O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2872 |
Resumo: | Comunicar é algo que o Homem faz desde sempre. Este comunica para transmitir informação, partilhar ideias, pedir informações ou mesmo para demonstrar agrado ou desagrado perante qualquer situação. A par da necessidade de comunicar e com a evolução tecnológica cada vez mais acentuada associada às novas tecnologias, o Homem, turista, prefere atualmente o uso da internet para pesquisa de informação pois é atraído pelo dinamismo destas novas redes. A imagem aliada à escolha poderá ser um fator decisivo para a procura nas redes. A forte aposta na promoção do Fado como marca e identidade nacional, demonstra o resultado de uma maior consciencialização quanto à importância que este ocupa no Mundo, bem como a imagem que Portugal representa noutros países. Esta dissertação de mestrado procura entender, de forma científica, de que formas estas novas redes podem contribuir para o desenvolvimento das Casas de Fado em Alfama, através da intenção de partilha da experiência por parte do turista nas redes sociais. Este trabalho foi estruturado em duas partes: trabalho conceptual e pesquisa de campo através de inquéritos. A primeira parte tem como base uma revisão de literatura sobre as áreas da Imagem e do Turismo, do Marketing digital, do Turismo e da tecnologia, das redes sociais e do próprio Fado. Na segunda parte foi realizado um inquérito cujo objetivo principal foi averiguar se o Turista que frequenta uma casa de Fado é utilizador das redes sociais e se as utiliza para a partilha da sua experiência nas mesmas. É importante perceber se o Fado precisa de mais campanhas de marketing ou se as que existem são suficientes para um turista cada vez mais tecnológico e dependente da internet como meio de comunicação e de partilha. Concluímos que as redes sociais têm um enorme potencial para gerar a captação e estratégias para as Casas de Fado em Alfama, contudo ainda não estão plenamente exploradas nomeadamente pelos gestores de Marketing. |
id |
RCAP_c4d09a3a33bfdda6ea5d5d646f64cc58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2872 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfamaMarketing DigitalTurismo e tecnologiaImagem do DestinoRedes sociaisFado Património MundialAlfamaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisComunicar é algo que o Homem faz desde sempre. Este comunica para transmitir informação, partilhar ideias, pedir informações ou mesmo para demonstrar agrado ou desagrado perante qualquer situação. A par da necessidade de comunicar e com a evolução tecnológica cada vez mais acentuada associada às novas tecnologias, o Homem, turista, prefere atualmente o uso da internet para pesquisa de informação pois é atraído pelo dinamismo destas novas redes. A imagem aliada à escolha poderá ser um fator decisivo para a procura nas redes. A forte aposta na promoção do Fado como marca e identidade nacional, demonstra o resultado de uma maior consciencialização quanto à importância que este ocupa no Mundo, bem como a imagem que Portugal representa noutros países. Esta dissertação de mestrado procura entender, de forma científica, de que formas estas novas redes podem contribuir para o desenvolvimento das Casas de Fado em Alfama, através da intenção de partilha da experiência por parte do turista nas redes sociais. Este trabalho foi estruturado em duas partes: trabalho conceptual e pesquisa de campo através de inquéritos. A primeira parte tem como base uma revisão de literatura sobre as áreas da Imagem e do Turismo, do Marketing digital, do Turismo e da tecnologia, das redes sociais e do próprio Fado. Na segunda parte foi realizado um inquérito cujo objetivo principal foi averiguar se o Turista que frequenta uma casa de Fado é utilizador das redes sociais e se as utiliza para a partilha da sua experiência nas mesmas. É importante perceber se o Fado precisa de mais campanhas de marketing ou se as que existem são suficientes para um turista cada vez mais tecnológico e dependente da internet como meio de comunicação e de partilha. Concluímos que as redes sociais têm um enorme potencial para gerar a captação e estratégias para as Casas de Fado em Alfama, contudo ainda não estão plenamente exploradas nomeadamente pelos gestores de Marketing.Carvalho, Mário João Paulo de JesusIC-OnlineSimões, Ana Sofia Nobre2017-12-06T12:25:38Z2017-11-152017-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2872TID:201770768porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:07.933714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama |
title |
O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama |
spellingShingle |
O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama Simões, Ana Sofia Nobre Marketing Digital Turismo e tecnologia Imagem do Destino Redes sociais Fado Património Mundial Alfama Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama |
title_full |
O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama |
title_fullStr |
O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama |
title_full_unstemmed |
O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama |
title_sort |
O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfama |
author |
Simões, Ana Sofia Nobre |
author_facet |
Simões, Ana Sofia Nobre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Mário João Paulo de Jesus IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Ana Sofia Nobre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Digital Turismo e tecnologia Imagem do Destino Redes sociais Fado Património Mundial Alfama Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Marketing Digital Turismo e tecnologia Imagem do Destino Redes sociais Fado Património Mundial Alfama Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Comunicar é algo que o Homem faz desde sempre. Este comunica para transmitir informação, partilhar ideias, pedir informações ou mesmo para demonstrar agrado ou desagrado perante qualquer situação. A par da necessidade de comunicar e com a evolução tecnológica cada vez mais acentuada associada às novas tecnologias, o Homem, turista, prefere atualmente o uso da internet para pesquisa de informação pois é atraído pelo dinamismo destas novas redes. A imagem aliada à escolha poderá ser um fator decisivo para a procura nas redes. A forte aposta na promoção do Fado como marca e identidade nacional, demonstra o resultado de uma maior consciencialização quanto à importância que este ocupa no Mundo, bem como a imagem que Portugal representa noutros países. Esta dissertação de mestrado procura entender, de forma científica, de que formas estas novas redes podem contribuir para o desenvolvimento das Casas de Fado em Alfama, através da intenção de partilha da experiência por parte do turista nas redes sociais. Este trabalho foi estruturado em duas partes: trabalho conceptual e pesquisa de campo através de inquéritos. A primeira parte tem como base uma revisão de literatura sobre as áreas da Imagem e do Turismo, do Marketing digital, do Turismo e da tecnologia, das redes sociais e do próprio Fado. Na segunda parte foi realizado um inquérito cujo objetivo principal foi averiguar se o Turista que frequenta uma casa de Fado é utilizador das redes sociais e se as utiliza para a partilha da sua experiência nas mesmas. É importante perceber se o Fado precisa de mais campanhas de marketing ou se as que existem são suficientes para um turista cada vez mais tecnológico e dependente da internet como meio de comunicação e de partilha. Concluímos que as redes sociais têm um enorme potencial para gerar a captação e estratégias para as Casas de Fado em Alfama, contudo ainda não estão plenamente exploradas nomeadamente pelos gestores de Marketing. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-06T12:25:38Z 2017-11-15 2017-11-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2872 TID:201770768 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2872 |
identifier_str_mv |
TID:201770768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136966142328832 |