Credibilidade e reputação em agentes inteligentes. Aplicação ao comércio electrónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rúben Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/2640
Resumo: Desde o seu aparecimento, a Internet teve um desenvolvimento e uma taxa de crescimento quase exponencial. Os mercados de comércio electrónico têm vindo a acompanhar esta tendência de crescimento, tornando-se cada vez mais comuns e populares entre comerciantes ou compradores/vendedores de ocasião. A par deste crescimento também foi aumentando a complexidade e sofisticação dos sistemas responsáveis por promover os diferentes mercados. No seguimento desta evolução surgiram os Agentes Inteligentes devido à sua capacidade de encontrar e escolher, de uma forma relativamente eficiente, o melhor negócio, tendo por base as propostas e restrições existentes. Desde a primeira aplicação dos Agentes Inteligentes aos mercados de comércio electrónico que os investigadores desta área, têm tentado sempre auto-superar-se arranjando modelos de Agentes Inteligentes melhores e mais eficientes. Uma das técnicas usadas, para a tentativa de obtenção deste objectivo, é a transferência dos comportamentos Humanos, no que toca a negociação e decisão, para estes mesmos Agentes Inteligentes. O objectivo desta dissertação é averiguar se os Modelos de Avaliação de Credibilidade e Reputação são uma adição útil ao processo de negociação dos Agente Inteligentes. O objectivo geral dos modelos deste tipo é minimizar as situações de fraude ou incumprimento sistemático dos acordos realizados aquando do processo de negociação. Neste contexto, foi proposto um Modelo de Avaliação de Credibilidade e Reputação aplicável aos mercados de comércio electrónico actuais e que consigam dar uma resposta adequada o seu elevado nível de exigência. Além deste modelo proposto também foi desenvolvido um simulador Multi-Agente com a capacidade de simular vários cenários e permitir, desta forma, comprovar a aplicabilidade do modelo proposto. Por último, foram realizadas várias experiências sobre o simulador desenvolvido, de forma a ser possível retirar algumas conclusões para o presente trabalho. Sendo a conclusão mais importante a verificação/validação de que a utilização de mecanismos de credibilidade e reputação são uma mais-valia para os mercado de comércio electrónico.
id RCAP_c4e389e592cec73ce50b6534bfe36024
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/2640
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Credibilidade e reputação em agentes inteligentes. Aplicação ao comércio electrónicoSistemas Multi-AgenteMercados de comércio electrónicoAgentes inteligentesModelos de avaliação de credibilidade e reputaçãoMulti-Agent SystemsMarkets in electronic commerceIntelligent agentsModels for the evaluation of credibility and reputationDesde o seu aparecimento, a Internet teve um desenvolvimento e uma taxa de crescimento quase exponencial. Os mercados de comércio electrónico têm vindo a acompanhar esta tendência de crescimento, tornando-se cada vez mais comuns e populares entre comerciantes ou compradores/vendedores de ocasião. A par deste crescimento também foi aumentando a complexidade e sofisticação dos sistemas responsáveis por promover os diferentes mercados. No seguimento desta evolução surgiram os Agentes Inteligentes devido à sua capacidade de encontrar e escolher, de uma forma relativamente eficiente, o melhor negócio, tendo por base as propostas e restrições existentes. Desde a primeira aplicação dos Agentes Inteligentes aos mercados de comércio electrónico que os investigadores desta área, têm tentado sempre auto-superar-se arranjando modelos de Agentes Inteligentes melhores e mais eficientes. Uma das técnicas usadas, para a tentativa de obtenção deste objectivo, é a transferência dos comportamentos Humanos, no que toca a negociação e decisão, para estes mesmos Agentes Inteligentes. O objectivo desta dissertação é averiguar se os Modelos de Avaliação de Credibilidade e Reputação são uma adição útil ao processo de negociação dos Agente Inteligentes. O objectivo geral dos modelos deste tipo é minimizar as situações de fraude ou incumprimento sistemático dos acordos realizados aquando do processo de negociação. Neste contexto, foi proposto um Modelo de Avaliação de Credibilidade e Reputação aplicável aos mercados de comércio electrónico actuais e que consigam dar uma resposta adequada o seu elevado nível de exigência. Além deste modelo proposto também foi desenvolvido um simulador Multi-Agente com a capacidade de simular vários cenários e permitir, desta forma, comprovar a aplicabilidade do modelo proposto. Por último, foram realizadas várias experiências sobre o simulador desenvolvido, de forma a ser possível retirar algumas conclusões para o presente trabalho. Sendo a conclusão mais importante a verificação/validação de que a utilização de mecanismos de credibilidade e reputação são uma mais-valia para os mercado de comércio electrónico.Since its emergence, the Internet has had a development and a growth rate almost exponentially. The markets for electronic commerce have been accompanying almost side-by-side this growth trend, becoming increasingly common and popular among traders and occasional buyers/sellers. With this growth, also the complexity and sophistication of the systems has increased. On the following of these developments came the Intelligent Agents due to their ability to find and choose with a relatively efficient form, the best deal, based on the goal objective and existing restrictions. Since the first application of Intelligent Agents for e-commerce markets that researchers in this area are always trying to overcome themselves by developing better and more efficient Intelligent Agents models. One of the techniques used to attempt