Jogo Sério para formação de utilizadores em Manufacturing Execution System

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Frederico Cardoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14984
Resumo: Cada vez mais, no contexto da Indústria 4.0, uma maior quantidade de dados flui através dos sistemas de informação, tornando-os complexos a nível da lógica de negócio e das relações entre a informação digital e a realidade, o que cria um grande desafio em transmitir e tratar toda a informação de uma forma engenhosa e significativa. Dado a complexidade destes sistemas, existe alguma dificuldade na sua compreensão por parte dos utilizadores e pelos próprios desenvolvedores, o que torna necessário um grande investimento em treino e formação dos utilizadores para que estes aprendam a usar o software e compreendam todos os conceitos inerentes. Este problema é sentido principalmente no caso do Manufacturing Execution System (MES) da Critical Manufacturing, projetado para ser utilizado em ambientes de fabrico avançados. Por isso, este projeto pretende ajudar a solucionar este problema contribuindo para a simplificação na preparação dos exemplos práticos dos planos de formação, auxiliando a exemplificação prática, tornando-a mais envolvente, de forma a tornar os conceitos mais percetíveis e incutir a autoaprendizagem individual em cada utilizador. E para tal, foi desenvolvido um novo módulo de treino integrado no MES que contempla um protótipo de Jogo Sério de auxílio à formação dos utilizadores, o qual foi submetido a uma avaliação, para validar se tinha capacidade de atender ao principal objetivo do projeto. Para efetuar esta avaliação foi realizada uma experiência que envolveu a experimentação do mesmo e a resposta a um questionário por um grupo de utilizadores teste. A experiência levou a concluir que o jogo foi uma boa ideia que será útil no futuro, mas que necessitava ainda de algum trabalho ao nível de user experience.
id RCAP_c4f5d62a2b488c461a0a36c298e8d14d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogo Sério para formação de utilizadores em Manufacturing Execution SystemFormação e treino de utilizadoresJogo SérioSistemas de fabrico avançadosSistemas de informação empresarialManufacturing Execution SystemTrainning of usersSerious GameAdvanced manufacturing systemsEnterprise information systemsManufacturing Execution SystemCada vez mais, no contexto da Indústria 4.0, uma maior quantidade de dados flui através dos sistemas de informação, tornando-os complexos a nível da lógica de negócio e das relações entre a informação digital e a realidade, o que cria um grande desafio em transmitir e tratar toda a informação de uma forma engenhosa e significativa. Dado a complexidade destes sistemas, existe alguma dificuldade na sua compreensão por parte dos utilizadores e pelos próprios desenvolvedores, o que torna necessário um grande investimento em treino e formação dos utilizadores para que estes aprendam a usar o software e compreendam todos os conceitos inerentes. Este problema é sentido principalmente no caso do Manufacturing Execution System (MES) da Critical Manufacturing, projetado para ser utilizado em ambientes de fabrico avançados. Por isso, este projeto pretende ajudar a solucionar este problema contribuindo para a simplificação na preparação dos exemplos práticos dos planos de formação, auxiliando a exemplificação prática, tornando-a mais envolvente, de forma a tornar os conceitos mais percetíveis e incutir a autoaprendizagem individual em cada utilizador. E para tal, foi desenvolvido um novo módulo de treino integrado no MES que contempla um protótipo de Jogo Sério de auxílio à formação dos utilizadores, o qual foi submetido a uma avaliação, para validar se tinha capacidade de atender ao principal objetivo do projeto. Para efetuar esta avaliação foi realizada uma experiência que envolveu a experimentação do mesmo e a resposta a um questionário por um grupo de utilizadores teste. A experiência levou a concluir que o jogo foi uma boa ideia que será útil no futuro, mas que necessitava ainda de algum trabalho ao nível de user experience.Today, in the context of Industry 4.0, a greater amount of data flows through the information systems, making them even more complex in the business logic and in the relationships of the digital information with the reality. This creates a big challenge to transmit and handle all the information in an ingenious and meaningful way. Given the complexity of these systems, the users, and the developers, have some difficulties in understanding it, which makes it necessary to invest heavily in training so that they can learn to use the software and understand all the inherent concepts. This issue is seen specifically in the case of the Manufacturing Execution System (MES) developed Critical Manufacturing that is designed for use in advanced manufacturing environments. This