Avaliação de diferentes métodos de ensaio para determinação da capacidade de carga da fundação de pavimentos rodoviários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/67244 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
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Avaliação de diferentes métodos de ensaio para determinação da capacidade de carga da fundação de pavimentos rodoviáriosEvaluation of different test methods for determining the bearing capacity of road pavement foundationsDefletómetro de Impacto LigeiroCapacidade de cargaMódulo de deformabilidadeFundação de pavimentosSolosLight Falling Weight DeflectometerLoad CapacityResilient ModulusPavement foundationSoilsEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia CivilCom um crescimento de quase 700% no parque automóvel total em Portugal desde 1974 até 2010 (fonte: ACAP), a rede rodoviária tem obrigatoriamente de se adaptar e desenvolver. Com este progresso vem a adoção de novas soluções como a criação de novas estradas e a conservação/reabilitação da rede. O estudo destas soluções de pavimentos rodoviários baseia-se no conhecimento da capacidade de carga da sua fundação. No entanto, nem sempre existe a possibilidade de realizar uma caraterização in situ desta capacidade de carga, obter o seu módulo de deformabilidade e consequentemente os módulos de deformabilidade das camadas sobrejacentes. Ainda assim, nos casos em que existe essa possibilidade, podem ser usados métodos mais precisos, mas exaustivos e morosos ou métodos mais rápidos e simples, mas cujos resultados estão ainda por clarificar, como é o caso do defletómetro de impacto ligeiro (Light Falling Weight Deflectometer, LFWD). Esta dissertação concentra-se no estudo e comparação de métodos de avaliação da capacidade de carga de solos de fundação de pavimentos rodoviários. Faz-se uma comparação entre o ensaio de carga com placa, o defletómetro de impacto ligeiro, o ensaio de CBR in situ (California Bearing Ratio) e CBR dinâmico (um ensaio ainda pouco conhecido e desenvolvido, mas com algum interesse devido à sua rápida aplicabilidade). Na impossibilidade de dizer qual o melhor método para avaliação da capacidade de carga de um solo, é possível obter o módulo de deformabilidade através da comparação de ensaios. No entanto, fica confirmado que o LFWD é, de facto, o ensaio mais rápido, simples e prático, sendo também aquele que apresenta os resultados mais conservativos.With a growth of almost 700% in the total car fleet in Portugal from 1974 to 2010 (source: ACAP), the road network must adapt and develop. With this progress comes the adoption of new solutions such as the creation of new roads and conservation / rehabilitation of the network. The study of these solutions of road pavements is based on the knowledge of the load capacity of its foundation. However, it is not always possible to carry out an in situ characterization of this load capacity, to obtain its resilient modulus and consequently the resilient modulus of the layers above. Nevertheless, when this possibility exists, more precise but exhaustive and time-consuming methods may be used, or faster and simpler methods, but whose results are still to be determined, as is the case of the Light Falling Weight Deflectometer (LFWD). This dissertation is based on the study and comparison of methods for evaluating the load capacity of road pavement subgrade soils. A comparison between the plate load test, the Light Falling Weight Deflectometer, the CBR test in situ (California Bearing Ratio) and dynamic CBR (which is not yet well known and developed, but interesting due to its quick applicability). Although it was not possible to determine the best method for evaluating the load capacity of a soil, it is possible to obtain the resilient modulus by comparing the tests. However, it is confirmed that LFWD is, in fact, the fastest, simplest and most practical test, and it is also the one with the most conservative results.Oliveira, Joel R. M.Martins, Francisco F.Universidade do MinhoOliveira, Joaquim Pedro Mendes Vilela de20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/67244por202523110info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/67244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:23.213437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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