Higiene oral em adolescentes com aparelhos ortodônticos fixos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48866 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz |
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Higiene oral em adolescentes com aparelhos ortodônticos fixosAparelho ortodônticoPromoção da saúde oralAolescentesEducação para a saúdeDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas MonizO presente estudo, foca-se na auto-perceção da higiene oral na faixa etária da adolescência. Pretendemos assim, identificar a representação mental do interior da cavidade oral a fim de, posteriormente, capacitar o paciente a tornar os autocuidados em saúde oral satisfatórios. Neste sentido, foram aplicados questionários, em momentos distintos, tendo sido efetuado no final, um ato de ensino ao Doente. O estudo foi efetuado em 4 Momentos distintos: i) M1-aplicação do Questionário 1, onde os pacientes foram convidados a desenhar o interior da sua cavidade oral, antes e após o tratamento ortodôntico; ii) M2- aplicação do Questionário 2 (antes o ato de ensino), constituído por perguntas sobre os conhecimentos de higiene oral; iii) M3- Ato de ensino pedagógico com recurso a macromodelos; iv) M4: Aplicação do Questionário 2 (após o ato de ensino). De acordo com os resultados obtidos, procedemos á elaboração de uma grelha de análise de conteúdo constituída por categorias e subcategorias analíticas. Os instrumentos analíticos foram aplicados a 200 adolescentes, que recorreram a uma consulta de Ortodontia na Clínica Universitária Egas Moniz; os pacientes tinham uma idade compreendida entre os 10 e 24 anos, com tratamento ortodôntico em curso (fixo). Recorreu-se de seguida, a métodos estatísticos descritivos e comprativos dos resultados, com recurso ao programa IBM SPSS. Foi assim possível observar diferenças ao nível dos conhecimentos de Saúde oral bem como, ao nível da representação mental do interior da cavidade oral dos sujeitos. Por outro lado, constamos que o principal motivo de eleição na procura do tratamento ortodôntico parece ser conectado com a estética.The present study aimed to understand the self-perception of oral hygiene in the adolescents: thus, we intended to identify the mental representation of the intra-oral cavity to enable the patients to make oral health self-care satisfactory. In this sense, questionnaires were submitted at different time-points, and at the end, a teaching act was performed to the patient accompanied. This study was carried out in four different timepoints: i) M1- application of Questionnaire 1, where patients were asked to draw their intra-oral cavity before and after undergoing orthodontic treatment; ii) M2- application of Questionnaire 2 (before the pedagogical act), consisting of questions about knowledge of oral hygiene; iii) M3- Teaching act using macromodels; iv) M4-application of Questionnaire 2 (after the pedagogical act). According to the results obtained, we proceeded to elaborate a content analysis grid consisting of analytical categories and subcategories. The analytical instruments were applied to 200 adolescents who attended an orthodontic consultation at Egas Moniz University Clinic; the patients ranged in age from 10 to 24 years old, with ongoing orthodontic treatment (fixed appliance). Descriptive and comparative statistical methods were then performed, using the IBM SPSS program. It was possible to observe differences in terms of oral health knowledge as well as, in the mental representation of the interior of their intra-oral cavity (p>0,05). On the other hand, we noticed that the main reason for seeking orthodontic treatment seems to be linked to esthetics.La présente étude se concentre sur l’auto-perception de l’hygiène bucco-dentaire chez les adolescents. Ainsi, nous cherchons à identifier la représentation mentale de l’intérieur de la cavité buccale afin de permettre par la suite aux patients, de prendre soin de leur santé bucco-dentaire de manière satisfaisante. Dans ce but, des questionnaires ont été appliqués, à différents moments de l’investigation, et, enfin un acte pédagogique a été réalisé auprès du patient. L’étude a été donc réalisée à 4 moments : i) M1- application du Questionnaire 1, ou les patients devaient dessiner l’intérieur de leur cavité buccale avant et après le traitement orthodontique ; ii) M2- application du Questionnaire 2 (avant l’acte Pédagogique), consistant en plusieurs questions afin d’évaluer les connaissances de l’hygiène buccale ; iii) M3- acte Pédagogique utilisant des macromodèles; iv) M4- application du Questionnaire 2 (après l’acte Pédagogique). En accord avec les résultats obtenus, nous avons procédé à l’élaboration d’une grille d’analyse de contenu, composée de catégories et sous catégories analytiques. Les instruments analytiques ont été appliqué à 200 adolescents venus en consultation d’orthodontie à la Clinique Universitaire Egas Moniz ; les patients étaient âgés de 10 à 24 ans, avec un traitement orthodontique en cours (appareil fixe). Des méthodes statistiques descriptives et comparatives ont été réalisées, à l’aide du logiciel IBM SPSS. Il a été possible d’observer des différences au niveau des connaissances en matière de santé bucco-dentaire et également dans la représentation mentale de l’intérieur de la cavité buccale. D’autre part, nous avons constaté que la principale raison dans la recherche du traitement orthodontique semble être en lien avec l’esthétique.Dias, Maria do RosárioEvangelista, José GrilloRepositório ComumKarramkan, Aucéane Erine Vanille2024-01-11T16:14:59Z2023-08-012023-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48866TID:203384628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T04:55:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:57.773884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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