Avaliação de Estratégias de Controlo dos Atravessamentos Pedonais em Soluções Semaforizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bidarra, Raquel Sofia dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86500
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_c4dcb220a7992845741dcdfc46cebf1d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86500
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de Estratégias de Controlo dos Atravessamentos Pedonais em Soluções SemaforizadasEvaluation of Strategies of Controll of Pedestrian Crossings in Traffic Light SolutionsAtravessamento pedonalTravessia semaforizadaMicrossimulaçãoAIMSUNLEGIONPedestrian Crossing; ; ; ;Signalized CrosswalkMicrosimulationAIMSUNLEGIONDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaEsta dissertação centra-se sobre o estudo de soluções alternativas aplicadas a pontos de atravessamento da rede viária. É possível recorrer a diversas soluções para apoiar o atravessamento dos peões, tendo de se pesar diferentes variáveis para decidir qual a melhor solução a adoptar. Estas variáveis vão desde o débito de veículos ao de peões, às velocidades praticadas por ambos, às dimensões da via, ou a existência de pontos de grande geração de tráfego, por vezes alvo de atenção especial. De entre todas as tipologias aplicáveis para assegurar a segurança e o conforto nas travessias este estudo incide na avaliação do potencial de desempenho de diferentes possíveis estratégias de regulação semafórica. São testadas uma estratégia de tempos fixos com fase exclusiva de peões, bem como duas soluções atuadas que, por meio de sensor, reconhecem a intenção do peão atravessar a corrente de tráfego, sendo que uma delas prioriza o movimento pedonal em certa medida.Este estudo procura avaliar as potenciais vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de estratégias, traduzidas em diferentes níveis de conflitos peão-veículo e de tempos de espera ou de atraso, resultando em diferentes níveis de serviço. Os trabalhos foram suportados pelo desenvolvimento de um modelo de microssimulação, o qual reproduziu um caso real situado em Coimbra, e para o qual se combinaram uma pluraridade de cenários baseada na variação da afluência de veículos, de peões, e do comportamento dos peões em relação à sinalização semaforizada. Foram ainda estudados os dados de tráfego e o comportamento pedonal referentes ao mesmo local que foi objeto deste estudo.Dos trabalhos de modelação, pode afirmar-se que a abordagem que introduz um suporte ao tráfego pedonal se mostrou bastante satisfatória no seu propósito, custando aos veículos um aumento no tempo de atraso quase sempre suportável, relativamente às demais estratégias em estudo.This dissertation focuses on the study of alternative solutions applied to pedestrian crossings. It’s possible to appeal to diverse solutions in order to support pedestrian crossings, by weighting different variables in order to find the best solution to adopt. These variables go from vehicle and pedestrian output, and the velocities practiced by both, to the dimensions of the road or the existence of heavy traffic creation points, sometimes the subject of special attention. Among all the applicable typologies to ensure safety and comfort in pedestrian crossings, this study concerns itself with the evaluation of the potential performance of different possible strategies of traffic signal control. This study tests a strategy of fixed times with a pedestrian phase as well as two actuated solutions that, by means of a sensor, recognize the pedestrians intention to cross the traffic flow, one of which prioritizes, in a sense, pedestrian movement.This study pursues the evaluation of potential advantages and disadvantages of different types of strategies, translated into different levels of pedestrian-vehicle conflicts and waiting or delay times, resulting in distinct levels of service. The work is supported by the development of a microsimulation model, reproducing our case study made in Coimbra, which combined a plurality of scenarios based on the variation of vehicular and pedestrian flows, as well as different pedestrians behaviours in relation to traffic lights. Additionally, traffic data and pedestrian behaviours, referring to the same place that was object of this dissertation, were studied.From the modulation work, we can claim that the approach which introduces a support to pedestrian traffic revealed itself quite satisfactory for its purpose, increasing the delay time for vehicles by a negligible margin, in relation to the other strategies studied.2019-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86500http://hdl.handle.net/10316/86500TID:202222918porBidarra, Raquel Sofia dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:46:18Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:38.212037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de Estratégias de Controlo dos Atravessamentos Pedonais em Soluções Semaforizadas
Evaluation of Strategies of Controll of Pedestrian Crossings in Traffic Light Solutions
title Avaliação de Estratégias de Controlo dos Atravessamentos Pedonais em Soluções Semaforizadas
spellingShingle Avaliação de Estratégias de Controlo dos Atravessamentos Pedonais em Soluções Semaforizadas
Bidarra, Raquel Sofia dos Santos
Atravessamento pedonal
Travessia semaforizada
Microssimulação
AIMSUN
LEGION
Pedestrian Crossing; ; ; ;
Signalized Crosswalk
Microsimulation
AIMSUN
LEGION
title_short Avaliação de Estratégias de Controlo dos Atravessamentos Pedonais em Soluções Semaforizadas
title_full Avaliação de Estratégias de Controlo dos Atravessamentos Pedonais em Soluções Semaforizadas
title_fullStr Avaliação de Estratégias de Controlo dos Atravessamentos Pedonais em Soluções Semaforizadas
title_full_unstemmed Avaliação de Estratégias de Controlo dos Atravessamentos Pedonais em Soluções Semaforizadas
title_sort Avaliação de Estratégias de Controlo dos Atravessamentos Pedonais em Soluções Semaforizadas
author Bidarra, Raquel Sofia dos Santos
author_facet Bidarra, Raquel Sofia dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bidarra, Raquel Sofia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Atravessamento pedonal
Travessia semaforizada
Microssimulação
AIMSUN
LEGION
Pedestrian Crossing; ; ; ;
Signalized Crosswalk
Microsimulation
AIMSUN
LEGION
topic Atravessamento pedonal
Travessia semaforizada
Microssimulação
AIMSUN
LEGION
Pedestrian Crossing; ; ; ;
Signalized Crosswalk
Microsimulation
AIMSUN
LEGION
description Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86500
http://hdl.handle.net/10316/86500
TID:202222918
url http://hdl.handle.net/10316/86500
identifier_str_mv TID:202222918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133967694168064