Traqueostomias: O que sabem os médicos recém-formados?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha-Cabral,Diogo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carção,André Alves, Gomes,Pedro Marques, Duarte,Delfim, Penêda,José Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-64992023000200149
Resumo: Resumo Objetivos: Avaliação do conhecimento que os médicos recém-formados possuem sobre traqueostomias. Material e Métodos: Aplicação de um questionário aos médicos internos de formação geral. Foram recolhidas informações sobre a formação prévia em traqueostomias durante o curso de medicina e também sobre contactos com doentes traqueostomizados durante o internato de formação geral (IFG). Os conhecimentos sobre traqueostomias foram avaliados através de 8 questões de escolha múltipla. Resultados: Obtivemos respostas de 132 participantes, dos quais 74,2% afirmaram não ter recebido formação sobre traqueostomias durante o curso de medicina e 49,2% contactaram com doentes traqueostomizados durante o IFG. O número médio de respostas certas foi de 4,60 (d.p.=1,283). A formação prévia e o contacto durante o IFG não se associaram de forma significativa a um maior número médio de respostas certas (p= 0,777 e p=0,218, respetivamente). Conclusões: A educação médica pré-graduada poderá apresentar lacunas na formação sobre traqueostomias, conduzindo a um conhecimento insuficiente por parte dos médicos recém-formados acerca destes temas.
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