Desenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, André Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99239
Resumo: Relatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_c44993b01a4acf7cbd8843416f39c0e9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensingEquilíbrioTransferência de cargaDispositivo médicoPlataforma de forçasKinectTerapiaReabilitação físicaBiofeedback visualJogos terapêuticosRelatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.As sessões de terapia e reabilitação física têm apresentado uma reduzida utilização de tecnologia e quem as frequenta não tem, muitas vezes, a motivação necessária para participar ativamente no seu processo de reabilitação devido à sua natureza monótona na realização de exercícios de forma repetida. Tendo isto em conta, têm surgido no mercado vários produtos que pretendem ajudar a resolver esta lacuna através da introdução de soluções tecnológicas. No entanto, ainda muito pode ser desenvolvido nesta área e cada vez mais são exigidas inovações no seio da comunidade de terapia e reabilitação física como forma de melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados. Assim, o objetivo do presente estágio passa pelo desenvolvimento de um videojogo terapêutico com a finalidade de promover uma reabilitação mais ativa e motivadora para o utente, tornando o seu processo de recuperação e as sessões de terapia e reabilitação física mais envolventes e pró-ativas, reduzindo dessa forma a sua monotonia. O jogo possibilitará treinar diversas situações terapêuticas através da utilização de uma plataforma de forças e do Kinect. Além do processo de desenvolvimento foram ainda efetuados processos de validação, através da realização de testes com potenciais utilizadores para recolha de feedback. Os resultados obtidos permitiram confirmar a utilidade do jogo e são indicadores de que os objetivos para o qual este foi desenvolvido foram cumpridos.2016-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99239http://hdl.handle.net/10316/99239porDinis, André Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-12T04:01:42Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:53.842575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensing
title Desenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensing
spellingShingle Desenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensing
Dinis, André Marques
Equilíbrio
Transferência de carga
Dispositivo médico
Plataforma de forças
Kinect
Terapia
Reabilitação física
Biofeedback visual
Jogos terapêuticos
title_short Desenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensing
title_full Desenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensing
title_fullStr Desenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensing
title_full_unstemmed Desenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensing
title_sort Desenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensing
author Dinis, André Marques
author_facet Dinis, André Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinis, André Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Equilíbrio
Transferência de carga
Dispositivo médico
Plataforma de forças
Kinect
Terapia
Reabilitação física
Biofeedback visual
Jogos terapêuticos
topic Equilíbrio
Transferência de carga
Dispositivo médico
Plataforma de forças
Kinect
Terapia
Reabilitação física
Biofeedback visual
Jogos terapêuticos
description Relatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99239
http://hdl.handle.net/10316/99239
url http://hdl.handle.net/10316/99239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134064639213568