Recuperação de azoto de origem orgânica e inorgânica pela cultura da couve repolho (Brassica oleracea var. capitata)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Luís Miguel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandes, António, Amaro, Ana Luísa, Mourão, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.19084/rca.15953
Resumo: Avaliou-se a resposta da couve repolho à aplicação de um fertilizante mineral nas doses de 0, 90 e 180 kg ha-1 de N em combinações com um fertilizante orgânico, resultante da compostagem durante 182 dias da fracção sólida de chorume, nas doses de 0, 20 e 40 t ha-1, através de uma experiência de arranjos sistemáticos com o objectivo de investigar o efeito da utilização deste composto no crescimento e na absorção de N com e sem aplicação do fertilizante mineral azotado. A produção de couve repolho dependeu fortemente da aplicação do adubo mineral azotado e da aplicação do composto quando não se aplicou adubo. O aumento de aplicação de N mineral de 90 para 180 kg ha-1 aumentou a acumulação de N na couve, mas o correspondente aumento de peso não foi significativo. Recomenda-se a aplicação do composto da FSC até doses de 20 t ha-1, particularmente quando não se aplica adubo mineral.
id RCAP_c3db790c5be392c53661375bd9a01ea2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15953
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recuperação de azoto de origem orgânica e inorgânica pela cultura da couve repolho (Brassica oleracea var. capitata)Recuperação de azoto de origem orgânica e inorgânica pela cultura da couve repolho (Brassica oleracea var. capitata)GeralAvaliou-se a resposta da couve repolho à aplicação de um fertilizante mineral nas doses de 0, 90 e 180 kg ha-1 de N em combinações com um fertilizante orgânico, resultante da compostagem durante 182 dias da fracção sólida de chorume, nas doses de 0, 20 e 40 t ha-1, através de uma experiência de arranjos sistemáticos com o objectivo de investigar o efeito da utilização deste composto no crescimento e na absorção de N com e sem aplicação do fertilizante mineral azotado. A produção de couve repolho dependeu fortemente da aplicação do adubo mineral azotado e da aplicação do composto quando não se aplicou adubo. O aumento de aplicação de N mineral de 90 para 180 kg ha-1 aumentou a acumulação de N na couve, mas o correspondente aumento de peso não foi significativo. Recomenda-se a aplicação do composto da FSC até doses de 20 t ha-1, particularmente quando não se aplica adubo mineral.The response of white cabbage to increasing rates of a mineral fertilizer (0, 90 and 180 kg ha-1 of mineral nitrogen) combined with increasing rates (0, 20 and 40 t ha-1) of an organic fertilizer resulting from the composting process (182 days) of the solid fraction of dairy cattle slurry, was assessed throughout a systematically arranged experiment to investigate the effect of this compost on cabbage growth and N uptake, with and without mineral N application. Cabbage yield was strongly related to mineral N application and to compost application in treatments without mineral N fertilizer. The increase on mineral N application from 90 to 180 kg ha-1 increased cabbage N uptake but not significantly cabbage yield. The application of this compost to cabbage crop is recommended up to 20 t ha-1, particularly when mineral N is not applied.Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal2018-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.19084/rca.15953por2183-041X0871-018XBrito, Luís MiguelFernandes, AntónioAmaro, Ana LuísaMourão, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:24:05Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:41.325614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recuperação de azoto de origem orgânica e inorgânica pela cultura da couve repolho (Brassica oleracea var. capitata)
Recuperação de azoto de origem orgânica e inorgânica pela cultura da couve repolho (Brassica oleracea var. capitata)
title Recuperação de azoto de origem orgânica e inorgânica pela cultura da couve repolho (Brassica oleracea var. capitata)
spellingShingle Recuperação de azoto de origem orgânica e inorgânica pela cultura da couve repolho (Brassica oleracea var. capitata)
Brito, Luís Miguel
Geral
title_short Recuperação de azoto de origem orgânica e inorgânica pela cultura da couve repolho (Brassica oleracea var. capitata)
title_full Recuperação de azoto de origem orgânica e inorgânica pela cultura da couve repolho (Brassica oleracea var. capitata)
title_fullStr Recuperação de azoto de origem orgânica e inorgânica pela cultura da couve repolho (Brassica oleracea var. capitata)
title_full_unstemmed Recuperação de azoto de origem orgânica e inorgânica pela cultura da couve repolho (Brassica oleracea var. capitata)
title_sort Recuperação de azoto de origem orgânica e inorgânica pela cultura da couve repolho (Brassica oleracea var. capitata)
author Brito, Luís Miguel
author_facet Brito, Luís Miguel
Fernandes, António
Amaro, Ana Luísa
Mourão, Isabel
author_role author
author2 Fernandes, António
Amaro, Ana Luísa
Mourão, Isabel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Luís Miguel
Fernandes, António
Amaro, Ana Luísa
Mourão, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Geral
topic Geral
description Avaliou-se a resposta da couve repolho à aplicação de um fertilizante mineral nas doses de 0, 90 e 180 kg ha-1 de N em combinações com um fertilizante orgânico, resultante da compostagem durante 182 dias da fracção sólida de chorume, nas doses de 0, 20 e 40 t ha-1, através de uma experiência de arranjos sistemáticos com o objectivo de investigar o efeito da utilização deste composto no crescimento e na absorção de N com e sem aplicação do fertilizante mineral azotado. A produção de couve repolho dependeu fortemente da aplicação do adubo mineral azotado e da aplicação do composto quando não se aplicou adubo. O aumento de aplicação de N mineral de 90 para 180 kg ha-1 aumentou a acumulação de N na couve, mas o correspondente aumento de peso não foi significativo. Recomenda-se a aplicação do composto da FSC até doses de 20 t ha-1, particularmente quando não se aplica adubo mineral.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.19084/rca.15953
url https://doi.org/10.19084/rca.15953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-041X
0871-018X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130173142990848