A responsabilidade do Design de Produto na criação do novo através do usado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Francisca Branco Soares Faria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39307
Resumo: O presente projeto de investigação, centra-se na área do design de produto, e na compreensão de qual será o resultado criativo dos designers estudantes e recém-formados, em relação a um novo conceito de projeto mais sustentável. O sentido desta investigação foi, em primeiro lugar, determinado pela preocupação que nos assola, conscientemente como designers, sobre a visível degradação do ambiente. Face ao efeito que a acelerada evolução tecnológica, a produção, o consumo desmedido e o excessivo desperdício, que se tem verificado pela população, vemos a necessidade de abordar esta problemática na perspetiva do design de produto que, no nosso parecer, poderá ter algum contributo para minorar o declínio da nossa sustentabilidade. O segundo propósito, resulta da problemática que pudemos verificar em torno da existência de alguma relutância nos programas do ensino de design. Ao que apuramos, os designers, na sua formação, estão programados para gerarem as suas criações com base na utilização de matéria-prima “virgem”, o que exige processos de transformação total dessas matérias. Considerando que os designers têm um papel importante na mudança de hábitos, uma vez que as suas criações influenciam o modo de ser e estar das pessoas, o sentido do design terá, então, de ser honesto em todos os seus métodos, ações e decisões do projeto. Tendo em conta estes problemas, e querendo contribuir com um novo conceito, de forma a minorar o impacte das nossas criações, achamos crucial que a futura atenção do design de produto se foque na reutilização de componentes (em bom estado) de produtos que consumimos hoje, em fim de vida ou em desuso, para a criação de novos artefactos. Para averiguar as situações mencionadas, delineou-se uma metodologia de investigação mista, qualitativa e quantitativa, com recurso a duas ferramentas de recolha de dados. Em primeiro lugar e de forma qualitativa, foi realizado um exercício apresentado sob a forma de um Briefing, para que os designers estudantes e recém-formados pudessem gerar potenciais soluções criativas, utilizando componentes usados como matéria-prima. Em segundo e de forma quantitativa, foi realizado um inquérito por questionário online, para consolidar e fortalecer toda a informação obtida, informando das dificuldades na execução e origem dos problemas. Os resultados obtidos permitiram concluir que os designers não estão preparados, nem possuem as bases para implementar, ainda, este conceito no exercício da ação de projetar, ainda assim, mostraram concordar que este poderá ser um conceito importante e com sentido para a sua formação. Em suma, esta investigação tem por objetivo compreender a relação do designer com as matérias-primas aquando da execução de projetos e perceber se estão preparados para gerar novos produtos a partir do conceito de reaproveitamento integral ou total de componentes de outros artefactos. Espera-se com este estudo vir a participar numa formação dos designers, que intervenha no abrandar do declínio da sustentabilidade, através de exercícios de ações projetuais mais concentradas no reaproveitamento como na preocupação com planeta e as gerações futuras.
