Intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na pessoa com alteração da deglutição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Liliana Patrícia Saloio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45577
Resumo: A disfagia é um problema que surge como sequela de algumas patologias, mas também pode surgir com o avançar da idade, apresentando consequências graves. Os enfermeiros devem estar despertos para a sintomatologia da disfagia, aptos para realizar a avaliação da deglutição e sinalizar as pessoas que apresentem alterações, evitando complicações. É importante uma avaliação da deglutição uniforme por parte dos enfermeiros, com base em protocolos, e a partilha de informação pela equipa interdisciplinar. Cabe ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) realizar uma avaliação holística da pessoa, elaborar e implementar um plano de intervenção de reabilitação de forma a promover a saúde e prevenir as complicações, e consequente melhoria da qualidade de vida da pessoa. O EEER deve atuar em tempo útil, de forma individualizada e de acordo com os fatores biopsicossociais de cada pessoa e do seu cuidador (Regulamento n.º 125/2011). Nos estágios profissionais a atuação foi suportada pela Teoria do Défice de Autocuidado, desenvolvida por Dorothea Orem. Esta teoria é baseada no autocuidado, em que as suas ações dos utentes devem garantir o culmatar das necessidades permitindo o seu desenvolvimento, obtendo um equilíbrio interno e externo. O relatório de estágio é o culminar do processo formativo, onde se pretende espelhar o percurso académico e dos estágios profissionais. Tem como objetivo refletir a aprendizagem realizada e o desenvolvimento de competências preconizadas nos Descritores de Dublin e definidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE), para obtenção do grau de Mestre e título de EEER, respetivamente. Deve também dar resposta às atividades e estratégias planeadas no relatório de estágio. Ao longo deste relatório o foco principal foram as intervenções do EEER na pessoa com alterações da deglutição, de forma a prevenir os riscos, reabilitar e maximizar as capacidades das pessoas. Os outros domínios de intervenção do EEER, foram também desenvolvidos de forma a completar a aquisição de competências de EEER.
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O EEER deve atuar em tempo útil, de forma individualizada e de acordo com os fatores biopsicossociais de cada pessoa e do seu cuidador (Regulamento n.º 125/2011). Nos estágios profissionais a atuação foi suportada pela Teoria do Défice de Autocuidado, desenvolvida por Dorothea Orem. Esta teoria é baseada no autocuidado, em que as suas ações dos utentes devem garantir o culmatar das necessidades permitindo o seu desenvolvimento, obtendo um equilíbrio interno e externo. O relatório de estágio é o culminar do processo formativo, onde se pretende espelhar o percurso académico e dos estágios profissionais. Tem como objetivo refletir a aprendizagem realizada e o desenvolvimento de competências preconizadas nos Descritores de Dublin e definidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE), para obtenção do grau de Mestre e título de EEER, respetivamente. Deve também dar resposta às atividades e estratégias planeadas no relatório de estágio. Ao longo deste relatório o foco principal foram as intervenções do EEER na pessoa com alterações da deglutição, de forma a prevenir os riscos, reabilitar e maximizar as capacidades das pessoas. Os outros domínios de intervenção do EEER, foram também desenvolvidos de forma a completar a aquisição de competências de EEER.Dysphagia is a problem that arises subsequently to different pathologies, namely, it can arise with advancing age, and with serious consequences. Nurses must be aware of the symptoms of dysphagia, and able to perform the swallowing assessment and flag people who manifest these changes, avoiding complications. It is important that the nursing team assesses the uniform swallowing of patients, based on protocols, and to share information throughout the interdisciplinary team. It is the responsibility of the Specialist Nurse in Rehabilitation Nursing (EEER) to perform a holistic assessment of the person, to create and implement a rehabilitation intervention plan in order to promote health and prevent complications, and consequently improve the person's quality of life. The EEER must act in a timely manner, individually and according to the biopsychosocial factors of each person and their caregiver. In the professional internships, the performance was supported by the Self-Care Deficit Theory, developed by Dorothea Orem. This theory is based on self-care, in which users' actions must guarantee the respective addressing of identified needs, supporting their development, in order to obtain an internal and external balance. The internship report is the peak of the training process, where it is intended to mirror the academic path and professional internships. Its objective is to reflect the accomplished learning and the development of competencies recommended in the Dublin Descriptors and defined by the Order of Nurses (OE), to obtain the Master's degree and EEER title, respectively. One must be up to par and therefore demonstrate the carrying out of the activities and designated strategies in the internship report. Throughout this report the main focus was the EEER interventions on people with swallowing disorders, in order to prevent risks, rehabilitate and maximize people's abilities. Other areas of EEER intervention were also developed in order to complete the acquisition of EEER skills.Costa, Vanda Lopes daBraga, Ricardo Jorge Vicente de AlmeidaRepositório ComumNunes, Liliana Patrícia Saloio2023-07-19T13:58:17Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45577TID:203321707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T07:15:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:35:05.919727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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