project helps solve this problem contributing to the simplification in the preparation of the practical examples of the training plans, helping the practical exemplification to get more engaging, in order to make the concepts more noticeable and instill individual self-learning in each user. And for that, a prototype was developed for a new training module integrated in the system that contemplates a Serious Game to aid the training of the users, wich in the end, was evaluated whether it was able to meet the requirements of the main objective. For the evaluation of the developed prototype, an experiment was carried out that involved the experimentation and the response to a questionnaire by a group of test users. The experience led to the conclusion that the game was a good idea that will be useful in the future, but still needed some work in the user experience field.Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Frederico Cardoso2020-07-25T00:30:24Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14984TID:202295923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:47.114651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogo Sério para formação de utilizadores em Manufacturing Execution System
title Jogo Sério para formação de utilizadores em Manufacturing Execution System
spellingShingle Jogo Sério para formação de utilizadores em Manufacturing Execution System
Gonçalves, Frederico Cardoso
Formação e treino de utilizadores
Jogo Sério
Sistemas de fabrico avançados
Sistemas de informação empresarial
Manufacturing Execution System
Trainning of users
Serious Game
Advanced manufacturing systems
Enterprise information systems
Manufacturing Execution System
title_short Jogo Sério para formação de utilizadores em Manufacturing Execution System
title_full Jogo Sério para formação de utilizadores em Manufacturing Execution System
title_fullStr Jogo Sério para formação de utilizadores em Manufacturing Execution System
title_full_unstemmed Jogo Sério para formação de utilizadores em Manufacturing Execution System
title_sort Jogo Sério para formação de utilizadores em Manufacturing Execution System
author Gonçalves, Frederico Cardoso
author_facet Gonçalves, Frederico Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Frederico Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Formação e treino de utilizadores
Jogo Sério
Sistemas de fabrico avançados
Sistemas de informação empresarial
Manufacturing Execution System
Trainning of users
Serious Game
Advanced manufacturing systems
Enterprise information systems
Manufacturing Execution System
topic Formação e treino de utilizadores
Jogo Sério
Sistemas de fabrico avançados
Sistemas de informação empresarial
Manufacturing Execution System
Trainning of users
Serious Game
Advanced manufacturing systems
Enterprise information systems
Manufacturing Execution System
description Cada vez mais, no contexto da Indústria 4.0, uma maior quantidade de dados flui através dos sistemas de informação, tornando-os complexos a nível da lógica de negócio e das relações entre a informação digital e a realidade, o que cria um grande desafio em transmitir e tratar toda a informação de uma forma engenhosa e significativa. Dado a complexidade destes sistemas, existe alguma dificuldade na sua compreensão por parte dos utilizadores e pelos próprios desenvolvedores, o que torna necessário um grande investimento em treino e formação dos utilizadores para que estes aprendam a usar o software e compreendam todos os conceitos inerentes. Este problema é sentido principalmente no caso do Manufacturing Execution System (MES) da Critical Manufacturing, projetado para ser utilizado em ambientes de fabrico avançados. Por isso, este projeto pretende ajudar a solucionar este problema contribuindo para a simplificação na preparação dos exemplos práticos dos planos de formação, auxiliando a exemplificação prática, tornando-a mais envolvente, de forma a tornar os conceitos mais percetíveis e incutir a autoaprendizagem individual em cada utilizador. E para tal, foi desenvolvido um novo módulo de treino integrado no MES que contempla um protótipo de Jogo Sério de auxílio à formação dos utilizadores, o qual foi submetido a uma avaliação, para validar se tinha capacidade de atender ao principal objetivo do projeto. Para efetuar esta avaliação foi realizada uma experiência que envolveu a experimentação do mesmo e a resposta a um questionário por um grupo de utilizadores teste. A experiência levou a concluir que o jogo foi uma boa ideia que será útil no futuro, mas que necessitava ainda de algum trabalho ao nível de user experience.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-07-25T00:30:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14984
TID:202295923
url http://hdl.handle.net/10400.22/14984
identifier_str_mv TID:202295923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131439777710080