A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Manuel
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3
Resumo: A discussão neste artigo, é acerca do pensamento de Theodor Adorno e Max Horkheimer e como dois dos mais destacados representantes da Escola de Frankfurt advogam que o momento moderno (sinalizando a incorporação da razão crítica pela razão instrumental), não obstante o seu potencial libertador e de emancipação, acabou por se orientar para uma progressiva sujeição da natureza, como também para uma experiência opressora de crescente domínio do homem sobre o homem. Neste sentido, por outro lado, Adorno e Horkheimer, no quadro das preocupações estéticas subjacentes à teoria crítica, defendem que a ideologia veiculada pela indústria cultural reflecte a razão instrumental como instrumento de dominação que articula a manipulação psíquica e a elisão da individualidade. Modern (Dis)Reason and the Cultural Industry The discussion in this article is on Theodor Adorno and Max Horkheimer’s thought and how two of the most important representatives of the Frankfurt School defend that the modern moment (marking the incorporation of the critical reason by the instrumental reason), and in spite of its liberatory and emancipatory potential ended up as a progressive subjection of nature and an oppressive experience of growing dominion of men upon men. On the other hand, in the ambit of the esthetical preoccupations of the critical theory, Adorno and Horkheimer defend that the cultural industry’s ideology reflects the instrumental reason as a domination instrument that articulates the psychic manipulation and the elision of individuality.Keywords: Modernity; myth; reason; cultural industry; Theodor Adorno; Max Horkheimer
id RCAP_c4dd2724acbe6daf0cee0af0412f2e77
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A (Des)Razão Moderna e a Indústria Culturalmodernidademitorazãoindústria culturalTheodor AdornoMax HorkheimerA discussão neste artigo, é acerca do pensamento de Theodor Adorno e Max Horkheimer e como dois dos mais destacados representantes da Escola de Frankfurt advogam que o momento moderno (sinalizando a incorporação da razão crítica pela razão instrumental), não obstante o seu potencial libertador e de emancipação, acabou por se orientar para uma progressiva sujeição da natureza, como também para uma experiência opressora de crescente domínio do homem sobre o homem. Neste sentido, por outro lado, Adorno e Horkheimer, no quadro das preocupações estéticas subjacentes à teoria crítica, defendem que a ideologia veiculada pela indústria cultural reflecte a razão instrumental como instrumento de dominação que articula a manipulação psíquica e a elisão da individualidade. Modern (Dis)Reason and the Cultural Industry The discussion in this article is on Theodor Adorno and Max Horkheimer’s thought and how two of the most important representatives of the Frankfurt School defend that the modern moment (marking the incorporation of the critical reason by the instrumental reason), and in spite of its liberatory and emancipatory potential ended up as a progressive subjection of nature and an oppressive experience of growing dominion of men upon men. On the other hand, in the ambit of the esthetical preoccupations of the critical theory, Adorno and Horkheimer defend that the cultural industry’s ideology reflects the instrumental reason as a domination instrument that articulates the psychic manipulation and the elision of individuality.Keywords: Modernity; myth; reason; cultural industry; Theodor Adorno; Max HorkheimerInstituto Superior Miguel Torga2009-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 16Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 16Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 162184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3/3Menezes, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T19:44:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:48.494671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural
title A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural
spellingShingle A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural
Menezes, Manuel
modernidade
mito
razão
indústria cultural
Theodor Adorno
Max Horkheimer
title_short A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural
title_full A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural
title_fullStr A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural
title_full_unstemmed A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural
title_sort A (Des)Razão Moderna e a Indústria Cultural
author Menezes, Manuel
author_facet Menezes, Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv modernidade
mito
razão
indústria cultural
Theodor Adorno
Max Horkheimer
topic modernidade
mito
razão
indústria cultural
Theodor Adorno
Max Horkheimer
description A discussão neste artigo, é acerca do pensamento de Theodor Adorno e Max Horkheimer e como dois dos mais destacados representantes da Escola de Frankfurt advogam que o momento moderno (sinalizando a incorporação da razão crítica pela razão instrumental), não obstante o seu potencial libertador e de emancipação, acabou por se orientar para uma progressiva sujeição da natureza, como também para uma experiência opressora de crescente domínio do homem sobre o homem. Neste sentido, por outro lado, Adorno e Horkheimer, no quadro das preocupações estéticas subjacentes à teoria crítica, defendem que a ideologia veiculada pela indústria cultural reflecte a razão instrumental como instrumento de dominação que articula a manipulação psíquica e a elisão da individualidade. Modern (Dis)Reason and the Cultural Industry The discussion in this article is on Theodor Adorno and Max Horkheimer’s thought and how two of the most important representatives of the Frankfurt School defend that the modern moment (marking the incorporation of the critical reason by the instrumental reason), and in spite of its liberatory and emancipatory potential ended up as a progressive subjection of nature and an oppressive experience of growing dominion of men upon men. On the other hand, in the ambit of the esthetical preoccupations of the critical theory, Adorno and Horkheimer defend that the cultural industry’s ideology reflects the instrumental reason as a domination instrument that articulates the psychic manipulation and the elision of individuality.Keywords: Modernity; myth; reason; cultural industry; Theodor Adorno; Max Horkheimer
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3
url https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/3/3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
dc.source.none.fl_str_mv Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 16
Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 16
Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 16
2184-3929
0873-0725
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130362954121216