Desenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/99239 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. |
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Desenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensingEquilíbrioTransferência de cargaDispositivo médicoPlataforma de forçasKinectTerapiaReabilitação físicaBiofeedback visualJogos terapêuticosRelatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.As sessões de terapia e reabilitação física têm apresentado uma reduzida utilização de tecnologia e quem as frequenta não tem, muitas vezes, a motivação necessária para participar ativamente no seu processo de reabilitação devido à sua natureza monótona na realização de exercícios de forma repetida. Tendo isto em conta, têm surgido no mercado vários produtos que pretendem ajudar a resolver esta lacuna através da introdução de soluções tecnológicas. No entanto, ainda muito pode ser desenvolvido nesta área e cada vez mais são exigidas inovações no seio da comunidade de terapia e reabilitação física como forma de melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados. Assim, o objetivo do presente estágio passa pelo desenvolvimento de um videojogo terapêutico com a finalidade de promover uma reabilitação mais ativa e motivadora para o utente, tornando o seu processo de recuperação e as sessões de terapia e reabilitação física mais envolventes e pró-ativas, reduzindo dessa forma a sua monotonia. O jogo possibilitará treinar diversas situações terapêuticas através da utilização de uma plataforma de forças e do Kinect. Além do processo de desenvolvimento foram ainda efetuados processos de validação, através da realização de testes com potenciais utilizadores para recolha de feedback. Os resultados obtidos permitiram confirmar a utilidade do jogo e são indicadores de que os objetivos para o qual este foi desenvolvido foram cumpridos.2016-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99239http://hdl.handle.net/10316/99239porDinis, André Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-12T04:01:42Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:53.842575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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