Projeto de educação para prevenção de infeções sexualmente transmissíveis com adolescentes cristãos/ãs protestantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lô, Bruna Vasconcelos Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40305
Resumo: A adolescência é uma fase da vida, marcada pela vulnerabilidade, em virtude das alterações sociais, psicológicas, físicas, que a pessoa vivência (Bertolini, 2015). Ocorre ainda a descoberta do prazer, junto ao estímulo sexual e a falta de experiência, o que pode levar a iniciação precoce da vida sexual e assim favorecer a transmissão das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), ou ainda a uma gravidez indesejada. No Brasil, o Ministério da Saúde (2019) tem notificado um aumento de casos de IST entre jovens de 15 a 19 anos e de 20 a 24 anos, respectivamente de 62,2% e 94,6%. Atualmente a incidência de IST em adolescentes é considerado um problema de saúde pública. Logo, o ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, preconizam a necessidade de se falar em sala de aula sobre prevenção das IST e sexualidade, e de promover mais e melhor informação aos/às adolescente. Sabendo desta realidade e tendo em consideração a possível influência da igreja, na adoção de atitudes e comportamentos promotores da saúde sexual por parte dos/as jovens, surge este projeto que tem como principal objetivo «apresentar um programa de educação em sexualidade e prevenção de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), a implementar com adolescentes cristãos(ãs) e protestantes de uma igreja em Imperatriz no Maranhão (MA).» Pretende ainda: implementar 6 sessões educativas sobre prevenção de IST e promoção da saúde com adolescentes cristãos(ãs); Investigar fatores de vulnerabilidade dos/as adolescentes na aquisição de IST; Identificar nos discursos dos/as participantes possíveis relações entre a prevenção de IST e a sua religião; e Avaliar conhecimentos dos/as jovens participantes antes e após a intervenção educativa. Trata-se de um estudo com metodologia qualitativa, descritivo, que adota na implementação das sessões educativas o modus operandi de Paulo Freire, com os Círculos de Cultura, potenciadores das reflexões e discussões sobre a realidade e buscando possibilidades de intervenção para solucionar os questionamentos levantados. Acredita-se que a realização deste projeto, que não pôde ser implementado por constrangimentos relacionados com a Pandemia por Covid-19, possibilitará uma intervenção oportuna de educação em saúde, além de contribuir com uma nova maneira de agir e pensar diante da prevenção das IST em adolescentes, considerando também as suas crenças, costumes e relação com a religião.
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Logo, o ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, preconizam a necessidade de se falar em sala de aula sobre prevenção das IST e sexualidade, e de promover mais e melhor informação aos/às adolescente. Sabendo desta realidade e tendo em consideração a possível influência da igreja, na adoção de atitudes e comportamentos promotores da saúde sexual por parte dos/as jovens, surge este projeto que tem como principal objetivo «apresentar um programa de educação em sexualidade e prevenção de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), a implementar com adolescentes cristãos(ãs) e protestantes de uma igreja em Imperatriz no Maranhão (MA).» Pretende ainda: implementar 6 sessões educativas sobre prevenção de IST e promoção da saúde com adolescentes cristãos(ãs); Investigar fatores de vulnerabilidade dos/as adolescentes na aquisição de IST; Identificar nos discursos dos/as participantes possíveis relações entre a prevenção de IST e a sua religião; e Avaliar conhecimentos dos/as jovens participantes antes e após a intervenção educativa. Trata-se de um estudo com metodologia qualitativa, descritivo, que adota na implementação das sessões educativas o modus operandi de Paulo Freire, com os Círculos de Cultura, potenciadores das reflexões e discussões sobre a realidade e buscando possibilidades de intervenção para solucionar os questionamentos levantados. Acredita-se que a realização deste projeto, que não pôde ser implementado por constrangimentos relacionados com a Pandemia por Covid-19, possibilitará uma intervenção oportuna de educação em saúde, além de contribuir com uma nova maneira de agir e pensar diante da prevenção das IST em adolescentes, considerando também as suas crenças, costumes e relação com a religião.Adolescence is a phase of life, marked by vulnerability, due to the social, psychological, physical changes that the person experiences (Bertolini, 2015). There is also the discovery of pleasure, along with sexual stimulation and lack of experience, which can lead to an early initiation of sexual life and thus favor the transmission of Sexually Transmitted Infections (STI), or even an unwanted pregnancy. In Brazil, the Ministry of Health (2019) has reported an increase in cases of STIs among young people aged 15 to 19 and 20 to 24 years old, respectively of 62.2% and 94.6%. Currently, the incidence of STIs in adolescents is considered a public health problem. Therefore,the Ministry of Education together with the Ministry of Health, advocate the need to talk in the classroom about STI prevention and sexuality, and to promote more and better information to adolescents. Knowing this reality and taking into account the possible influence of the church, in the adoption of attitudes and behaviors that promote sexual health on the part of young people, this project arises that has as its main objective «to present a sexuality education and infection prevention program Sexually Transmitted (IST), to be implemented with Christian (ã) and Protestant teenagers from a church in Imperatriz in Maranhão (MA).» It also intends to: implement 6 educational sessions on STI prevention and health promotion with Christian teenagers; Investigate adolescent vulnerability factors in the acquisition of STI; Identify in the speeches of the participants possible relationships between the prevention of STI and their religion; and Assess the knowledge of the young participants before and after the educational intervention. This is a study with qualitative and descriptive methodology, which adopts Paulo Freire's modus operandi in the implementation of educational sessions, with the Culture Circles, enhancing reflections and discussions about reality and seeking intervention possibilities to solve the raised questions. It is believed that the realization of this project, that could not be implemented due to constraints related to the Covid-19 Pandemic, will enable a timely intervention in health education, in addition to contributing to a new way of acting and thinking in the face of STI prevention in adolescents, also considering their beliefs, customs and relationship with religion.Frias, Ana Carolina Morgado Ferreira deRepositório ComumLô, Bruna Vasconcelos Oliveira2022-04-28T13:31:01Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40305203001044porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:31.782490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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