AS BASES DESENVOLVIMENTAIS DA EMPATIA: UM MODELO TEÓRICO INTEGRATIVO..
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42104 |
Resumo: | A empatia é considerada importante para o desenvolvimento do indivíduo, sobretudo durante a infância. Este estudo buscou compreender as bases do desenvolvimento da empatia a partir da construção de uma visão integrativa de diferentes modelos teóricos. Buscou-se identificar mecanismos relacionados ao desenvolvimento da empatia na infância e discutir as suas implicações para o contexto educacional. Trata-se de estudo teórico de revisão crítica e integrativa da literatura, sendo os dados analisadas qualitativamente. Foram apresentados e discutidos três modelos de teóricos que propuseram integrar as diferentes dimensões da empatia. Conclui-se que a empatia está constituída sobre uma base biológica, aprimorando-se com a aquisição de habilidades sofisticadas. Considera-se a multideterminação e a transitividade da empatia, que depende de relações vinculares, sendo a escola um contexto propício para a sua emergência. |
id |
RCAP_c48459662fc55134d7c0110b5e1aece8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42104 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
AS BASES DESENVOLVIMENTAIS DA EMPATIA: UM MODELO TEÓRICO INTEGRATIVO..Empatia; Desenvolvimento infantil; Revisão da literatura.A empatia é considerada importante para o desenvolvimento do indivíduo, sobretudo durante a infância. Este estudo buscou compreender as bases do desenvolvimento da empatia a partir da construção de uma visão integrativa de diferentes modelos teóricos. Buscou-se identificar mecanismos relacionados ao desenvolvimento da empatia na infância e discutir as suas implicações para o contexto educacional. Trata-se de estudo teórico de revisão crítica e integrativa da literatura, sendo os dados analisadas qualitativamente. Foram apresentados e discutidos três modelos de teóricos que propuseram integrar as diferentes dimensões da empatia. Conclui-se que a empatia está constituída sobre uma base biológica, aprimorando-se com a aquisição de habilidades sofisticadas. Considera-se a multideterminação e a transitividade da empatia, que depende de relações vinculares, sendo a escola um contexto propício para a sua emergência.ISPGAYARepositório ComumSantos-Dias, DardielleLopes, RosaliceZanon, Regina2022-10-28T12:59:51Z2022-09-302022-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42104porSantos-Dias, D., Lopes, R., & Zanon, R. B. (2022)0874-2391info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T10:13:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:40.844115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS BASES DESENVOLVIMENTAIS DA EMPATIA: UM MODELO TEÓRICO INTEGRATIVO.. |
title |
AS BASES DESENVOLVIMENTAIS DA EMPATIA: UM MODELO TEÓRICO INTEGRATIVO.. |
spellingShingle |
AS BASES DESENVOLVIMENTAIS DA EMPATIA: UM MODELO TEÓRICO INTEGRATIVO.. Santos-Dias, Dardielle Empatia; Desenvolvimento infantil; Revisão da literatura. |
title_short |
AS BASES DESENVOLVIMENTAIS DA EMPATIA: UM MODELO TEÓRICO INTEGRATIVO.. |
title_full |
AS BASES DESENVOLVIMENTAIS DA EMPATIA: UM MODELO TEÓRICO INTEGRATIVO.. |
title_fullStr |
AS BASES DESENVOLVIMENTAIS DA EMPATIA: UM MODELO TEÓRICO INTEGRATIVO.. |
title_full_unstemmed |
AS BASES DESENVOLVIMENTAIS DA EMPATIA: UM MODELO TEÓRICO INTEGRATIVO.. |
title_sort |
AS BASES DESENVOLVIMENTAIS DA EMPATIA: UM MODELO TEÓRICO INTEGRATIVO.. |
author |
Santos-Dias, Dardielle |
author_facet |
Santos-Dias, Dardielle Lopes, Rosalice Zanon, Regina |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Rosalice Zanon, Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos-Dias, Dardielle Lopes, Rosalice Zanon, Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empatia; Desenvolvimento infantil; Revisão da literatura. |
topic |
Empatia; Desenvolvimento infantil; Revisão da literatura. |
description |
A empatia é considerada importante para o desenvolvimento do indivíduo, sobretudo durante a infância. Este estudo buscou compreender as bases do desenvolvimento da empatia a partir da construção de uma visão integrativa de diferentes modelos teóricos. Buscou-se identificar mecanismos relacionados ao desenvolvimento da empatia na infância e discutir as suas implicações para o contexto educacional. Trata-se de estudo teórico de revisão crítica e integrativa da literatura, sendo os dados analisadas qualitativamente. Foram apresentados e discutidos três modelos de teóricos que propuseram integrar as diferentes dimensões da empatia. Conclui-se que a empatia está constituída sobre uma base biológica, aprimorando-se com a aquisição de habilidades sofisticadas. Considera-se a multideterminação e a transitividade da empatia, que depende de relações vinculares, sendo a escola um contexto propício para a sua emergência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-28T12:59:51Z 2022-09-30 2022-09-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/42104 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/42104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos-Dias, D., Lopes, R., & Zanon, R. B. (2022) 0874-2391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPGAYA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137239400185856 |