O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Mara Lisa Minhava
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5408
Resumo: Com o presente trabalho, demonstraremos de que forma o recurso a textos não literários, ou seja, a textos nos quais predomina a objetividade, a função informativa, a vertente utilitária, a denotação, a coloquialidade, pode funcionar como uma estratégia privilegiada para mobilizar, nos alunos, capacidades e competências ao serviço do desenvolvimento da oralidade. São vários os estudos sobre a importância do desenvolvimento da expressão oral nas aulas de espanhol como língua estrangeira, embora escasseiem (tanto quanto nós tenhamos conhecimento) os estudos sobre as potencialidades do texto não literário no fomento desta competência. E foi, precisamente, com este intuito que surgiu a ideia de se enveredar por este caminho ainda pouco explorado. No decurso desta reflexão, demonstramos, de igual modo, de que forma o professor se constitui como um pilar no desenvolvimento da expressão oral dos alunos, na medida em que está inteiramente comprometido com o processo de ensino-aprendizagem, competindo-lhe agir com saber e arte, planificando de forma rigorosa, tendo em conta a especificidade do grupo-turma que tem diante de si, muito embora se dê especial ênfase ao papel dos alunos, enquanto construtores do seu conhecimento. Pretendemos, também, deixar aqui um contributo para a melhoria da expressão oral dos alunos (competência esta fundamental num mundo cada vez mais globalizante), nomeadamente através do recurso a diferentes tipos de textos não literários, pelo que dedicamos um capítulo à proposta de atividades didáticas.
id RCAP_c4f8266d005187cc71619c8e686c65e3
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeiraLíngua espanholaEnsino/aprendizagemOralidadeTexto não literárioAbordagens comunicativasCom o presente trabalho, demonstraremos de que forma o recurso a textos não literários, ou seja, a textos nos quais predomina a objetividade, a função informativa, a vertente utilitária, a denotação, a coloquialidade, pode funcionar como uma estratégia privilegiada para mobilizar, nos alunos, capacidades e competências ao serviço do desenvolvimento da oralidade. São vários os estudos sobre a importância do desenvolvimento da expressão oral nas aulas de espanhol como língua estrangeira, embora escasseiem (tanto quanto nós tenhamos conhecimento) os estudos sobre as potencialidades do texto não literário no fomento desta competência. E foi, precisamente, com este intuito que surgiu a ideia de se enveredar por este caminho ainda pouco explorado. No decurso desta reflexão, demonstramos, de igual modo, de que forma o professor se constitui como um pilar no desenvolvimento da expressão oral dos alunos, na medida em que está inteiramente comprometido com o processo de ensino-aprendizagem, competindo-lhe agir com saber e arte, planificando de forma rigorosa, tendo em conta a especificidade do grupo-turma que tem diante de si, muito embora se dê especial ênfase ao papel dos alunos, enquanto construtores do seu conhecimento. Pretendemos, também, deixar aqui um contributo para a melhoria da expressão oral dos alunos (competência esta fundamental num mundo cada vez mais globalizante), nomeadamente através do recurso a diferentes tipos de textos não literários, pelo que dedicamos um capítulo à proposta de atividades didáticas.This paper will show how the usage of non-literary texts, there is to say objective, informative, practical, denotative and colloquial texts, can be a privileged strategy to activate, in students, abilities and skills to develop oral communication. There has been done a lot of research on the importance of developing the oral skills in classes of Spanish as a foreign language, not so many (as far as we know), though, on the richness of non-literary text to address this specific skill. Being this the reason why such an unexplored path was chosen. Throughout this paper, we also demonstrate how a teacher becomes a key element in students’ oral skills development, to the extent that he/she is fully engaged in the learning-teaching process, so he/she must act with knowledge and wisdom, planning carefully, according to the specificities of the targeted group, even though students’ role is emphasized while builders of their own knowledge. Moreover, we intend to contribute to students’ oral communication skills (a crucial competence in such a global world), mainly using different types of non-literary texts, reason why we dedicate a whole chapter to some teaching activities suggestions.2016-01-14T12:58:23Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5408pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomingues, Mara Lisa Minhavareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:45Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:07.025472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira
title O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira
spellingShingle O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira
Domingues, Mara Lisa Minhava
Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Oralidade
Texto não literário
Abordagens comunicativas
title_short O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira
title_full O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira
title_fullStr O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira
title_sort O texto não literário como fomento da oralidade na aula de espanhol como língua estrangeira
author Domingues, Mara Lisa Minhava
author_facet Domingues, Mara Lisa Minhava
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Mara Lisa Minhava
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Oralidade
Texto não literário
Abordagens comunicativas
topic Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Oralidade
Texto não literário
Abordagens comunicativas
description Com o presente trabalho, demonstraremos de que forma o recurso a textos não literários, ou seja, a textos nos quais predomina a objetividade, a função informativa, a vertente utilitária, a denotação, a coloquialidade, pode funcionar como uma estratégia privilegiada para mobilizar, nos alunos, capacidades e competências ao serviço do desenvolvimento da oralidade. São vários os estudos sobre a importância do desenvolvimento da expressão oral nas aulas de espanhol como língua estrangeira, embora escasseiem (tanto quanto nós tenhamos conhecimento) os estudos sobre as potencialidades do texto não literário no fomento desta competência. E foi, precisamente, com este intuito que surgiu a ideia de se enveredar por este caminho ainda pouco explorado. No decurso desta reflexão, demonstramos, de igual modo, de que forma o professor se constitui como um pilar no desenvolvimento da expressão oral dos alunos, na medida em que está inteiramente comprometido com o processo de ensino-aprendizagem, competindo-lhe agir com saber e arte, planificando de forma rigorosa, tendo em conta a especificidade do grupo-turma que tem diante de si, muito embora se dê especial ênfase ao papel dos alunos, enquanto construtores do seu conhecimento. Pretendemos, também, deixar aqui um contributo para a melhoria da expressão oral dos alunos (competência esta fundamental num mundo cada vez mais globalizante), nomeadamente através do recurso a diferentes tipos de textos não literários, pelo que dedicamos um capítulo à proposta de atividades didáticas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-01-14T12:58:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5408
url http://hdl.handle.net/10348/5408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137105813700608