Com estilo: a marcha de criatividade: formas de pensamento criativo em militares da GNR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cátia Marina Gonçalves dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5058
Resumo: A definição de criatividade suscita o interesse de muitos investigadores sendo difícil chegar a um consenso, daí a sua investigação ser tão importante. Deste modo, estudar os estilos de pensar e criar de indivíduos criativos torna-se muito importante. Este estudo tem como objectivoverificar os níveis de criatividade, bem como, os estilos de pensar e criar, verificando, se existem diferenças entre as diversas variáveis do questionário sociodemográfico: sexo, idade, estado civil, escolaridade, hobbies, unidade e quais as correlações existentes entre a criatividade e os estilos de pensar e criar. Para tal, foi utilizada uma amostra de 200 militares, sendo 96 da USHE e 104 da UI, com idades compreendidas entre os 20 e os 52 anos (M=34,74; DP=7,721). Foram aplicadas as seguintes provas: Test for Creative Thinking – Drawing Production (Urban &Jellen, 1996) e a Escala de Estilos de Pensar e Criar (Wechsler, 2006); bem como, um questionário sociodemográfico. A média total de criatividade dos participantes é de 16.09, indicando que os sujeitos se encontram abaixo da média (Urban & Jellen, 1996). No que diz respeito aos níveis totais de criatividade, não se encontram diferenças entre homens e mulheres, nem em relação às diferentes faixas etárias. Por sua vez, os indivíduos mais velhos apresentam níveis elevados nas dimensões Cauteloso-Reflexivo e Emocional-Intuitivo. Em relação às habilitações literárias, os indivíduos licenciados apresentam maiores níveis de criatividade em comparação com os que possuem apenas o ciclo preparatório. Não existem diferenças de criatividade entre os militares pertencentes à USHE e à UI. Porém, os que pertencem à USHE apresentam resultados mais elevados na dimensão Lógico-Objectivo. As correlações encontradas, neste estudo, entre as dimensões dos EPC e os 14 critérios do TCT-DP são fracas. Tal pode acontecer, por não existirem estilos puros, sendo que podem ser encontradas características de diferentes estilos numa só pessoa (Wechsler, 2006)
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