Mudança clínica em variáveis cognitivas e emocionais subjacentes ao comportamento anti-social: os efeitos do GPS em contexto prisional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, João Pedro Azinheira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25900
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Mudança clínica em variáveis cognitivas e emocionais subjacentes ao comportamento anti-social: os efeitos do GPS em contexto prisionalRecluso, reabilitaçãoComportamento anti-socialDissertação de Mestrado em Psicologia (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraAs intervenções que procuram diminuir as taxas de reincidência criminal e o comportamento anti-social têm sido alvo de diversos estudos que pretendem apurar a magnitude dos efeitos nos factores que mantêm e predispõem os indivíduos para o desvio. De acordo com a literatura, as intervenções mais eficazes possuem um conjunto de métodos e materiais conceptualizados em determinados formatos pré-definidos que se denominam de programas. Destes, os que apresentam resultados mais positivos no sistema de justiça criminal são baseados no modelo cognitivo-comportamental (McGuire, 2001, 2006, 2008). A presente investigação propôs-se a avaliar a eficácia do GPS – Gerar Percursos Sociais (Rijo et al., 2007) na reabilitação psicossocial de reclusos do sexo masculino. Este é um programa multimodal de grupo que visa a reabilitação de indivíduos com comportamento anti-social. Decorre em pequenos grupos, de 8 a 12 participantes, ao longo de 40 sessões semanais, e inclui 5 módulos sequenciais. Baseado num referencial teórico cognitivo-interpessoal (Bernstein, Arntz, & Vos, 2007; Safran & Segal, 1990; Young, 2003), o GPS foca-se nas mudanças cognitivas, emocionais e comportamentais, assumindo como objectivo final a modificação de crenças disfuncionais subjacentes ao comportamento anti-social (Bernstein et al., 2007). A amostra compreendeu 48 reclusos, encontrando-se sub-dividida em dois grupos, um experimental (GE) e outro de controlo (GC), ambos com 24 indivíduos. Num primeiro estudo, pretendeu-se avaliar mudanças cognitivas ao nível dos processos cognitivos e dos esquemas nucleares de auto-representação nos indivíduos que participaram no programa. Num segundo estudo, procurou-se testar se a frequência do programa contribuiu para induzir mudanças emocionais e cognitivas, nomeadamente ao nível da raiva, da paranóia e da vergonha externa. Em geral, os indivíduos do GE mostram uma redução significativa no uso de distorções cognitivas, no endosso de crenças nucleares disfuncionais, na experienciação de raiva e de vergonha externa, e um menor recurso a crenças paranóides (paranóia) comparativamente aos indivíduos do GC e, ao mesmo tempo, mostram menos deteriorações clínicas nas variáveis em estudo. Estes resultados apoiam o pressuposto de que o GPS é eficaz na promoção de mudanças cognitivas e emocionais nos reclusos, estando associado a melhorias significativas no seu funcionamento psicológico e social que, em última análise, contribuem para validar as variáveis trabalhadas pelo programa, bem como as suas metodologias – estratégias comportamentais, cognitivas e de activação emocional.Interventions aiming to reduce rates of criminal recidivism and antisocial behavior have been the subject of several studies that intend to investigate the magnitude of the effects on the factors that maintain and predispose individuals to deviation. According to the literature, the most effective interventions have a number of methods and materials conceptualized in certain predefined formats that are known as programs. Of these, those with more positive results in the criminal justice system are based on the cognitive-behavioral model (McGuire, 2001, 2006, 2008). The present research aimed to evaluate the effectiveness of the GPS – Growing Pro-Social (Rijo et al) in the psychosocial rehabilitation of male prison inmates. This is a multimodal group program, designed for the rehabilitation of individuals with antisocial behavior. It is run in small groups, from 8 to 12 participants, along 40 weekly sessions, and it includes 5 sequential modules. Based on a cognitive-interpersonal theoretical framework (Bernstein, Arntz, & Vos, 2007; Safran & Segal, 1990; Young, 2003), GPS focuses on cognitive, emotional and behavioral changes, assuming as ultimate goal the modification of dysfunctional core beliefs underlying anti-social behavior (Bernstein et al., 2007). The sample consisted of 48 adult male prison inmates, randomly assigned to two groups, a treatment (TG) and a control one (CG), both with 24. Two different studies were conducted. The first study aimed to evaluate cognitive changes at the level of cognitive processes and core self-representation schemas in the individuals who participated in the program. The second study sought to test whether the frequency of the program contributed to induce emotional and cognitive changes, namely, in terms of anger, paranoia and external shame. In general, TG individuals showed a significant reduction in the use of cognitive distortions, the endorsement of dysfunctional core beliefs, in experience of anger and external shame, and a decreased reliance on paranoid beliefs (paranoia) in comparison with the subjects of the CG and, at the same time, showed less clinical deterioration on the studied variables. These outcomes support the idea that GPS is effective in promoting cognitive and emotional changes in prison inmates, being associated with significant improvements in their psychological and social functioning, which, ultimately, contributes to validate the variables selected as targets for change and, at the same time, the methodologies employed in the program – behavioral, cognitive and emotional activation strategies.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25900http://hdl.handle.net/10316/25900porRamos, João Pedro Azinheirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:29.878096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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