer um paralelismo entre as paletas cromáticas e a iluminação das quatro longas metragens com a curta metragem desenvolvida em âmbito académico. A terceira e última parte irá ser dedicada à explanação de todo o processo de desenvolvimento do projeto “A Rapariga que Imaginou um Conto”, começando com a pré-produção, passando pela produção e finalizando com a pós-produção.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-10
2014-11-10T00:00:00Z
2016-12-29T16:36:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9057
TID:201493349
url http://hdl.handle.net/10400.22/9057
identifier_str_mv TID:201493349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472588701696