Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Renato
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10402
Resumo: O mobile learning continua a ser uma área emergente na educação a distância e-learning, em que se tira partido, por exemplo, do poder ubíquo dos dispositivos móveis. Assim, importa perceber de que modo pode ser integrado no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, e com este estudo, pretendeu-se perceber de que modo o m-learning e a utilização de dispositivos móveis potencia a educação em saúde, nomeadamente em aulas de hematologia laboratorial. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso, tendo-se implementado inquéritos por questionário e realizado observação participante. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à análise estatística e à análise de conteúdo. Dos resultados obtidos é possível concluir que, com a utilização dos dispositivos móveis, a abordagem e resolução de problemas foi facilitada em hematologia. Mais especificamente, a utilização de apps, como o CellAtlas e o Moxtra, permitiu superar dificuldades na execução de técnicas laboratoriais. Além destes aspetos, foram evidenciados outros, entre os quais uma maior estabilidade emocional em provas de avaliação e a subsequente melhoria nas respetivas classificações. Em síntese, considera-se que a introdução de atividades e estratégias mobile learning na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa é uma realidade que se prevê irreversível, até por já não estar circunscrita à unidade curricular do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais que despoletou esta abordagem pedagógica inovadora.
id RCAP_c49b48c01479bbe9c15f693303d6be57
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10402
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriaism-LearningAppsDispositivo móvelEnsino superiorHematologiaO mobile learning continua a ser uma área emergente na educação a distância e-learning, em que se tira partido, por exemplo, do poder ubíquo dos dispositivos móveis. Assim, importa perceber de que modo pode ser integrado no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, e com este estudo, pretendeu-se perceber de que modo o m-learning e a utilização de dispositivos móveis potencia a educação em saúde, nomeadamente em aulas de hematologia laboratorial. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso, tendo-se implementado inquéritos por questionário e realizado observação participante. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à análise estatística e à análise de conteúdo. Dos resultados obtidos é possível concluir que, com a utilização dos dispositivos móveis, a abordagem e resolução de problemas foi facilitada em hematologia. Mais especificamente, a utilização de apps, como o CellAtlas e o Moxtra, permitiu superar dificuldades na execução de técnicas laboratoriais. Além destes aspetos, foram evidenciados outros, entre os quais uma maior estabilidade emocional em provas de avaliação e a subsequente melhoria nas respetivas classificações. Em síntese, considera-se que a introdução de atividades e estratégias mobile learning na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa é uma realidade que se prevê irreversível, até por já não estar circunscrita à unidade curricular do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais que despoletou esta abordagem pedagógica inovadora.APDISRCIPLAbreu, Renato2019-08-01T15:44:48Z2018-032018-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10402porAbreu R. Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais. In: XIII Jornadas APDIS, ESTeSL (Lisboa), 14-16 de março de 2018. Lisboa: APDIS; 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:50.022341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais
title Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais
spellingShingle Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais
Abreu, Renato
m-Learning
Apps
Dispositivo móvel
Ensino superior
Hematologia
title_short Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais
title_full Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais
title_fullStr Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais
title_full_unstemmed Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais
title_sort Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais
author Abreu, Renato
author_facet Abreu, Renato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Renato
dc.subject.por.fl_str_mv m-Learning
Apps
Dispositivo móvel
Ensino superior
Hematologia
topic m-Learning
Apps
Dispositivo móvel
Ensino superior
Hematologia
description O mobile learning continua a ser uma área emergente na educação a distância e-learning, em que se tira partido, por exemplo, do poder ubíquo dos dispositivos móveis. Assim, importa perceber de que modo pode ser integrado no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, e com este estudo, pretendeu-se perceber de que modo o m-learning e a utilização de dispositivos móveis potencia a educação em saúde, nomeadamente em aulas de hematologia laboratorial. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso, tendo-se implementado inquéritos por questionário e realizado observação participante. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à análise estatística e à análise de conteúdo. Dos resultados obtidos é possível concluir que, com a utilização dos dispositivos móveis, a abordagem e resolução de problemas foi facilitada em hematologia. Mais especificamente, a utilização de apps, como o CellAtlas e o Moxtra, permitiu superar dificuldades na execução de técnicas laboratoriais. Além destes aspetos, foram evidenciados outros, entre os quais uma maior estabilidade emocional em provas de avaliação e a subsequente melhoria nas respetivas classificações. Em síntese, considera-se que a introdução de atividades e estratégias mobile learning na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa é uma realidade que se prevê irreversível, até por já não estar circunscrita à unidade curricular do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais que despoletou esta abordagem pedagógica inovadora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03
2018-03-01T00:00:00Z
2019-08-01T15:44:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10402
url http://hdl.handle.net/10400.21/10402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Abreu R. Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais. In: XIII Jornadas APDIS, ESTeSL (Lisboa), 14-16 de março de 2018. Lisboa: APDIS; 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APDIS
publisher.none.fl_str_mv APDIS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133453275365376