Depressão e ideação suicida na adolescência : implementação e avaliação de um programa de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Josiane Uchoa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24013
Resumo: Este projeto de intervenção, realizado no âmbito da educação para a saúde, teve como principal objetivo desenvolver e implementar um programa de prevenção do suicidio, dirigido a adolescentes com idades compreendidas entre 13 e 17 anos. Pretendemos avaliar se a ação psicoeducativa desenvolvida contribuiu para diminuir sintomas depressivos, desesperança e ideação suicida, nos adolescentes. Realizámos um primeiro estudo com uma amostra de 102 adolescentes, estudantes numa escola particular, para avaliar a incidência de sintomas depressivos e ideação suicida, tendo-se verificado que 29,4% (N=30) apresentavam ideação suicida e sintomatologia depressiva. Posteriormente, num segundo estudo, implementámos o programa de intervenção aos 30 adolescentes com ideação suicida. A intervenção foi constituída por 15 sessões, realizadas três vezes por semana, com aproximadamente uma hora cada. Com pré-teste e pós-teste, a avaliação foi realizada através da versão brasileira dos seguintes instrumentos (validados para a população não-clínica de adolescentes): Escala de Ideação Suicida de Beck, Inventário de Depressão de Beck e a Escala de Desesperança de Beck. Os resultados obtidos após intervenção evidenciaram que dos 30 adolescentes que apresentaram ideação suicida, somente 40,0% continuaram com ideação, apresentando valores menores. Comparando as médias obtidas, observou-se uma diminuição significativa (p <0,001). Em relação aos sintomas depressivos, observou-se igualmente uma diminuição significativa (p <0,001), a maioria (73,3%) dos adolescentes, após a intervenção, apresentaram valores baixos, relativamente aos sintomas depressivos avaliados. Conclui-se que o resultado da intervenção no espaço escolar foi positivo, pois ocorreu uma diminuição significativa da sintomatologia depressiva, da desesperança e da ideação suicida após a implementação do programa de intervenção elaborado. Estes resultados sugerem a importância de se desenvolverem programas preventivos para diminuir os índices de suicídio na adolescência.
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