id RCAP_c4b521cbff0de1f1fcfed7826f18b67d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A responsabilidade do Design de Produto na criação do novo através do usadoDesign de ProdutoSustentabilidadeReaproveitamentoProdução excessivaResponsabilidade do DesignO presente projeto de investigação, centra-se na área do design de produto, e na compreensão de qual será o resultado criativo dos designers estudantes e recém-formados, em relação a um novo conceito de projeto mais sustentável. O sentido desta investigação foi, em primeiro lugar, determinado pela preocupação que nos assola, conscientemente como designers, sobre a visível degradação do ambiente. Face ao efeito que a acelerada evolução tecnológica, a produção, o consumo desmedido e o excessivo desperdício, que se tem verificado pela população, vemos a necessidade de abordar esta problemática na perspetiva do design de produto que, no nosso parecer, poderá ter algum contributo para minorar o declínio da nossa sustentabilidade. O segundo propósito, resulta da problemática que pudemos verificar em torno da existência de alguma relutância nos programas do ensino de design. Ao que apuramos, os designers, na sua formação, estão programados para gerarem as suas criações com base na utilização de matéria-prima “virgem”, o que exige processos de transformação total dessas matérias. Considerando que os designers têm um papel importante na mudança de hábitos, uma vez que as suas criações influenciam o modo de ser e estar das pessoas, o sentido do design terá, então, de ser honesto em todos os seus métodos, ações e decisões do projeto. Tendo em conta estes problemas, e querendo contribuir com um novo conceito, de forma a minorar o impacte das nossas criações, achamos crucial que a futura atenção do design de produto se foque na reutilização de componentes (em bom estado) de produtos que consumimos hoje, em fim de vida ou em desuso, para a criação de novos artefactos. Para averiguar as situações mencionadas, delineou-se uma metodologia de investigação mista, qualitativa e quantitativa, com recurso a duas ferramentas de recolha de dados. Em primeiro lugar e de forma qualitativa, foi realizado um exercício apresentado sob a forma de um Briefing, para que os designers estudantes e recém-formados pudessem gerar potenciais soluções criativas, utilizando componentes usados como matéria-prima. Em segundo e de forma quantitativa, foi realizado um inquérito por questionário online, para consolidar e fortalecer toda a informação obtida, informando das dificuldades na execução e origem dos problemas. Os resultados obtidos permitiram concluir que os designers não estão preparados, nem possuem as bases para implementar, ainda, este conceito no exercício da ação de projetar, ainda assim, mostraram concordar que este poderá ser um conceito importante e com sentido para a sua formação. Em suma, esta investigação tem por objetivo compreender a relação do designer com as matérias-primas aquando da execução de projetos e perceber se estão preparados para gerar novos produtos a partir do conceito de reaproveitamento integral ou total de componentes de outros artefactos. Espera-se com este estudo vir a participar numa formação dos designers, que intervenha no abrandar do declínio da sustentabilidade, através de exercícios de ações projetuais mais concentradas no reaproveitamento como na preocupação com planeta e as gerações futuras.This research project focuses on the area of product design, and understanding what will be the creative result of student designers and recent graduates, in relation to a new concept of more sustainable design. The meaning of this investigation was, in the first place, determined by the concern that plagues us, consciously as designers, about the visible degradation of the environment. Given the effect of accelerated technological evolution, production, excessive consumption and excessive waste, which has been experienced by the population, we see the need to address this issue from the perspective of product design, which, in our opinion, may have some contribution to alleviate the decline in our sustainability. The second purpose results from the problem that we could verify around the existence of some reluctance in design education programs. From what we found, the designers, in their training, are programmed to generate their creations based on the use of “virgin” raw material, which requires processes of total transformation of these materials. Considering that designers have an important role to play in changing habits, as their creations influence people's way of being, the meaning of design will then have to be honest in all of its methods, actions and decisions. project. Bearing these problems in mind, and wanting to contribute with a new concept in order to lessen the impact of our creations, we find it crucial that future product design attention is focused on reusing components (in good condition) of products we consume today, at the end of its life or in disuse, for the creation of new artefacts. To investigate the situations mentioned, a mixed, qualitative and quantitative research methodology was designed, using two data collection tools. First, and qualitatively, an exercise presented in the form of a Briefing was carried out, so that student designers and recent graduates could generate potential creative solutions, using components used as raw material. Second, and in a quantitative way, an online questionnaire survey was carried out, to consolidate and strengthen all the information obtained, informing about the difficulties in the execution and the origin of the problems. The results obtained allowed us to conclude that the designers are not prepared, nor do they have the bases