A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3 |
Resumo: | A discussão neste artigo, é acerca do pensamento de Theodor Adorno e Max Horkheimer e como dois dos mais destacados representantes da Escola de Frankfurt advogam que o momento moderno (sinalizando a incorporação da razão crítica pela razão instrumental), não obstante o seu potencial libertador e de emancipação, acabou por se orientar para uma progressiva sujeição da natureza, como também para uma experiência opressora de crescente domínio do homem sobre o homem. Neste sentido, por outro lado, Adorno e Horkheimer, no quadro das preocupações estéticas subjacentes à teoria crítica, defendem que a ideologia veiculada pela indústria cultural reflecte a razão instrumental como instrumento de dominação que articula a manipulação psíquica e a elisão da individualidade. Modern (Dis)Reason and the Cultural Industry The discussion in this article is on Theodor Adorno and Max Horkheimer’s thought and how two of the most important representatives of the Frankfurt School defend that the modern moment (marking the incorporation of the critical reason by the instrumental reason), and in spite of its liberatory and emancipatory potential ended up as a progressive subjection of nature and an oppressive experience of growing dominion of men upon men. On the other hand, in the ambit of the esthetical preoccupations of the critical theory, Adorno and Horkheimer defend that the cultural industry’s ideology reflects the instrumental reason as a domination instrument that articulates the psychic manipulation and the elision of individuality.Keywords: Modernity; myth; reason; cultural industry; Theodor Adorno; Max Horkheimer |
id |
RCAP_c4dd2724acbe6daf0cee0af0412f2e77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A (Des)Razão Moderna e a Indústria Culturalmodernidademitorazãoindústria culturalTheodor AdornoMax HorkheimerA discussão neste artigo, é acerca do pensamento de Theodor Adorno e Max Horkheimer e como dois dos mais destacados representantes da Escola de Frankfurt advogam que o momento moderno (sinalizando a incorporação da razão crítica pela razão instrumental), não obstante o seu potencial libertador e de emancipação, acabou por se orientar para uma progressiva sujeição da natureza, como também para uma experiência opressora de crescente domínio do homem sobre o homem. Neste sentido, por outro lado, Adorno e Horkheimer, no quadro das preocupações estéticas subjacentes à teoria crítica, defendem que a ideologia veiculada pela indústria cultural reflecte a razão instrumental como instrumento de dominação que articula a manipulação psíquica e a elisão da individualidade. Modern (Dis)Reason and the Cultural Industry The discussion in this article is on Theodor Adorno and Max Horkheimer’s thought and how two of the most important representatives of the Frankfurt School defend that the modern moment (marking the incorporation of the critical reason by the instrumental reason), and in spite of its liberatory and emancipatory potential ended up as a progressive subjection of nature and an oppressive experience of growing dominion of men upon men. On the other hand, in the ambit of the esthetical preoccupations of the critical theory, Adorno and Horkheimer defend that the cultural industry’s ideology reflects the instrumental reason as a domination instrument that articulates the psychic manipulation and the elision of individuality.Keywords: Modernity; myth; reason; cultural industry; Theodor Adorno; Max HorkheimerInstituto Superior Miguel Torga2009-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 16Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 16Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 162184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3/3Menezes, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T19:44:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:48.494671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural |
title |
A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural |
spellingShingle |
A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural Menezes, Manuel modernidade mito razão indústria cultural Theodor Adorno Max Horkheimer |
title_short |
A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural |
title_full |
A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural |
title_fullStr |
A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural |
title_full_unstemmed |
A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural |
title_sort |
A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural |
author |
Menezes, Manuel |
author_facet |
Menezes, Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modernidade mito razão indústria cultural Theodor Adorno Max Horkheimer |
topic |
modernidade mito razão indústria cultural Theodor Adorno Max Horkheimer |
description |
A discussão neste artigo, é acerca do pensamento de Theodor Adorno e Max Horkheimer e como dois dos mais destacados representantes da Escola de Frankfurt advogam que o momento moderno (sinalizando a incorporação da razão crítica pela razão instrumental), não obstante o seu potencial libertador e de emancipação, acabou por se orientar para uma progressiva sujeição da natureza, como também para uma experiência opressora de crescente domínio do homem sobre o homem. Neste sentido, por outro lado, Adorno e Horkheimer, no quadro das preocupações estéticas subjacentes à teoria crítica, defendem que a ideologia veiculada pela indústria cultural reflecte a razão instrumental como instrumento de dominação que articula a manipulação psíquica e a elisão da individualidade. Modern (Dis)Reason and the Cultural Industry The discussion in this article is on Theodor Adorno and Max Horkheimer’s thought and how two of the most important representatives of the Frankfurt School defend that the modern moment (marking the incorporation of the critical reason by the instrumental reason), and in spite of its liberatory and emancipatory potential ended up as a progressive subjection of nature and an oppressive experience of growing dominion of men upon men. On the other hand, in the ambit of the esthetical preoccupations of the critical theory, Adorno and Horkheimer defend that the cultural industry’s ideology reflects the instrumental reason as a domination instrument that articulates the psychic manipulation and the elision of individuality.Keywords: Modernity; myth; reason; cultural industry; Theodor Adorno; Max Horkheimer |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3 |
url |
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3 https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3/3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Miguel Torga |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Miguel Torga |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 16 Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 16 Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 16 2184-3929 0873-0725 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552685764706304 |