A identidade profissional de um formador de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novo Barbato, Christiane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martinho, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/53548
Resumo: O presente texto apresenta um recorte de um trabalho realizado para o programa de doutoramento em Educação da primeira autora, para o qual foram entrevistados dez professores que atuam em licenciatura em Matemática, em duas instituições de ensino superior federais do Brasil e em uma universidade pública de Portugal. Neste artigo, trazemos a trajetória de formação e atuação profissional de um desses docentes, buscando analisar de que forma se dá a constituição de sua identidade profissional. Importou-nos investigar os saberes, (pré)conceitos, valores e conhecimentos dos quais o professor lança mão para o seu fazer profissional, e ainda, de que forma suas experiências pregressas interferem na forma como ele percebe os alunos da licenciatura na qual atua como docente. A relevância do presente estudo se destaca no sentido de dedicar atenção a um professor formador de professores de matemática, campo assinalado por escassas oportunidades de compartilhamento de trabalho e reflexões conjuntas. A pesquisa, qualitativa, na perspectiva autobiográfica, baseou-se em uma entrevista narrativa, com duração de uma hora. As reflexões teóricas que embasam este trabalho centram-se nos estudos biográficos e nos estudos sobre a identidade profissional e sua constituição. A análise da narrativa do professor demonstrou um considerável hiato entre as concepções e saberes que o docente obteve nos cursos de licenciatura e mestrado, e os conhecimentos, habilidades e atitudes que se fazem prementes nas salas de aula dos cursos que formam professores. O docente, ao se ver formando professores, percebeu, nas interações com seus alunos, nos casos que estes lhe traziam de suas experiências enquanto estagiários ou como professores substitutos, que a bagagem teórica que construíra no decorrer de sua formação profissional não seria suficiente para sua atuação docente. Partiu, então, para sua autoformação de forma autônoma e isolada, formarndo-se a partir da prática e por reflexões sobre esta prática, ancorada pelas teorias as quais vai apreendendo. Para além deste hiato, fez-se igualmente evidente a angústia do narrador ante as condições de trabalho do professor das escolas públicas de ensino básico do Brasil, nomeadamente as do estado de São Paulo, nas quais o formador supõe que atuarão no futuro seus atuais alunos. Esse mal estar implica na maneira como o professor vê a profissão docente, constatando a grande distância entre suas atuais condições de trabalho e aquela vivida por seus colegas que continuam a atuar nas escolas básicas daquele estado. Estas concepções e formas de entender a escola influenciam a compreensão do professor sobre seu papel enquanto formador de professores de matemática, implicando, consequentemente, na constituição da sua identidade profissional.
id RCAP_c4650bcd5bb68c68ac251b439062f5cf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A identidade profissional de um formador de professores de matemáticaFormação do professor de matemáticaIdentidade profissional do formadorCondições de trabalho docenteCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente texto apresenta um recorte de um trabalho realizado para o programa de doutoramento em Educação da primeira autora, para o qual foram entrevistados dez professores que atuam em licenciatura em Matemática, em duas instituições de ensino superior federais do Brasil e em uma universidade pública de Portugal. Neste artigo, trazemos a trajetória de formação e atuação profissional de um desses docentes, buscando analisar de que forma se dá a constituição de sua identidade profissional. Importou-nos investigar os saberes, (pré)conceitos, valores e conhecimentos dos quais o professor lança mão para o seu fazer profissional, e ainda, de que forma suas experiências pregressas interferem na forma como ele percebe os alunos da licenciatura na qual atua como docente. A relevância do presente estudo se destaca no sentido de dedicar atenção a um professor formador de professores de matemática, campo assinalado por escassas oportunidades de compartilhamento de trabalho e reflexões conjuntas. A pesquisa, qualitativa, na perspectiva autobiográfica, baseou-se em uma entrevista narrativa, com duração de uma hora. As reflexões teóricas que embasam este trabalho centram-se nos estudos biográficos e nos estudos sobre a identidade profissional e sua constituição. A análise da narrativa do professor demonstrou um considerável hiato entre as concepções e saberes que o docente obteve nos cursos de licenciatura e mestrado, e os conhecimentos, habilidades e atitudes que se fazem prementes nas salas de aula dos cursos que formam professores. O docente, ao se ver formando professores, percebeu, nas interações com seus alunos, nos casos que estes lhe traziam de suas experiências enquanto estagiários ou como professores substitutos, que a bagagem teórica que construíra no decorrer de sua formação profissional não seria suficiente para sua atuação docente. Partiu, então, para sua autoformação de forma autônoma e isolada, formarndo-se a partir da prática e por reflexões sobre esta prática, ancorada pelas teorias as quais vai apreendendo. Para além deste hiato, fez-se igualmente evidente a angústia do narrador ante as condições de trabalho do professor das escolas públicas de ensino básico do Brasil, nomeadamente as do estado de São Paulo, nas quais o formador supõe que atuarão no futuro seus atuais alunos. Esse mal estar implica na maneira como o professor vê a profissão docente, constatando a grande distância entre suas atuais condições de trabalho e aquela vivida por seus colegas que continuam a atuar nas escolas básicas daquele estado. Estas concepções e formas de entender a escola influenciam a compreensão do professor sobre seu papel enquanto formador de professores de matemática, implicando, consequentemente, na constituição da sua identidade profissional.Trabalho financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES - Brasil Este trabalho contou com o apoio de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoNovo Barbato, ChristianeMartinho, Maria Helena20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53548porBarbato, C. N., & Martinho, M. H. (2015). A identidade profissional de um formador de professores de Matemática. