Transição da administração local para a sociedade digital:estudo de caso da União das Freguesias de Setúbal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/32998 |
Resumo: | Após a Sociedade Industrial seguiu-se a Sociedade de Informação e do Conhecimento, que trouxe uma Era de alterações ao nível da difusão da informação. Estamos a evoluir para uma Era em que deter o conhecimento da informação é cada vez mais um fator de vantagem competitiva. Segundo Drucker (1993), a informação tornou-se tão importante que é a base e a razão para um novo tipo de gestão, em que no curto prazo permitiu a troca do binómio capital/trabalho pelo binómio informação/conhecimento como fatores determinantes no sucesso empresarial. Cada vez mais, a informação difundida através das redes digitais, têm um impacto fundamental ao nível do bem-estar social, face ao leque de oportunidades oferecidas pela economia digital e pelas novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), com impactos profundos em vários domínios, nomeadamente, no trabalho, educação, saúde, lazer, e aumento da qualidade e eficiência dos serviços públicos. A criação de uma Administração Pública mais eficiente, mais eficaz, mais transparente e capaz de prestar serviços públicos com maior nível de qualidade e de forma integrada ao cidadão constitui um dos grandes objetivos e simultaneamente, um dos grandes desafios com que se confrontam os profissionais da administração pública. Para superar os desafios, a hierarquia deve ter a capacidade de conseguir identificar as lacunas dentro da própria Administração Pública para que esta funcione. Em que todos os sistemas de informação se integrem o mais eficiente e consequentemente, aumentar a eficácia e eficiência em prol do cidadão. Contudo, se por um lado, o nível da sua utilização é superior nas entidades privadas, sendo que as entidades públicas têm uma menor predisposição ao seu pleno uso e à consequente adoção de novos procedimentos, por outro lado, verifica-se uma enorme dificuldade de utilização das novas ferramentas por parte da grande maioria da população, mormente a mais envelhecida e menos instruída. Cabe ao Estado o papel social de evitar a infoexclusão, mediante a aplicação de medidas dirigidas à população em risco. Tais medidas deverão poder ser aplicadas pelos órgãos governamentais mais próximos da população-alvo, i.e., as Freguesias. Neste sentido importa refletir acerca do contributo do Poder Local para a Sociedade de Informação e Conhecimento. O objetivo deste estudo incidirá na análise da transição das autarquias para a sociedade digital. |
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Transição da administração local para a sociedade digital:estudo de caso da União das Freguesias de SetúbalSociedade da Informação e do ConhecimentoPoder LocalFreguesiasInformation Society and KnowledgeLocal PowerParishesApós a Sociedade Industrial seguiu-se a Sociedade de Informação e do Conhecimento, que trouxe uma Era de alterações ao nível da difusão da informação. Estamos a evoluir para uma Era em que deter o conhecimento da informação é cada vez mais um fator de vantagem competitiva. Segundo Drucker (1993), a informação tornou-se tão importante que é a base e a razão para um novo tipo de gestão, em que no curto prazo permitiu a troca do binómio capital/trabalho pelo binómio informação/conhecimento como fatores determinantes no sucesso empresarial. Cada vez mais, a informação difundida através das redes digitais, têm um impacto fundamental ao nível do bem-estar social, face ao leque de oportunidades oferecidas pela economia digital e pelas novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), com impactos profundos em vários domínios, nomeadamente, no trabalho, educação, saúde, lazer, e aumento da qualidade e eficiência dos serviços públicos. A criação de uma Administração Pública mais eficiente, mais eficaz, mais transparente e capaz de prestar serviços públicos com maior nível de qualidade e de forma integrada ao cidadão constitui um dos grandes objetivos e simultaneamente, um dos grandes desafios com que se confrontam os profissionais da administração pública. Para superar os desafios, a hierarquia deve ter a capacidade de conseguir identificar as lacunas dentro da própria Administração Pública para que esta funcione. Em que todos os sistemas de informação se integrem o mais eficiente e consequentemente, aumentar a eficácia e eficiência em prol do cidadão. Contudo, se por um lado, o nível da sua utilização é superior nas entidades privadas, sendo que as entidades públicas têm uma menor predisposição ao seu pleno uso e à consequente adoção de novos procedimentos, por outro lado, verifica-se uma enorme dificuldade de utilização das novas ferramentas por parte da grande maioria da população, mormente a mais envelhecida e menos instruída. Cabe ao Estado o papel social de evitar a infoexclusão, mediante a aplicação de medidas dirigidas à população em risco. Tais medidas deverão poder ser aplicadas pelos órgãos governamentais mais próximos da população-alvo, i.e., as Freguesias. Neste sentido importa refletir acerca do contributo do Poder Local para a Sociedade de Informação e Conhecimento. O objetivo deste estudo incidirá na análise da transição das autarquias para a sociedade digital.After the Industrial Society followed the Information and Knowledge Society, which brought an Era of changes in the diffusion of information. We are evolving into an Era where having knowledge of information is increasingly a factor of competitive advantage. According to Drucker (1993), information has become so important that it is the basis and reason for a new type of management, in which in the short term it allowed the exchange of the capital/labor binomial for the information/knowledge binomial as determining factors in success business. Increasingly, information disseminated through digital networks has a fundamental impact on social welfare, given the range of opportunities offered by the digital economy and the new Information and Communication Technologies (ICT), with profound impacts in several areas, namely in work, education, health and leisure, as well as in the increase of the quality and efficiency of public services. The creation of a more efficient, more effective and transparent Public Administration capable of providing public services with a higher quality level and in an integrated way to the citizen, is one of the great objectives, and at the same time, one of the greatest challenges that the public professionals face. In order to overcome the challenges, the higher hierarchy must be able to identify the gaps within the Public Administration itself so that it works, and where all information systems integrate more efficiently and, consequently, increase efficiency and effectiveness on behalf of the citizen. However, if, on one hand, the level of its use - digital transformation - is higher in private entities, since public entities are less predisposed to its full use and the consequent adoption of new procedures, on the other hand, there is a huge difficulty in the use of the new tools by the great majority of the population, especially the older and less educated. The State has the social role of avoiding info-exclusion by applying measures directed at the population at risk. Such measures should be able to be implemented by the government agencies closest to the target population, i.e., the Parishes. In this sense, it is important to reflect about the contribution of Local Power to the Information and Knowledge Society. The objective of this study will focus on the Analysis of the Transition of Municipalities to the Digital Society.Anunciação, PedroRepositório ComumDuarte, Miraldina Maria Sanches Ximenes2020-07-27T13:33:32Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32998TID:202366669pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:28.346028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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