Pilotando a experiência: o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Rodrigo Augusto dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha,Raoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-52372020000100007
Resumo: Este estudo teve por objetivo mapear o conhecimento tácito de integrantes de uma equipe universitária de construção de um veículo fora de estrada, conhecido como BAJA, para identificar as carências de uma equipe com grande rotatividade entre seus membros e propor alternativas para a retenção do conhecimento. Buscou-se conhecer a atividade de trabalho dos membros por meio de observações da atividade real e entrevistas. Em seguida, foram realizados workshops com o intuito de efetuar um mapeamento da experiência dos seus participantes e de definir as carências em termos de competência, em cada um dos setores do projeto. Os resultados mostram que a compreensão e o mapeamento do conhecimento tácito permitiram identificar as principais necessidades de qualificação no projeto e criar perspectivas de contratação específicas. Ao mesmo tempo, esta pesquisa mostra a necessidade de articulação entre os conceitos de competência oriundos da Ergonomia da Atividade e da Gestão do Conhecimento Tácito.
id RCAP_c3c9aebe808462ca274bf91fa05d9b45
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-52372020000100007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pilotando a experiência: o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJAAnálise da AtividadeBAJAErgonomiaGestão do Conhecimento TácitoMix de SimilaridadeEste estudo teve por objetivo mapear o conhecimento tácito de integrantes de uma equipe universitária de construção de um veículo fora de estrada, conhecido como BAJA, para identificar as carências de uma equipe com grande rotatividade entre seus membros e propor alternativas para a retenção do conhecimento. Buscou-se conhecer a atividade de trabalho dos membros por meio de observações da atividade real e entrevistas. Em seguida, foram realizados workshops com o intuito de efetuar um mapeamento da experiência dos seus participantes e de definir as carências em termos de competência, em cada um dos setores do projeto. Os resultados mostram que a compreensão e o mapeamento do conhecimento tácito permitiram identificar as principais necessidades de qualificação no projeto e criar perspectivas de contratação específicas. Ao mesmo tempo, esta pesquisa mostra a necessidade de articulação entre os conceitos de competência oriundos da Ergonomia da Atividade e da Gestão do Conhecimento Tácito.Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-52372020000100007Laboreal v.16 n.1 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-52372020000100007Santos,Rodrigo Augusto dosRocha,Raoniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:21:25Zoai:scielo:S1646-52372020000100007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:28:28.926212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pilotando a experiência: o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA
title Pilotando a experiência: o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA
spellingShingle Pilotando a experiência: o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA
Santos,Rodrigo Augusto dos
Análise da Atividade
BAJA
Ergonomia
Gestão do Conhecimento Tácito
Mix de Similaridade
title_short Pilotando a experiência: o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA
title_full Pilotando a experiência: o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA
title_fullStr Pilotando a experiência: o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA
title_full_unstemmed Pilotando a experiência: o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA
title_sort Pilotando a experiência: o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA
author Santos,Rodrigo Augusto dos
author_facet Santos,Rodrigo Augusto dos
Rocha,Raoni
author_role author
author2 Rocha,Raoni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Rodrigo Augusto dos
Rocha,Raoni
dc.subject.por.fl_str_mv Análise da Atividade
BAJA
Ergonomia
Gestão do Conhecimento Tácito
Mix de Similaridade
topic Análise da Atividade
BAJA
Ergonomia
Gestão do Conhecimento Tácito
Mix de Similaridade
description Este estudo teve por objetivo mapear o conhecimento tácito de integrantes de uma equipe universitária de construção de um veículo fora de estrada, conhecido como BAJA, para identificar as carências de uma equipe com grande rotatividade entre seus membros e propor alternativas para a retenção do conhecimento. Buscou-se conhecer a atividade de trabalho dos membros por meio de observações da atividade real e entrevistas. Em seguida, foram realizados workshops com o intuito de efetuar um mapeamento da experiência dos seus participantes e de definir as carências em termos de competência, em cada um dos setores do projeto. Os resultados mostram que a compreensão e o mapeamento do conhecimento tácito permitiram identificar as principais necessidades de qualificação no projeto e criar perspectivas de contratação específicas. Ao mesmo tempo, esta pesquisa mostra a necessidade de articulação entre os conceitos de competência oriundos da Ergonomia da Atividade e da Gestão do Conhecimento Tácito.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-52372020000100007
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-52372020000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-52372020000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.source.none.fl_str_mv Laboreal v.16 n.1 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137354521247744