Agências de viagens do futuro: Um arquétipo para Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvado, Josefina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/892
Resumo: Orientação: Professor Doutor Carlos Costa.
id RCAP_c3e690d7723984f4ff5f1c599fee6cb3
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/892
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Agências de viagens do futuro: Um arquétipo para Portugal.Distribuição turísticaDrivers da economia digitalAgências de viagens do FuturoGDS – Global Distribution SystemsCadeia de valorSAD – Sistemas de Apoio à DecisãoTRS – Tourism Recommender SystemsTourism distributionDigital economy driversTravel agenciesValue chainOrientação: Professor Doutor Carlos Costa.A distribuição turística reconhece nos drivers da economia digital um efeito incentivador da produtividade e da rendibilidade, conduzindo a vantagens competitivas sustentáveis. O grande poder da Internet e a desregulamentação de alguns sectores económicos, veio revolucionar os conceitos de negócio, os processos organizacionais e sobretudo a gestão das cadeias de valor e de oferta das agências de viagens. A ampla tipologia de canais de retalho deste sector e as complexas relações entre eles, sugere uma colossal quantidade de informação a ser processada, gerida, distribuída e comunicada. As agências de viagens vivem actualmente num ambiente de negócios Darwiniano, onde apenas as mais resilientes sobrevivem. A competitividade é assim uma questão de sobrevivência e de liderança. Este enquadramento facilitou a génese de um novo arquétipo de agências de viagens, que designaremos por “Agências de Viagens do Futuro”, dominado por modelos organizacionais virtuais resilientes e por inovadores Web-Systems interactivos do tipo Travel Recommender Systems. A metodologia utilizada nesta tese, envolveu um inquérito por questionário a agências de viagens independentes e a grupos de agências de política fechada, em Portugal. O objectivo foi avaliar o nível de utilização das TICs no negócio e conhecer o grau de sofisticação / interactividade dos serviços disponíveis no front-office e nos seus sites, de modo à sua classificação como agências de viagens do futuro.The tourism distribution recognizes in the digital economy drivers an incentive to productivity and rendibility, leading to sustainable competitive advantages. The great power of the Internet and deregulation came to transform the business concepts, the process organization and over all the business chain management of travel agencies. The large typology of retail channels in this economic activity and the complex relationship between them, suggest a colossal amount of information to be processed, managed, distributed and communicated. The travel agencies live currently in a Darwinian environment business-oriented, where only resilient entrepreneurs are able to survive. The competitiveness is thus a leadership and survival question. This framing makes possible the geneses of a new archetype of travel agencies, that we will assign “Future Travel Agencies”. It is dominated by resilientes virtual organizations models and by interactive and innovators Travel Recommender Systems. The methodology used in this thesis, involved a survey inquiry for independent travel agencies and for closed politics groups travel agencies, in Portugal. The objective was to evaluate Tics level used in work processes and be acquainted with sites sophistication and interactivity degree of the available services in front-office, in order to classify them, as future travels agencies.2014-08-11T14:36:52Z2014-08-112009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/892http://hdl.handle.net/11328/892porSalvado, J.O.M.G. (2009). Agências de viagens do futuro: Um arquétipo para Portugal. (Dissertação de Mestrado não publicada), Universidade de Aveiro.Salvado, Josefinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:03:19Zoai:repositorio.upt.pt:11328/892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:46.313804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Agências de viagens do futuro: Um arquétipo para Portugal.
title Agências de viagens do futuro: Um arquétipo para Portugal.
spellingShingle Agências de viagens do futuro: Um arquétipo para Portugal.
Salvado, Josefina
Distribuição turística
Drivers da economia digital
Agências de viagens do Futuro
GDS – Global Distribution Systems
Cadeia de valor
SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
TRS – Tourism Recommender Systems
Tourism distribution
Digital economy drivers
Travel agencies
Value chain
title_short Agências de viagens do futuro: Um arquétipo para Portugal.
title_full Agências de viagens do futuro: Um arquétipo para Portugal.
title_fullStr Agências de viagens do futuro: Um arquétipo para Portugal.
title_full_unstemmed Agências de viagens do futuro: Um arquétipo para Portugal.
title_sort Agências de viagens do futuro: Um arquétipo para Portugal.
author Salvado, Josefina
author_facet Salvado, Josefina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvado, Josefina
dc.subject.por.fl_str_mv Distribuição turística
Drivers da economia digital
Agências de viagens do Futuro
GDS – Global Distribution Systems
Cadeia de valor
SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
TRS – Tourism Recommender Systems
Tourism distribution
Digital economy drivers
Travel agencies
Value chain
topic Distribuição turística
Drivers da economia digital
Agências de viagens do Futuro
GDS – Global Distribution Systems
Cadeia de valor
SAD – Sistemas de Apoio à Decisão
TRS – Tourism Recommender Systems
Tourism distribution
Digital economy drivers
Travel agencies
Value chain
description Orientação: Professor Doutor Carlos Costa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2014-08-11T14:36:52Z
2014-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/892
http://hdl.handle.net/11328/892
url http://hdl.handle.net/11328/892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Salvado, J.O.M.G. (2009). Agências de viagens do futuro: Um arquétipo para Portugal. (Dissertação de Mestrado não publicada), Universidade de Aveiro.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134947163766784