O impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44616 |
Resumo: | Objetivo: O presente estudo dedica-se à investigação do impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais com vista à formulação de um modelo capaz de identificar a estratégia de comunicação, em termos de meios e conteúdo, mais adequada a cada perfil de consumidor com base nos fatores que motivam a compra de habitação. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, sendo o inquérito por questionário a técnica de recolha de dados selecionada. Foram formuladas questões relativas aos fatores que motivaram a compra de habitação, assim como os meios de comunicação que estiveram envolvidos na procura imobiliária e os conteúdos valorizados na comunicação de imóveis. No total, foram reunidas 309 respostas válidas exclusivamente provenientes de proprietários ou antigos proprietários de imóveis residenciais. Resultados e principais conclusões: Verificou-se que, as mudanças no estado civil e as mudanças na composição familiar representam os principais motivos originadores da compra de habitação revelando ter um impacto significativo na decisão de compra de habitação. O contacto pessoal, a publicidade no local e os portais imobiliários surgiram como os meios de comunicação mais utilizados pelos consumidores aquando da procura por imóveis residenciais, provando o seu impacto positivo na decisão de compra de residência quando utilizados na promoção imobiliária. Observou-se ainda que a descrição detalhada das características técnicas dos imóveis, o mapa da localização, a planta e as fotografias, são os conteúdos mais valorizados na comunicação imobiliária. Também os conteúdos mais inovadores e tecnológicos como visita virtual, vídeo do imóvel e imagens de drone devem ser incluídos na comunicação pois a sua utilidade revelou ser bastante reconhecida, confirmando-se o impacto positivo dos conteúdos analisados na decisão de compra de imóveis residenciais. Limitações: A dimensão da amostra sobre a qual foram gerados os resultados obtidos para este estudo, é limitada por motivos relacionados com tempo e custos limitados. Uma vez que o inquérito por questionário foi partilhado exclusivamente por meios online, existe um grupo de consumidores que não foram contemplados por falta de acessibilidade. Originalidade/ Valor: A literatura referente ao tema em estudo é bastante escassa apesar da representatividade do mercado imobiliário na economia portuguesa. Foi também possível a criação de um modelo direcionado para os profissionais do setor imobiliário onde são identificadas as estratégias de comunicação mais adequadas a cada perfil de consumidor de imóveis residenciais. |
id |
RCAP_c4f8d0a144e149058fd811252622f618 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44616 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciaisComunicaçãoDecisão de compraImóveis residenciaisMercado imobiliárioComportamento do consumidorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoObjetivo: O presente estudo dedica-se à investigação do impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais com vista à formulação de um modelo capaz de identificar a estratégia de comunicação, em termos de meios e conteúdo, mais adequada a cada perfil de consumidor com base nos fatores que motivam a compra de habitação. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, sendo o inquérito por questionário a técnica de recolha de dados selecionada. Foram formuladas questões relativas aos fatores que motivaram a compra de habitação, assim como os meios de comunicação que estiveram envolvidos na procura imobiliária e os conteúdos valorizados na comunicação de imóveis. No total, foram reunidas 309 respostas válidas exclusivamente provenientes de proprietários ou antigos proprietários de imóveis residenciais. Resultados e principais conclusões: Verificou-se que, as mudanças no estado civil e as mudanças na composição familiar representam os principais motivos originadores da compra de habitação revelando ter um impacto significativo na decisão de compra de habitação. O contacto pessoal, a publicidade no local e os portais imobiliários surgiram como os meios de comunicação mais utilizados pelos consumidores aquando da procura por imóveis residenciais, provando o seu impacto positivo na decisão de compra de residência quando utilizados na promoção imobiliária. Observou-se ainda que a descrição detalhada das características técnicas dos imóveis, o mapa da localização, a planta e as fotografias, são os conteúdos mais valorizados na comunicação imobiliária. Também os conteúdos mais inovadores e tecnológicos como visita virtual, vídeo do imóvel e imagens de drone devem ser incluídos na comunicação pois a sua utilidade revelou ser bastante reconhecida, confirmando-se o impacto positivo dos conteúdos analisados na decisão de compra de imóveis residenciais. Limitações: A dimensão da amostra sobre a qual foram gerados os resultados obtidos para este estudo, é limitada por motivos relacionados com tempo e custos