Cinema e poder : a representação das relações luso-espanholas em periódicos cinematográficos de autoridades : Jornal Português e Noticiário Cinematográfico Español
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/7374 |
Resumo: | Na presente dissertação expõem-se os resultados de um estudo teórico-analítico realizado sobre a representação das relações luso-espanholas nos periódicos cinematográficos. O corpus do trabalho é constituído por episódios do Jornal Português e do Noticiario Cinematográfico Español (NO-DO) dos anos 1938 até 1951. O tema selecionado inscreve-se no debate histórico e sociocultural com referências à instrumentalização do cinema pelo poder ditatorial do Portugal salazarista e da Espanha franquista. As indústrias cinematográficas de alguns dos países europeus na primeira metade do século XX transformara-se passando do padrão de simples fornecedores de entretenimento às eficientes máquinas de propaganda estatal, tal como aconteceu na Alemanha nazi ou na Rússia soviética. O cinema ibérico tentou seguir os modelos referidos, de acordo com as próprias diretrizes ideológicas que faziam depender a “sétima arte” dos regimes totalitários instituídos. Não obstante, os resultados obtidos foram diferentes nos dois países. Em Espanha, o cinema nacional conseguiu obter êxitos de bilheteira e grande popularidade, enquanto em Portugal a cinematografia não foi além dos projetos da “Política do Espírito”, concebidos por António Ferro, porém não concretizados. Fazem parte destes exemplos os jornais cinematográficos de atualidades, como o noticiário português que, embora surgisse em primeiro lugar, foi rapidamente superado na forma, na técnica e no conteúdo pelo seu homólogo espanhol. A investigação dedicada aos sistemas políticos não democráticos da Península Ibérica inscreve-se numa perspetiva geral do século passado vista através do panorama do continente europeu. Assim, os materiais reunidos constituem uma fonte importante de conhecimento sobre o formato dos noticiários cinematográficos, muito utilizados pela propaganda dos sistemas totalitaristas e autoritários, mas não só. A análise dos conteúdos apresenta uma abordagem comparativa que inclui o estudo dos diferentes aspetos que marcaram as relações entre Portugal e Espanha, quer através das personalidades expostas pelos noticiários, quer através dos acontecimentos descritos ou os seus palcos, entre outros. Desta maneira, a partir de uma seleção de elementos que compõem as imagens das realidades portuguesa e espanhola, observados nos noticiários, constrói-se uma perspetiva complementar e abrangente dos dois regimes, do seu posicionamento relativamente ao país vizinho e da adoção de estratégias comuns na política interna própria. A metodologia aplicada centra-se na perspetiva qualitativa. Como a técnica principal para o estudo das fontes primárias aproveita-se a análise dos conteúdos audiovisuais, imagem, texto e som. A análise foi precedida por pesquisa bibliográfica e por seleção de textos escritos (fontes secundárias) adequados para a construção da parte teórica. |
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As indústrias cinematográficas de alguns dos países europeus na primeira metade do século XX transformara-se passando do padrão de simples fornecedores de entretenimento às eficientes máquinas de propaganda estatal, tal como aconteceu na Alemanha nazi ou na Rússia soviética. O cinema ibérico tentou seguir os modelos referidos, de acordo com as próprias diretrizes ideológicas que faziam depender a “sétima arte” dos regimes totalitários instituídos. Não obstante, os resultados obtidos foram diferentes nos dois países. Em Espanha, o cinema nacional conseguiu obter êxitos de bilheteira e grande popularidade, enquanto em Portugal a cinematografia não foi além dos projetos da “Política do Espírito”, concebidos por António Ferro, porém não concretizados. Fazem parte destes exemplos os jornais cinematográficos de atualidades, como o noticiário português que, embora surgisse em primeiro lugar, foi rapidamente superado na forma, na técnica e no conteúdo pelo seu homólogo espanhol. A investigação dedicada aos sistemas políticos não democráticos da Península Ibérica inscreve-se numa perspetiva geral do século passado vista através do panorama do continente europeu. Assim, os materiais reunidos constituem uma fonte importante de conhecimento sobre o formato dos noticiários cinematográficos, muito utilizados pela propaganda dos sistemas totalitaristas e autoritários, mas não só. A análise dos conteúdos apresenta uma abordagem comparativa que inclui o estudo dos diferentes aspetos que marcaram as relações entre Portugal e Espanha, quer através das personalidades expostas pelos noticiários, quer através dos acontecimentos descritos ou os seus palcos, entre outros. Desta maneira, a partir de uma seleção de elementos que compõem as imagens das realidades portuguesa e espanhola, observados nos noticiários, constrói-se uma perspetiva complementar e abrangente dos dois regimes, do seu posicionamento relativamente ao país vizinho e da adoção de estratégias comuns na política interna própria. A metodologia aplicada centra-se na perspetiva qualitativa. Como a técnica principal para o estudo das fontes primárias aproveita-se a análise dos conteúdos audiovisuais, imagem, texto e som. A análise foi precedida por pesquisa bibliográfica e por seleção de textos escritos (fontes secundárias) adequados para a construção da parte teórica.This dissertation exposes results of a theoretical and analytical study of the representation of relations between Portugal and Spain in newsreels. The corpus of this work is composed of Jornal Português and Noticiario Cinematográfico Español (NO-DO) episodes from 1938-1951. The selected subject is inscribed in the historical and sociocultural debate, and references to the instrumentalization of cinema by the dictatorial power of Salazarist Portugal and Francoist Spain. The film industries of some of the European countries in the first half of the twentieth century have evolved from the model of a simple entertainment supplier to efficient state propaganda machines, as happened in Nazi Germany or Soviet Russia. Iberian cinema tried to follow these patterns, according to their ideologies that subordinated the “seventh art” to the service of regimes. Nevertheless, the results obtained were different. In Spain, the national cinema achieved high frequency and big popularity, while in Portugal the cinematography did not go beyond some great projects of the “Politics of the Spirit” of António Ferro, never realized. In these examples were inscribed also the newsreels: the Portuguese Jornal Português, although created as first, was quickly surpassed in form, technique and content by its Spanish counterpart Noticiarios y Documentales. The research devoted to the undemocratic systems of the Iberian Peninsula is part of the general perspective of the last century, seen through the panorama of the European continent. Thus, the collected materials constitute an important source of knowledge about the format of the newsreel, so used by the propaganda of totalitarian and authoritarian systems, but not only. The analysis of the contents presents a comparative approach that includes the study of different aspects of relations between Portugal and Spain, such as figures exposed by the news, related events or spaces-stages of these, among others. In this way, from the elements that compose the images of the Portuguese and Spanish realities, observed in the news, a complementary perspective of the two regimes is constructed, as well as their positioning in front of the neighbour and the use of the common relations in the interior politics. The applied methodology focuses on the qualitative perspective. The analysis of content (or text), in this case cinematographic, is used as the main technique for the study of primary sources, that is, audio-visual materials. The analysis was preceded by bibliographical research and by the selection of written texts (considered as secondary sources), suitable for the construction of the theoretical part.Padeira, Ana Rita SoveralRepositório AbertoOlchówka, Anna2018-06-27T15:33:12Z2018-05-042018-06-272018-05-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7374TID:201948699porOlchówka, Anna - Cinema e poder [Em linha] : a representação das relações luso-espanholas em periódicos cinematográficos de autoridades : Jornal Português e Noticiário Cinematográfico Español. [S.l.]: [s.n.], 2018. 114 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:26:52Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:40.369552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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