As fronteiras do outsourcing numa 4PL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanganha, Miguel Nobre Batista
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2534
Resumo: Com a evolução da externalização das actividades Logísticas, os Operadores Logísticos sentiram igualmente necessidade de evoluir, de forma a corresponder mais eficazmente às crescentes expectativas dos seus clientes. Neste contexto, o presente trabalho tem como principal objectivo evidenciar a vantagem competitiva obtida por um Operador Logístico, uma empresa de serviços 3PL (third party logistics), ao evoluir para um tipo de prestação mais abrangente designada de 4PL (fourth party logistics). Evidenciamos também que a organização, por ser uma 4PL responde mais adequadamente às novas exigências de mercado, visto ter capacidade para ser o único contacto Logístico para as empresas clientes. Para serem entendidas as fronteiras do Outsourcing numa 4PL, na presente pesquisa de novas oportunidades de negócio, foram gerados dados primários através da realização de múltiplas entrevistas e cruzamento de informação. O método de recolha utilizado assentou no inquérito por amostragem, com recurso à referida técnica de entrevista estruturada, realizada a um conjunto de empresas do concelho de Nelas. No final, e com base nos dados recolhidos, apresentamos um modelo de proposta de Outsourcing, passível de utilização por uma das empresas estudadas.
id RCAP_c4b1d7d5dfae24ab83d42f55814f399c
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As fronteiras do outsourcing numa 4PL4PLcompetitividadeLogística e externalizaçãocompetitivenessLogistics and OutsourcingCom a evolução da externalização das actividades Logísticas, os Operadores Logísticos sentiram igualmente necessidade de evoluir, de forma a corresponder mais eficazmente às crescentes expectativas dos seus clientes. Neste contexto, o presente trabalho tem como principal objectivo evidenciar a vantagem competitiva obtida por um Operador Logístico, uma empresa de serviços 3PL (third party logistics), ao evoluir para um tipo de prestação mais abrangente designada de 4PL (fourth party logistics). Evidenciamos também que a organização, por ser uma 4PL responde mais adequadamente às novas exigências de mercado, visto ter capacidade para ser o único contacto Logístico para as empresas clientes. Para serem entendidas as fronteiras do Outsourcing numa 4PL, na presente pesquisa de novas oportunidades de negócio, foram gerados dados primários através da realização de múltiplas entrevistas e cruzamento de informação. O método de recolha utilizado assentou no inquérito por amostragem, com recurso à referida técnica de entrevista estruturada, realizada a um conjunto de empresas do concelho de Nelas. No final, e com base nos dados recolhidos, apresentamos um modelo de proposta de Outsourcing, passível de utilização por uma das empresas estudadas.With the evolution of outsourcing logistic activities, logistical operators also felt the need to evolve in order to more effectively meet the growing expectations of the customers. In this context, this work is to highlight the competitive advantage obtained by a logistic operator, a 3PL services company (third party logistics), to evolve into a more comprehensive type of service called 4PL (fourth party logistics). We also show that after this change, the organization began to respond more adequately to the new market demands because it was formed as the sole logistic contact for the business customers. To understand the boundaries of the outsourcing in a 4PL in this search for new business opportunities, primary data were generated by conducting multiple interviews and the crossing of information. The method of collection used in the survey was based on sampling, using the technique of the structured interview made to a number of companies in the municipality of Nelas. Finally, and based on the collected data, we present a proposed model of Outsourcing, able to be used by one of the studied companies.2011-03-28T14:51:49Z2011-03-28T00:00:00Z2011-03-282009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2534porSanganha, Miguel Nobre Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:28Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:09.576827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As fronteiras do outsourcing numa 4PL
title As fronteiras do outsourcing numa 4PL
spellingShingle As fronteiras do outsourcing numa 4PL
Sanganha, Miguel Nobre Batista
4PL
competitividade
Logística e externalização
competitiveness
Logistics and Outsourcing
title_short As fronteiras do outsourcing numa 4PL
title_full As fronteiras do outsourcing numa 4PL
title_fullStr As fronteiras do outsourcing numa 4PL
title_full_unstemmed As fronteiras do outsourcing numa 4PL
title_sort As fronteiras do outsourcing numa 4PL
author Sanganha, Miguel Nobre Batista
author_facet Sanganha, Miguel Nobre Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanganha, Miguel Nobre Batista
dc.subject.por.fl_str_mv 4PL
competitividade
Logística e externalização
competitiveness
Logistics and Outsourcing
topic 4PL
competitividade
Logística e externalização
competitiveness
Logistics and Outsourcing
description Com a evolução da externalização das actividades Logísticas, os Operadores Logísticos sentiram igualmente necessidade de evoluir, de forma a corresponder mais eficazmente às crescentes expectativas dos seus clientes. Neste contexto, o presente trabalho tem como principal objectivo evidenciar a vantagem competitiva obtida por um Operador Logístico, uma empresa de serviços 3PL (third party logistics), ao evoluir para um tipo de prestação mais abrangente designada de 4PL (fourth party logistics). Evidenciamos também que a organização, por ser uma 4PL responde mais adequadamente às novas exigências de mercado, visto ter capacidade para ser o único contacto Logístico para as empresas clientes. Para serem entendidas as fronteiras do Outsourcing numa 4PL, na presente pesquisa de novas oportunidades de negócio, foram gerados dados primários através da realização de múltiplas entrevistas e cruzamento de informação. O método de recolha utilizado assentou no inquérito por amostragem, com recurso à referida técnica de entrevista estruturada, realizada a um conjunto de empresas do concelho de Nelas. No final, e com base nos dados recolhidos, apresentamos um modelo de proposta de Outsourcing, passível de utilização por uma das empresas estudadas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-03-28T14:51:49Z
2011-03-28T00:00:00Z
2011-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2534
url http://hdl.handle.net/10071/2534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/msword
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134824484569088