Urban Management and Inspection App : (sistema móvel de suporte a atividades de gestão de licenciamento urbano)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3150 |
Resumo: | A revolução da tecnologia móvel na sociedade estimulou o uso de novos métodos de tratamento de informação que são independentes do tempo e do espaço. Para as empresas, estes métodos traduzem-se em aliciantes oportunidades de negócio. Este trabalho apresenta um sistema móvel para dispositivos Android, com suporte multiplataforma. O sistema destina-se a atividades de fiscalização de obras em regime urbanístico e tem como objetivo otimizar e automatizar os processos de negócio, de fiscalização de obras no terreno, através da integração com a solução eUrban da empresa Link. Inicialmente, neste documento, o tema do projeto é enquadrado com o objetivo da aplicação, através da apresentação de vários conceitos relacionados com os processos de negócio e o uso de tecnologia móvel no campo de trabalho. O trabalho desenvolvido apresenta as tecnologias necessárias à implementação do sistema, segundo o tipo de aplicação a desenvolver e os padrões de desenho para soluções generalizadas de reutilização de código. Para a construção dos protótipos da aplicação investigaram-se as normas utilizadas para desenvolvimento de interfaces gráficas de utilizador. É avaliado um estudo de caso, onde o contributo de uma aplicação móvel na fiscalização de obras é muito satisfatório. Na realização da aplicação adotou-se o seguinte processo de desenvolvimento de software: o levantamento de requisitos e funcionalidades; a descrição dos casos de uso; o diagrama de classes do sistema; os protótipos das funcionalidades para os dispositivos; os formatos de comunicação de dados entre o sistema móvel e servidor; arquitetura do sistema com as tecnologias de desenvolvimento multiplataforma Xamarin e MvvmCross. A Interface gráfica para Android está implementada através da linguagem C# do Visual Studio 2010 e da tecnologia Xamarin. O sistema usa o padrão de arquitetura Model-View- ViewModel (M-V-VM) da tecnologia MvvmCross para partilha/separação do código, o repositório de dados Sqlite para guardar o modelo de objetos e sincroniza com o servidor através de webservices Json. Embora existam algumas dificuldades na implementação da aplicação multiplataforma, verifica-se que a metodologia de desenvolvimento escolhida foi uma boa opção. A nível de comportamento gráfico, desempenho face á metodologia escolhida, e permite desenvolver de forma rápida e com custos reduzidos, versões do sistema para outras plataformas. Como trabalho futuro, podem ser desenvolvidas as funcionalidades em falta e implementar a aplicação para outras plataformas. Conclui-se que os sistemas móveis, para fiscalização de obras no terreno, aumentam a qualidade de um produto, porque permitem reduzir o tempo entre os processos de negócio. Facilitam a manutenção de um projeto e permitem que os novos processos adicionados tenham menor riscos e custos de implementação. |
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