Teatro com teatro : modos e práticas teatrais contemporâneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/189 |
Resumo: | (...) O meu pressuposto inicial era o de desenvolver algumas ideias sobre as práticas teatrais contemporâneas, campo que me tem ocupado durante os últimos anos, quer a nível teórico, quer a nível prático. Há já alguns anos que me interessa perceber de que ‘matéria’ é feito o teatro nos dias de hoje. A esta pergunta tenho procurado responder (qual Hércules!) cruzando diversos discursos teóricos com os resultados das minhas idas a espectáculos e com a minha própria experiência (quer dizer, com o que vou incorporando nos processos criativos de espectáculos em que fui e vou participando). Digo-vos que, para isso, é preciso estar atento, reflectir, digerir e ler tanto como ir ao teatro, ser assíduo frequentador das suas salas, ou dos seus espaços, ritual que pratico com uma regularidade por vezes excessiva, por vezes insuficiente, levado por vezes por razões profissionais, outras por mero desafio e gosto. Mas sempre em demanda do que atrás referi: de que é feito o teatro hoje? Ao pensar como organizar esta aula, deparei-me com a necessidade de eleger um tópico que me permitisse abordar as práticas artísticas contemporâneas, mas numa perspectiva de ligação directa ao lugar que o teatro ocupa nas sociedades actuais, classificadas como sociedades de informação. |
id |
RCAP_c4e9402b2253a5e2036c492c6f121dc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/189 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Teatro com teatro : modos e práticas teatrais contemporâneasTeatro(...) O meu pressuposto inicial era o de desenvolver algumas ideias sobre as práticas teatrais contemporâneas, campo que me tem ocupado durante os últimos anos, quer a nível teórico, quer a nível prático. Há já alguns anos que me interessa perceber de que ‘matéria’ é feito o teatro nos dias de hoje. A esta pergunta tenho procurado responder (qual Hércules!) cruzando diversos discursos teóricos com os resultados das minhas idas a espectáculos e com a minha própria experiência (quer dizer, com o que vou incorporando nos processos criativos de espectáculos em que fui e vou participando). Digo-vos que, para isso, é preciso estar atento, reflectir, digerir e ler tanto como ir ao teatro, ser assíduo frequentador das suas salas, ou dos seus espaços, ritual que pratico com uma regularidade por vezes excessiva, por vezes insuficiente, levado por vezes por razões profissionais, outras por mero desafio e gosto. Mas sempre em demanda do que atrás referi: de que é feito o teatro hoje? Ao pensar como organizar esta aula, deparei-me com a necessidade de eleger um tópico que me permitisse abordar as práticas artísticas contemporâneas, mas numa perspectiva de ligação directa ao lugar que o teatro ocupa nas sociedades actuais, classificadas como sociedades de informação.ESAD.CRGonçalves, Maria MadalenaIC-OnlineGuerreiro, Nelson2010-06-04T11:16:29Z2010-042010-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/189porGUERREIRO, Nelson - Teatro com teatro: modos e práticas teatrais contemporâneas. Cadernos PAR. N.º 03 (Abr. 2010), p. 98-106.1647-2063info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:40:46Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:17.152248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro com teatro : modos e práticas teatrais contemporâneas |
title |
Teatro com teatro : modos e práticas teatrais contemporâneas |
spellingShingle |
Teatro com teatro : modos e práticas teatrais contemporâneas Guerreiro, Nelson Teatro |
title_short |
Teatro com teatro : modos e práticas teatrais contemporâneas |
title_full |
Teatro com teatro : modos e práticas teatrais contemporâneas |
title_fullStr |
Teatro com teatro : modos e práticas teatrais contemporâneas |
title_full_unstemmed |
Teatro com teatro : modos e práticas teatrais contemporâneas |
title_sort |
Teatro com teatro : modos e práticas teatrais contemporâneas |
author |
Guerreiro, Nelson |
author_facet |
Guerreiro, Nelson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria Madalena IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerreiro, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro |
topic |
Teatro |
description |
(...) O meu pressuposto inicial era o de desenvolver algumas ideias sobre as práticas teatrais contemporâneas, campo que me tem ocupado durante os últimos anos, quer a nível teórico, quer a nível prático. Há já alguns anos que me interessa perceber de que ‘matéria’ é feito o teatro nos dias de hoje. A esta pergunta tenho procurado responder (qual Hércules!) cruzando diversos discursos teóricos com os resultados das minhas idas a espectáculos e com a minha própria experiência (quer dizer, com o que vou incorporando nos processos criativos de espectáculos em que fui e vou participando). Digo-vos que, para isso, é preciso estar atento, reflectir, digerir e ler tanto como ir ao teatro, ser assíduo frequentador das suas salas, ou dos seus espaços, ritual que pratico com uma regularidade por vezes excessiva, por vezes insuficiente, levado por vezes por razões profissionais, outras por mero desafio e gosto. Mas sempre em demanda do que atrás referi: de que é feito o teatro hoje? Ao pensar como organizar esta aula, deparei-me com a necessidade de eleger um tópico que me permitisse abordar as práticas artísticas contemporâneas, mas numa perspectiva de ligação directa ao lugar que o teatro ocupa nas sociedades actuais, classificadas como sociedades de informação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-04T11:16:29Z 2010-04 2010-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/189 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GUERREIRO, Nelson - Teatro com teatro: modos e práticas teatrais contemporâneas. Cadernos PAR. N.º 03 (Abr. 2010), p. 98-106. 1647-2063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ESAD.CR |
publisher.none.fl_str_mv |
ESAD.CR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136948893253632 |