limitados. Uma vez que o inquérito por questionário foi partilhado exclusivamente por meios online, existe um grupo de consumidores que não foram contemplados por falta de acessibilidade. Originalidade/ Valor: A literatura referente ao tema em estudo é bastante escassa apesar da representatividade do mercado imobiliário na economia portuguesa. Foi também possível a criação de um modelo direcionado para os profissionais do setor imobiliário onde são identificadas as estratégias de comunicação mais adequadas a cada perfil de consumidor de imóveis residenciais.Ferreira, MafaldaRepositório ComumMarques, Beatriz Mendes2023-04-21T10:25:14Z2023-02-272023-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44616TID:203277457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-27T15:45:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:18.500395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais |
title |
O impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais |
spellingShingle |
O impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais Marques, Beatriz Mendes Comunicação Decisão de compra Imóveis residenciais Mercado imobiliário Comportamento do consumidor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais |
title_full |
O impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais |
title_fullStr |
O impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais |
title_full_unstemmed |
O impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais |
title_sort |
O impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais |
author |
Marques, Beatriz Mendes |
author_facet |
Marques, Beatriz Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Mafalda Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Beatriz Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Decisão de compra Imóveis residenciais Mercado imobiliário Comportamento do consumidor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Comunicação Decisão de compra Imóveis residenciais Mercado imobiliário Comportamento do consumidor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Objetivo: O presente estudo dedica-se à investigação do impacto da comunicação na decisão de compra de imóveis residenciais com vista à formulação de um modelo capaz de identificar a estratégia de comunicação, em termos de meios e conteúdo, mais adequada a cada perfil de consumidor com base nos fatores que motivam a compra de habitação. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, sendo o inquérito por questionário a técnica de recolha de dados selecionada. Foram formuladas questões relativas aos fatores que motivaram a compra de habitação, assim como os meios de comunicação que estiveram envolvidos na procura imobiliária e os conteúdos valorizados na comunicação de imóveis. No total, foram reunidas 309 respostas válidas exclusivamente provenientes de proprietários ou antigos proprietários de imóveis residenciais. Resultados e principais conclusões: Verificou-se que, as mudanças no estado civil e as mudanças na composição familiar representam os principais motivos originadores da compra de habitação revelando ter um impacto significativo na decisão de compra de habitação. O contacto pessoal, a publicidade no local e os portais imobiliários surgiram como os meios de comunicação mais utilizados pelos consumidores aquando da procura por imóveis residenciais, provando o seu impacto positivo na decisão de compra de residência quando utilizados na promoção imobiliária. Observou-se ainda que a descrição detalhada das características técnicas dos imóveis, o mapa da localização, a planta e as fotografias, são os conteúdos mais valorizados na comunicação imobiliária. Também os conteúdos mais inovadores e tecnológicos como visita virtual, vídeo do imóvel e imagens de drone devem ser incluídos na comunicação pois a sua utilidade revelou ser bastante reconhecida, confirmando-se o impacto positivo dos conteúdos analisados na decisão de compra de imóveis residenciais. Limitações: A dimensão da amostra sobre a qual foram gerados os resultados obtidos para este estudo, é limitada por motivos relacionados com tempo e custos limitados. Uma vez que o inquérito por questionário foi partilhado exclusivamente por meios online, existe um grupo de consumidores que não foram contemplados por falta de acessibilidade. Originalidade/ Valor: A literatura referente ao tema em estudo é bastante escassa apesar da representatividade do mercado imobiliário na economia portuguesa. Foi também possível a criação de um modelo direcionado para os profissionais do setor imobiliário onde são identificadas as estratégias de comunicação mais adequadas a cada perfil de consumidor de imóveis residenciais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-21T10:25:14Z 2023-02-27 2023-02-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44616 TID:203277457 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44616 |
identifier_str_mv |
TID:203277457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131582883168256 |