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Ext.(6), 52-56.1138-16632386-741810.17979/reipe.2015.0.06.172http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/172info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:43.446082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A identidade profissional de um formador de professores de matemática
title A identidade profissional de um formador de professores de matemática
spellingShingle A identidade profissional de um formador de professores de matemática
Novo Barbato, Christiane
Formação do professor de matemática
Identidade profissional do formador
Condições de trabalho docente
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A identidade profissional de um formador de professores de matemática
title_full A identidade profissional de um formador de professores de matemática
title_fullStr A identidade profissional de um formador de professores de matemática
title_full_unstemmed A identidade profissional de um formador de professores de matemática
title_sort A identidade profissional de um formador de professores de matemática
author Novo Barbato, Christiane
author_facet Novo Barbato, Christiane
Martinho, Maria Helena
author_role author
author2 Martinho, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Novo Barbato, Christiane
Martinho, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do professor de matemática
Identidade profissional do formador
Condições de trabalho docente
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação do professor de matemática
Identidade profissional do formador
Condições de trabalho docente
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente texto apresenta um recorte de um trabalho realizado para o programa de doutoramento em Educação da primeira autora, para o qual foram entrevistados dez professores que atuam em licenciatura em Matemática, em duas instituições de ensino superior federais do Brasil e em uma universidade pública de Portugal. Neste artigo, trazemos a trajetória de formação e atuação profissional de um desses docentes, buscando analisar de que forma se dá a constituição de sua identidade profissional. Importou-nos investigar os saberes, (pré)conceitos, valores e conhecimentos dos quais o professor lança mão para o seu fazer profissional, e ainda, de que forma suas experiências pregressas interferem na forma como ele percebe os alunos da licenciatura na qual atua como docente. A relevância do presente estudo se destaca no sentido de dedicar atenção a um professor formador de professores de matemática, campo assinalado por escassas oportunidades de compartilhamento de trabalho e reflexões conjuntas. A pesquisa, qualitativa, na perspectiva autobiográfica, baseou-se em uma entrevista narrativa, com duração de uma hora. As reflexões teóricas que embasam este trabalho centram-se nos estudos biográficos e nos estudos sobre a identidade profissional e sua constituição. A análise da narrativa do professor demonstrou um considerável hiato entre as concepções e saberes que o docente obteve nos cursos de licenciatura e mestrado, e os conhecimentos, habilidades e atitudes que se fazem prementes nas salas de aula dos cursos que formam professores. O docente, ao se ver formando professores, percebeu, nas interações com seus alunos, nos casos que estes lhe traziam de suas experiências enquanto estagiários ou como professores substitutos, que a bagagem teórica que construíra no decorrer de sua formação profissional não seria suficiente para sua atuação docente. Partiu, então, para sua autoformação de forma autônoma e isolada, formarndo-se a partir da prática e por reflexões sobre esta prática, ancorada pelas teorias as quais vai apreendendo. Para além deste hiato, fez-se igualmente evidente a angústia do narrador ante as condições de trabalho do professor das escolas públicas de ensino básico do Brasil, nomeadamente as do estado de São Paulo, nas quais o formador supõe que atuarão no futuro seus atuais alunos. Esse mal estar implica na maneira como o professor vê a profissão docente, constatando a grande distância entre suas atuais condições de trabalho e aquela vivida por seus colegas que continuam a atuar nas escolas básicas daquele estado. Estas concepções e formas de entender a escola influenciam a compreensão do professor sobre seu papel enquanto formador de professores de matemática, implicando, consequentemente, na constituição da sua identidade profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/53548
url http://hdl.handle.net/1822/53548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barbato, C. N., & Martinho, M. H. (2015). A identidade profissional de um formador de professores de Matemática. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Ext.(6), 52-56.
1138-1663
2386-7418
10.17979/reipe.2015.0.06.172
http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/172
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132769506295808