O perfil do escravo na comédia aristofânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Inês Aureliano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/50990
Resumo: Os escravos foram mão-de-obra significativa e sem dúvida importante, tendo contribuído para a grandiosidade da Atenas Clássica. Levando em conta este princípio, a nossa investigação encaminhou-se no sentido de dar a conhecer os vários aspetos da escravatura na Grécia, tais como, as suas origens, os tipos de escravo e suas funções. Para consolidar o nosso estudo, porém, concentrámo-nos nas comédias de Aristófanes, um dos grandes comediógrafos gregos do século V a.C., de modo a aferir o papel que o escravo tem no drama cómico ateniense da época e considerar a possibilidade de essa função ser ou não um reflexo da sociedade que originou um autor como Aristófanes. O comediógrafo mistura a comédia com a realidade social de Atenas para abordar vários assuntos. As onze comédias aristofânicas que nos chegaram delineiam o melhor quadro de Atenas dos últimos trinta anos do século V a.C. Estas peças refletem uma certa evolução da comédia como género. Aristófanes pertencia e pertence ao universo dos maiores criadores de humor. O escravo aristofânico pode ser valoroso, até mais do que o amo e pode acabar por se confundir culturalmente com os homens livres.
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