O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ana Sofia Nobre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2872
Resumo: Comunicar é algo que o Homem faz desde sempre. Este comunica para transmitir informação, partilhar ideias, pedir informações ou mesmo para demonstrar agrado ou desagrado perante qualquer situação. A par da necessidade de comunicar e com a evolução tecnológica cada vez mais acentuada associada às novas tecnologias, o Homem, turista, prefere atualmente o uso da internet para pesquisa de informação pois é atraído pelo dinamismo destas novas redes. A imagem aliada à escolha poderá ser um fator decisivo para a procura nas redes. A forte aposta na promoção do Fado como marca e identidade nacional, demonstra o resultado de uma maior consciencialização quanto à importância que este ocupa no Mundo, bem como a imagem que Portugal representa noutros países. Esta dissertação de mestrado procura entender, de forma científica, de que formas estas novas redes podem contribuir para o desenvolvimento das Casas de Fado em Alfama, através da intenção de partilha da experiência por parte do turista nas redes sociais. Este trabalho foi estruturado em duas partes: trabalho conceptual e pesquisa de campo através de inquéritos. A primeira parte tem como base uma revisão de literatura sobre as áreas da Imagem e do Turismo, do Marketing digital, do Turismo e da tecnologia, das redes sociais e do próprio Fado. Na segunda parte foi realizado um inquérito cujo objetivo principal foi averiguar se o Turista que frequenta uma casa de Fado é utilizador das redes sociais e se as utiliza para a partilha da sua experiência nas mesmas. É importante perceber se o Fado precisa de mais campanhas de marketing ou se as que existem são suficientes para um turista cada vez mais tecnológico e dependente da internet como meio de comunicação e de partilha. Concluímos que as redes sociais têm um enorme potencial para gerar a captação e estratégias para as Casas de Fado em Alfama, contudo ainda não estão plenamente exploradas nomeadamente pelos gestores de Marketing.
id RCAP_c4d09a3a33bfdda6ea5d5d646f64cc58
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfamaMarketing DigitalTurismo e tecnologiaImagem do DestinoRedes sociaisFado Património MundialAlfamaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisComunicar é algo que o Homem faz desde sempre. Este comunica para transmitir informação, partilhar ideias, pedir informações ou mesmo para demonstrar agrado ou desagrado perante qualquer situação. A par da necessidade de comunicar e com a evolução tecnológica cada vez mais acentuada associada às novas tecnologias, o Homem, turista, prefere atualmente o uso da internet para pesquisa de informação pois é atraído pelo dinamismo destas novas redes. A imagem aliada à escolha poderá ser um fator decisivo para a procura nas redes. A forte aposta na promoção do Fado como marca e identidade nacional, demonstra o resultado de uma maior consciencialização quanto à importância que este ocupa no Mundo, bem como a imagem que Portugal representa noutros países. Esta dissertação de mestrado procura entender, de forma científica, de que formas estas novas redes podem contribuir para o desenvolvimento das Casas de Fado em Alfama, através da intenção de partilha da experiência por parte do turista nas redes sociais. Este trabalho foi estruturado em duas partes: trabalho conceptual e pesquisa de campo através de inquéritos. A primeira parte tem como base uma revisão de literatura sobre as áreas da Imagem e do Turismo, do Marketing digital, do Turismo e da tecnologia, das redes sociais e do próprio Fado. Na segunda parte foi realizado um inquérito cujo objetivo principal foi averiguar se o Turista que frequenta uma casa de Fado é utilizador das redes sociais e se as utiliza para a partilha da sua experiência nas mesmas. É importante perceber se o Fado precisa de mais campanhas de marketing ou se as que existem são suficientes para um turista cada vez mais tecnológico e dependente da internet como meio de comunicação e de partilha. Concluímos que as redes sociais têm um enorme potencial para gerar a captação e estratégias para as Casas de Fado em Alfama, contudo ainda não estão plenamente exploradas nomeadamente pelos gestores de Marketing.Carvalho, Mário João Paulo de JesusIC-OnlineSimões, Ana Sofia Nobre2017-12-06T12:25:38Z2017-11-152017-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2872TID:201770768porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:07.933714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama
title O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama
spellingShingle O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama
Simões, Ana Sofia Nobre
Marketing Digital
Turismo e tecnologia
Imagem do Destino
Redes sociais
Fado Património Mundial
Alfama
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama
title_full O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama
title_fullStr O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama
title_full_unstemmed O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama
title_sort O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama
author Simões, Ana Sofia Nobre
author_facet Simões, Ana Sofia Nobre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Mário João Paulo de Jesus
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Ana Sofia Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Digital
Turismo e tecnologia
Imagem do Destino
Redes sociais
Fado Património Mundial
Alfama
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Marketing Digital
Turismo e tecnologia
Imagem do Destino
Redes sociais
Fado Património Mundial
Alfama
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Comunicar é algo que o Homem faz desde sempre. Este comunica para transmitir informação, partilhar ideias, pedir informações ou mesmo para demonstrar agrado ou desagrado perante qualquer situação. A par da necessidade de comunicar e com a evolução tecnológica cada vez mais acentuada associada às novas tecnologias, o Homem, turista, prefere atualmente o uso da internet para pesquisa de informação pois é atraído pelo dinamismo destas novas redes. A imagem aliada à escolha poderá ser um fator decisivo para a procura nas redes. A forte aposta na promoção do Fado como marca e identidade nacional, demonstra o resultado de uma maior consciencialização quanto à importância que este ocupa no Mundo, bem como a imagem que Portugal representa noutros países. Esta dissertação de mestrado procura entender, de forma científica, de que formas estas novas redes podem contribuir para o desenvolvimento das Casas de Fado em Alfama, através da intenção de partilha da experiência por parte do turista nas redes sociais. Este trabalho foi estruturado em duas partes: trabalho conceptual e pesquisa de campo através de inquéritos. A primeira parte tem como base uma revisão de literatura sobre as áreas da Imagem e do Turismo, do Marketing digital, do Turismo e da tecnologia, das redes sociais e do próprio Fado. Na segunda parte foi realizado um inquérito cujo objetivo principal foi averiguar se o Turista que frequenta uma casa de Fado é utilizador das redes sociais e se as utiliza para a partilha da sua experiência nas mesmas. É importante perceber se o Fado precisa de mais campanhas de marketing ou se as que existem são suficientes para um turista cada vez mais tecnológico e dependente da internet como meio de comunicação e de partilha. Concluímos que as redes sociais têm um enorme potencial para gerar a captação e estratégias para as Casas de Fado em Alfama, contudo ainda não estão plenamente exploradas nomeadamente pelos gestores de Marketing.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-06T12:25:38Z
2017-11-15
2017-11-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2872
TID:201770768
url http://hdl.handle.net/10400.8/2872
identifier_str_mv TID:201770768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136966142328832