Satisfação profissional dos enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Inês Garcia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/10893
Resumo: O tema da satisfação profissional tem sido objecto de investigação ao longo das últimas décadas. Entendida como uma atitude que pode ser verbalizada e medida através de opiniões, é um importante indicador do clima organizacional, relacionada com a qualidade e a produtividade das organizações. Com base numa amostra de 57 enfermeiros de uma Unidade de Cuidados Intensivos, este estudo descritivo tem como objectivo principal determinar quais as dimensões que mais contribuem para a satisfação, adaptando um instrumento de diagnóstico útil, que possa proporcionar uma melhoria da satisfação destes profissionais e um incremento na qualidade dos cuidados prestados. Uma pessoa satisfeita é mais produtiva e, neste sentido, a prestação de cuidados de qualidade pressupõe profissionais satisfeitos. Para responder a este objectivo, utilizou-se o instrumento criado por Luís Graça (1999), A Satisfação Profissional dos Profissionais de Saúde nos Centros de Saúde, adaptado a uma população de meio hospitalar e que determina a satisfação com base num modelo de discrepância entre as expectativas e as recompensas percebidas pelo trabalhador. Com recurso a técnicas da estatística descritiva e inferencial, concluiu-se que os enfermeiros estudados não estão globalmente satisfeitos nem globalmente insatisfeitos, mas é ao nível das dimensões relação profissional/utente, relações de trabalho & suporte social e status e prestigio que eles estão mais satisfeitos. Na sua relação com os factores sociodemográficos verificou-se que a idade, a antiguidade na profissão, o estado civil, habilitações académicas e a situação no emprego têm influência sobre satisfação profissional. Concluiu-se, também, que os enfermeiros manifestam intenções comportamentais que predizem fenómenos de turnover ou absentismo
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