Moutinho, José Viale (2012). Teatro Depressinha. 5 Pequenas Peças de Teatro
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34639/rpea.v3i1.104 |
Resumo: | Artefacto plural e educativo, o último livro de recepção infantil de José Viale Moutinho vem porfiar a ideia de como o teatro pode e deve ser entendido como uma arte expressiva, descomplexada e eficaz, enquanto experiência formativa intensa. Com essa arte performativa, é, então, possível instruir, divertindo, o jovem receptor. Dirigido, sensivelmente, a um leitor de 5 aos 10 anos, o livro que veio a lume em 2012, reúne três linguagens distintas mas convergentes. Em primeiro lugar, o texto colocado no começo do livro, em jeito de prefácio, intitulado “De Élvio Camacho, encenador e ator”, apresenta-se como um “modo de instrução” para explorar os meios dramatúrgicos que as cinco pequenas peças de Viale Moutinho reclamam. Quanto aos textos para teatro propriamente ditos, estes recuperam ora o tema do menino traquinas (“O menino lá do fundo da sala” e “aquele menino que se porta tão mal”), ora o tópico do teatro-circo (“Dom Adivinhão”), ora o universo da literatura oral e tradicional, de que o autor é um acérrimo defensor (“O tesouro do cego” e “Um favorzinho”). Na verdade, o engenho do autor consiste em fazer cruzar nas suas “pequenas comédias” todas essas fantasias e discursos. |
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Moutinho, José Viale (2012). Teatro Depressinha. 5 Pequenas Peças de TeatroArtefacto plural e educativo, o último livro de recepção infantil de José Viale Moutinho vem porfiar a ideia de como o teatro pode e deve ser entendido como uma arte expressiva, descomplexada e eficaz, enquanto experiência formativa intensa. Com essa arte performativa, é, então, possível instruir, divertindo, o jovem receptor. Dirigido, sensivelmente, a um leitor de 5 aos 10 anos, o livro que veio a lume em 2012, reúne três linguagens distintas mas convergentes. Em primeiro lugar, o texto colocado no começo do livro, em jeito de prefácio, intitulado “De Élvio Camacho, encenador e ator”, apresenta-se como um “modo de instrução” para explorar os meios dramatúrgicos que as cinco pequenas peças de Viale Moutinho reclamam. Quanto aos textos para teatro propriamente ditos, estes recuperam ora o tema do menino traquinas (“O menino lá do fundo da sala” e “aquele menino que se porta tão mal”), ora o tópico do teatro-circo (“Dom Adivinhão”), ora o universo da literatura oral e tradicional, de que o autor é um acérrimo defensor (“O tesouro do cego” e “Um favorzinho”). Na verdade, o engenho do autor consiste em fazer cruzar nas suas “pequenas comédias” todas essas fantasias e discursos.CEPAM2013-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34639/rpea.v3i1.104https://doi.org/10.34639/rpea.v3i1.104Portuguese Journal of Artistic Education; Vol. 3 (2013): Revista Portuguesa de Educação Artística; 155-157Revista Portuguesa de Educação Artística; Vol. 3 (2013): Revista Portuguesa de Educação Artística; 155-1572183-74811647-905X10.34639/rpea.v3i1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/104https://rpea.madeira.gov.pt/index.php/rpea/article/view/104/111Direitos de Autor (c) 2013 Leonor Martins Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Leonor Martins2024-01-31T10:29:14Zoai:rpea.madeira.gov.pt:article/104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:27.140470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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