to implement this concept in the exercise of the design action, yet they agreed that this could be an important concept and with meaning for their training. In short, this investigation aims to understand the designer's relationship with raw materials when carrying out projects and understand if they are prepared to generate new products from the concept of full or total reuse of components from other artefacts. It is expected that this study will participate in a training of designers, which will intervene in slowing down the decline in sustainability, through exercises in design actions more focused on reuse as well as on the concern with the planet and future generations.Santos, Vasco Alexandre Milne dosRepositório ComumMendes, Ana Francisca Branco Soares Faria2022-02-14T11:08:06Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39307202940438porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:38.034828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A responsabilidade do Design de Produto na criação do novo através do usado
title A responsabilidade do Design de Produto na criação do novo através do usado
spellingShingle A responsabilidade do Design de Produto na criação do novo através do usado
Mendes, Ana Francisca Branco Soares Faria
Design de Produto
Sustentabilidade
Reaproveitamento
Produção excessiva
Responsabilidade do Design
title_short A responsabilidade do Design de Produto na criação do novo através do usado
title_full A responsabilidade do Design de Produto na criação do novo através do usado
title_fullStr A responsabilidade do Design de Produto na criação do novo através do usado
title_full_unstemmed A responsabilidade do Design de Produto na criação do novo através do usado
title_sort A responsabilidade do Design de Produto na criação do novo através do usado
author Mendes, Ana Francisca Branco Soares Faria
author_facet Mendes, Ana Francisca Branco Soares Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Vasco Alexandre Milne dos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Francisca Branco Soares Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Design de Produto
Sustentabilidade
Reaproveitamento
Produção excessiva
Responsabilidade do Design
topic Design de Produto
Sustentabilidade
Reaproveitamento
Produção excessiva
Responsabilidade do Design
description O presente projeto de investigação, centra-se na área do design de produto, e na compreensão de qual será o resultado criativo dos designers estudantes e recém-formados, em relação a um novo conceito de projeto mais sustentável. O sentido desta investigação foi, em primeiro lugar, determinado pela preocupação que nos assola, conscientemente como designers, sobre a visível degradação do ambiente. Face ao efeito que a acelerada evolução tecnológica, a produção, o consumo desmedido e o excessivo desperdício, que se tem verificado pela população, vemos a necessidade de abordar esta problemática na perspetiva do design de produto que, no nosso parecer, poderá ter algum contributo para minorar o declínio da nossa sustentabilidade. O segundo propósito, resulta da problemática que pudemos verificar em torno da existência de alguma relutância nos programas do ensino de design. Ao que apuramos, os designers, na sua formação, estão programados para gerarem as suas criações com base na utilização de matéria-prima “virgem”, o que exige processos de transformação total dessas matérias. Considerando que os designers têm um papel importante na mudança de hábitos, uma vez que as suas criações influenciam o modo de ser e estar das pessoas, o sentido do design terá, então, de ser honesto em todos os seus métodos, ações e decisões do projeto. Tendo em conta estes problemas, e querendo contribuir com um novo conceito, de forma a minorar o impacte das nossas criações, achamos crucial que a futura atenção do design de produto se foque na reutilização de componentes (em bom estado) de produtos que consumimos hoje, em fim de vida ou em desuso, para a criação de novos artefactos. Para averiguar as situações mencionadas, delineou-se uma metodologia de investigação mista, qualitativa e quantitativa, com recurso a duas ferramentas de recolha de dados. Em primeiro lugar e de forma qualitativa, foi realizado um exercício apresentado sob a forma de um Briefing, para que os designers estudantes e recém-formados pudessem gerar potenciais soluções criativas, utilizando componentes usados como matéria-prima. Em segundo e de forma quantitativa, foi realizado um inquérito por questionário online, para consolidar e fortalecer toda a informação obtida, informando das dificuldades na execução e origem dos problemas. Os resultados obtidos permitiram concluir que os designers não estão preparados, nem possuem as bases para implementar, ainda, este conceito no exercício da ação de projetar, ainda assim, mostraram concordar que este poderá ser um conceito importante e com sentido para a sua formação. Em suma, esta investigação tem por objetivo compreender a relação do designer com as matérias-primas aquando da execução de projetos e perceber se estão preparados para gerar novos produtos a partir do conceito de reaproveitamento integral ou total de componentes de outros artefactos. Espera-se com este estudo vir a participar numa formação dos designers, que intervenha no abrandar do declínio da sustentabilidade, através de exercícios de ações projetuais mais concentradas no reaproveitamento como na preocupação com planeta e as gerações futuras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-14T11:08:06Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39307
202940438
url http://hdl.handle.net/10400.26/39307
identifier_str_mv 202940438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003068157952