Criatividade e inovação como fatores de diferenciação empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10931 |
Resumo: | Num panorama em permanente transformação onde a diversidade ganha voz, as empresas vêem-se obrigadas a repensarem as suas estratégias e a reposicionarem a sua presença num mercado onde se exigem resultados mais eficientes e imediatos. Ressalta-se a necessidade de afirmação por parte das organizações, numa aposta insistente em estratégias de diferenciação. Uma postura diferente e inovadora onde as atuações vão além das práticas convencionais e as estratégias ultrapassam os padrões estipulados, é o compromisso de hoje para que as empresas se evidenciem num mercado competitivo. É aqui que a emergência da criatividade e inovação como motor na criação de valor ganha notoriedade num universo empresarial onde os ingredientes para a eficiência e otimização dos resultados ficam aquém das suas potencialidades. Aliando esta realidade à criação de novos produtos, o presente trabalho pretende constituir-se como um estudo de caso de uma marca e produto recentemente lançados no mercado – Vertty. Foi possível analisar a importância do enfoque estratégico na diferenciação desta marca tendo como alicerce a criatividade e inovação. Como base do estudo exploratório, foi implementada uma metodologia (apoiada em artigos e documentos científicos, entrevista e um questionário) capaz de realizar um diagnóstico à marca e aos seus potenciais clientes, do qual se concluiu que a inovação e a criatividade são dois aspetos essenciais ligados ao produto e à marca investigada. |
id |
RCAP_c3a7a4fd1fd7416bc65b3769278c0379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10931 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criatividade e inovação como fatores de diferenciação empresarialEstudo de caso: VERTTYCriatividadeInovaçãoPosicionamentoComportamento do ConsumidorDiferenciação EmpresarialEmpreendorismoNum panorama em permanente transformação onde a diversidade ganha voz, as empresas vêem-se obrigadas a repensarem as suas estratégias e a reposicionarem a sua presença num mercado onde se exigem resultados mais eficientes e imediatos. Ressalta-se a necessidade de afirmação por parte das organizações, numa aposta insistente em estratégias de diferenciação. Uma postura diferente e inovadora onde as atuações vão além das práticas convencionais e as estratégias ultrapassam os padrões estipulados, é o compromisso de hoje para que as empresas se evidenciem num mercado competitivo. É aqui que a emergência da criatividade e inovação como motor na criação de valor ganha notoriedade num universo empresarial onde os ingredientes para a eficiência e otimização dos resultados ficam aquém das suas potencialidades. Aliando esta realidade à criação de novos produtos, o presente trabalho pretende constituir-se como um estudo de caso de uma marca e produto recentemente lançados no mercado – Vertty. Foi possível analisar a importância do enfoque estratégico na diferenciação desta marca tendo como alicerce a criatividade e inovação. Como base do estudo exploratório, foi implementada uma metodologia (apoiada em artigos e documentos científicos, entrevista e um questionário) capaz de realizar um diagnóstico à marca e aos seus potenciais clientes, do qual se concluiu que a inovação e a criatividade são dois aspetos essenciais ligados ao produto e à marca investigada.Romão, IsabelRepositório ComumAlmeida, Rita2017-01-01T01:30:07Z2015-12-16T00:00:00Z2015-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10931201008602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:55.828828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade e inovação como fatores de diferenciação empresarial Estudo de caso: VERTTY |
title |
Criatividade e inovação como fatores de diferenciação empresarial |
spellingShingle |
Criatividade e inovação como fatores de diferenciação empresarial Almeida, Rita Criatividade Inovação Posicionamento Comportamento do Consumidor Diferenciação Empresarial Empreendorismo |
title_short |
Criatividade e inovação como fatores de diferenciação empresarial |
title_full |
Criatividade e inovação como fatores de diferenciação empresarial |
title_fullStr |
Criatividade e inovação como fatores de diferenciação empresarial |
title_full_unstemmed |
Criatividade e inovação como fatores de diferenciação empresarial |
title_sort |
Criatividade e inovação como fatores de diferenciação empresarial |
author |
Almeida, Rita |
author_facet |
Almeida, Rita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Romão, Isabel Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Inovação Posicionamento Comportamento do Consumidor Diferenciação Empresarial Empreendorismo |
topic |
Criatividade Inovação Posicionamento Comportamento do Consumidor Diferenciação Empresarial Empreendorismo |
description |
Num panorama em permanente transformação onde a diversidade ganha voz, as empresas vêem-se obrigadas a repensarem as suas estratégias e a reposicionarem a sua presença num mercado onde se exigem resultados mais eficientes e imediatos. Ressalta-se a necessidade de afirmação por parte das organizações, numa aposta insistente em estratégias de diferenciação. Uma postura diferente e inovadora onde as atuações vão além das práticas convencionais e as estratégias ultrapassam os padrões estipulados, é o compromisso de hoje para que as empresas se evidenciem num mercado competitivo. É aqui que a emergência da criatividade e inovação como motor na criação de valor ganha notoriedade num universo empresarial onde os ingredientes para a eficiência e otimização dos resultados ficam aquém das suas potencialidades. Aliando esta realidade à criação de novos produtos, o presente trabalho pretende constituir-se como um estudo de caso de uma marca e produto recentemente lançados no mercado – Vertty. Foi possível analisar a importância do enfoque estratégico na diferenciação desta marca tendo como alicerce a criatividade e inovação. Como base do estudo exploratório, foi implementada uma metodologia (apoiada em artigos e documentos científicos, entrevista e um questionário) capaz de realizar um diagnóstico à marca e aos seus potenciais clientes, do qual se concluiu que a inovação e a criatividade são dois aspetos essenciais ligados ao produto e à marca investigada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-16T00:00:00Z 2015-12-16T00:00:00Z 2017-01-01T01:30:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10931 201008602 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10931 |
identifier_str_mv |
201008602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552966666682368 |