A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Araújo, Joaquim Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.13719
Resumo: Este artigo assinala as vertentes utópica e ideológica da visão educativa da Educação Nova. Distingue uma perspetiva do totalmente novo fechado sobre si próprio, que se absolutiza e visa instaurar um mundo totalmente outro, e uma perspetiva do novo relativo, que reconhece as partes da novidade que estão “aí” à espera de uma formulação sistemática que as acolha e lhes dê o sentido de um todo. Um todo sempre não completo e, por isso, inconfundível com o campo da experiência e aberto a outras partes da novidade de que o todo possa carecer, mesmo que o ignore. Discorre também analítica e criticamente sobre a natureza do “novo” que a “novidade” da Educação Nova seria suposto veicular, e indaga se ele não é mais uma ilusão provocada pela crença e pelo desejo dos fundadores da Educação Nova do que, na verdade, um facto substantivo e radicalmente inovador como eles o pretendiam fazer crer. Por fim, considera as trocas mútuas da ideologia e da utopia enquanto figuras da imaginação e, reconhecendo a incorporação de partes do Novo na Escola Tradicional, identifica o impoder da Educação Nova e reafirma o Novo como ilusão necessária a um movimento de renovação pedagógica.  Palavras-chave: Esperança; Educação Nova; Escola Tradicional; Rutura
id RCAP_c45e17142de16114579fc284a16f680d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessáriaL’éducation Nouvelle et le Novellisme en Éducation: le Nouveau comme Illusion NecessaireA Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessáriaArtigosEste artigo assinala as vertentes utópica e ideológica da visão educativa da Educação Nova. Distingue uma perspetiva do totalmente novo fechado sobre si próprio, que se absolutiza e visa instaurar um mundo totalmente outro, e uma perspetiva do novo relativo, que reconhece as partes da novidade que estão “aí” à espera de uma formulação sistemática que as acolha e lhes dê o sentido de um todo. Um todo sempre não completo e, por isso, inconfundível com o campo da experiência e aberto a outras partes da novidade de que o todo possa carecer, mesmo que o ignore. Discorre também analítica e criticamente sobre a natureza do “novo” que a “novidade” da Educação Nova seria suposto veicular, e indaga se ele não é mais uma ilusão provocada pela crença e pelo desejo dos fundadores da Educação Nova do que, na verdade, um facto substantivo e radicalmente inovador como eles o pretendiam fazer crer. Por fim, considera as trocas mútuas da ideologia e da utopia enquanto figuras da imaginação e, reconhecendo a incorporação de partes do Novo na Escola Tradicional, identifica o impoder da Educação Nova e reafirma o Novo como ilusão necessária a um movimento de renovação pedagógica.  Palavras-chave: Esperança; Educação Nova; Escola Tradicional; RuturaIn this article, we point out the utopian and ideological aspects of New Education educational vision, distinguishing between a totally new self-enclosed perspective, that absolutizes itself and seeks to establish a totally different world, and a relative new perspective, which recognizes parts of the novelty that are “there” waiting for a systematic formulation that recognizes and accepts them giving them the meaning of a whole. This whole is never complete and therefore unmistakable with the field of experience and open to other parts of the novelty which the whole may lack, even if it ignores it. We also discuss analytically and critically the nature of the “new” that the “newness” of New Education would be supposed to convey, and discuss whether it is not an illusion provoked by the belief and desire of the founders of New Education, a substantive and radically innovative fact as they intended to make people believe. Finally, considering the mutual exchanges between ideology and utopia as figures of the imagination and recognizing the incorporation of parts of the New into the Traditional School, we recognize the (lack of) power of New Education and reaffirm the New as a necessary illusion to renew the pedagogical movement. Keywords: Hope; New Education; Traditional School; RuptureDans cet article, nous soulignerons les aspects utopique et idéologique de la vision éducative de l’Éducation Nouvelle tout en distinguant une perspective du totalement nouveau, qui s’ouvre et se referme sur elle-même, s’absolutise et vise à instaurer un monde totalement autre, et une perspective du nouveau relatif, qui reconnait des aspects de la nouveauté qui sont à portée de main et prêtes pour une formulation systématique qui les accueille et leur donne le sens d’un tout, un tout pas toujours complet et, dans ce sens, incomparable avec le domaine de l’expérience et ouvert aux autres aspects de la nouveauté qui puissent lui manquer même s’il l’ignore. Nous aborderons également de façon analytique et critique la nature du “nouveau” que la “nouveauté” de l’Éducation Nouvelle devrait véhiculer et nous nous interrogerons si ce tout ne consisterait pas plus en une illusion provoquée par la croyance et par le désir des fondateurs de l’Éducation Nouvelle qu’en un facteur substantiel et radicalement novateur comme ceux-ci prétendaient le faire croire. Finalement, tenant compte des échanges mutuels de l’idéologie et de l’utopie en tant que figures de l’imagination et reconnaissant l’incorporation d’aspects du Nouveau dans l’Ecole Traditionnelle, nous identifions l’(im)pouvoir de l’Éducation Nouvelle et nous confirmerons le Nouveau comme une illusion nécessaire pour un mouvement de rénovation pédagogique. Mots-clés: Espoir ; Éducation Nouvelle ; Ecole Traditionnelle ; RuptureInstituto de Educação - Universidade do Minho2018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.13719por2183-04520871-9187Araújo, Alberto Filipe Ribeiro de Abreude Araújo, Joaquim Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:18Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:47.373469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária
L’éducation Nouvelle et le Novellisme en Éducation: le Nouveau comme Illusion Necessaire
A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária
title A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária
spellingShingle A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária
Araújo, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu
Artigos
title_short A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária
title_full A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária
title_fullStr A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária
title_full_unstemmed A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária
title_sort A Educação Nova e o Novismo em Educação: O novo como ilusão necessária
author Araújo, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu
author_facet Araújo, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu
de Araújo, Joaquim Machado
author_role author
author2 de Araújo, Joaquim Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu
de Araújo, Joaquim Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo assinala as vertentes utópica e ideológica da visão educativa da Educação Nova. Distingue uma perspetiva do totalmente novo fechado sobre si próprio, que se absolutiza e visa instaurar um mundo totalmente outro, e uma perspetiva do novo relativo, que reconhece as partes da novidade que estão “aí” à espera de uma formulação sistemática que as acolha e lhes dê o sentido de um todo. Um todo sempre não completo e, por isso, inconfundível com o campo da experiência e aberto a outras partes da novidade de que o todo possa carecer, mesmo que o ignore. Discorre também analítica e criticamente sobre a natureza do “novo” que a “novidade” da Educação Nova seria suposto veicular, e indaga se ele não é mais uma ilusão provocada pela crença e pelo desejo dos fundadores da Educação Nova do que, na verdade, um facto substantivo e radicalmente inovador como eles o pretendiam fazer crer. Por fim, considera as trocas mútuas da ideologia e da utopia enquanto figuras da imaginação e, reconhecendo a incorporação de partes do Novo na Escola Tradicional, identifica o impoder da Educação Nova e reafirma o Novo como ilusão necessária a um movimento de renovação pedagógica.  Palavras-chave: Esperança; Educação Nova; Escola Tradicional; Rutura
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.13719
url https://doi.org/10.21814/rpe.13719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130224129998848