to achieve this objective, is the transfer of human behavior, when it comes to negotiating and decision, for these Intelligent Agents. The objective of this dissertation is to evaluate if the Evaluation Models of Trust and Reputation are a useful addition to the negotiation process. The main objective of this type of models is to try to minimize the occurrences of frauds or systematic failure to comply with the agreements reached during the negotiation process. In this context, a Model to Assess Credibility and Reputation applicable to the current e-commerce markets was proposed, which should be capable of responding adequately to these markets known for being highly demanding. Other than this model, a Multi-Agent Simulator capable of simulating several scenarios was also developed, thus making it possible to confirm the applicability of the proposed model. Lastly, several experiments were carried out on the developed simulator so that it is possible to draw some conclusions for this work. The most important conclusion is the verification/validation that credibility and reputation mechanisms are an asset to e-commerce markets.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do PortoMarreiros, GoretiRamos, CarlosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Rúben Martins2013-11-07T15:50:46Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/2640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:42:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/2640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:23:39.017111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Credibilidade e reputação em agentes inteligentes. Aplicação ao comércio electrónico
title Credibilidade e reputação em agentes inteligentes. Aplicação ao comércio electrónico
spellingShingle Credibilidade e reputação em agentes inteligentes. Aplicação ao comércio electrónico
Moreira, Rúben Martins
Sistemas Multi-Agente
Mercados de comércio electrónico
Agentes inteligentes
Modelos de avaliação de credibilidade e reputação
Multi-Agent Systems
Markets in electronic commerce
Intelligent agents
Models for the evaluation of credibility and reputation
title_short Credibilidade e reputação em agentes inteligentes. Aplicação ao comércio electrónico
title_full Credibilidade e reputação em agentes inteligentes. Aplicação ao comércio electrónico
title_fullStr Credibilidade e reputação em agentes inteligentes. Aplicação ao comércio electrónico
title_full_unstemmed Credibilidade e reputação em agentes inteligentes. Aplicação ao comércio electrónico
title_sort Credibilidade e reputação em agentes inteligentes. Aplicação ao comércio electrónico
author Moreira, Rúben Martins
author_facet Moreira, Rúben Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marreiros, Goreti
Ramos, Carlos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Rúben Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas Multi-Agente
Mercados de comércio electrónico
Agentes inteligentes
Modelos de avaliação de credibilidade e reputação
Multi-Agent Systems
Markets in electronic commerce
Intelligent agents
Models for the evaluation of credibility and reputation
topic Sistemas Multi-Agente
Mercados de comércio electrónico
Agentes inteligentes
Modelos de avaliação de credibilidade e reputação
Multi-Agent Systems
Markets in electronic commerce
Intelligent agents
Models for the evaluation of credibility and reputation
description Desde o seu aparecimento, a Internet teve um desenvolvimento e uma taxa de crescimento quase exponencial. Os mercados de comércio electrónico têm vindo a acompanhar esta tendência de crescimento, tornando-se cada vez mais comuns e populares entre comerciantes ou compradores/vendedores de ocasião. A par deste crescimento também foi aumentando a complexidade e sofisticação dos sistemas responsáveis por promover os diferentes mercados. No seguimento desta evolução surgiram os Agentes Inteligentes devido à sua capacidade de encontrar e escolher, de uma forma relativamente eficiente, o melhor negócio, tendo por base as propostas e restrições existentes. Desde a primeira aplicação dos Agentes Inteligentes aos mercados de comércio electrónico que os investigadores desta área, têm tentado sempre auto-superar-se arranjando modelos de Agentes Inteligentes melhores e mais eficientes. Uma das técnicas usadas, para a tentativa de obtenção deste objectivo, é a transferência dos comportamentos Humanos, no que toca a negociação e decisão, para estes mesmos Agentes Inteligentes. O objectivo desta dissertação é averiguar se os Modelos de Avaliação de Credibilidade e Reputação são uma adição útil ao processo de negociação dos Agente Inteligentes. O objectivo geral dos modelos deste tipo é minimizar as situações de fraude ou incumprimento sistemático dos acordos realizados aquando do processo de negociação. Neste contexto, foi proposto um Modelo de Avaliação de Credibilidade e Reputação aplicável aos mercados de comércio electrónico actuais e que consigam dar uma resposta adequada o seu elevado nível de exigência. Além deste modelo proposto também foi desenvolvido um simulador Multi-Agente com a capacidade de simular vários cenários e permitir, desta forma, comprovar a aplicabilidade do modelo proposto. Por último, foram realizadas várias experiências sobre o simulador desenvolvido, de forma a ser possível retirar algumas conclusões para o presente trabalho. Sendo a conclusão mais importante a verificação/validação de que a utilização de mecanismos de credibilidade e reputação são uma mais-valia para os mercado de comércio electrónico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2013-11-07T15:50:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/2640
url http://hdl.handle.net/10400.22/2640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131331931668480