Por uma "aliança afetiva" entre a Arqueologia e os saberes tradicionais: contribuições para o entendimento da sociedade moderna no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sallum, Marianne
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54011
Resumo: Este artigo apresenta o texto que fundamentou a minha aula apresentada em um concurso público para seleção de docente de Arqueologia em uma universidade federal. O conteúdo é uma reflexão fundamentada no campo da Arqueologia do Colonialismo em relação aos saberes tradicionais, ordenado para responder ao tema escolhido pela organização do certame, estando dividido em duas partes. A primeira é a fundamentação teórica; a segunda, é o exame de um caso de pesquisa regional.
id RCAP_c4fa9aec86bfc441d335f765930e2c1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/54011
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Por uma "aliança afetiva" entre a Arqueologia e os saberes tradicionais: contribuições para o entendimento da sociedade moderna no Brasil.ComunidadesPersistênciasArqueologia do ContemporâneoColonialismoCerâmicaEste artigo apresenta o texto que fundamentou a minha aula apresentada em um concurso público para seleção de docente de Arqueologia em uma universidade federal. O conteúdo é uma reflexão fundamentada no campo da Arqueologia do Colonialismo em relação aos saberes tradicionais, ordenado para responder ao tema escolhido pela organização do certame, estando dividido em duas partes. A primeira é a fundamentação teórica; a segunda, é o exame de um caso de pesquisa regional.This text shows my seminar in the public “concurso” for a professor position in Archaeology, in February 2022 at the Federal University of Minas Gerais. The content is a reflection based on the field of Archeology of Colonialism in relation to different communities of “traditional” knowledge, organized to answer the theme “Contributions of Archeology for the understanding of the modern society in Brazil”, defined by the organization of the contest. The text is divided into two parts, with the first part providing the theoretical background, and the second part the examination of a case of regional research.Universidade Federal de PelotasRepositório da Universidade de LisboaSallum, Marianne2022-08-02T11:37:14Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54011porSallum, M. (2022). Por uma "aliança afetiva" entre a Arqueologia e os saberes tradicionais: contribuições para o entendimento da sociedade moderna no Brasil. Cadernos do Lepaarq, 19(37) 273-300.1806-9118http://doi.org/10.15210/lepaarq.v19i37.22464info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:45.090396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Por uma "aliança afetiva" entre a Arqueologia e os saberes tradicionais: contribuições para o entendimento da sociedade moderna no Brasil.
title Por uma "aliança afetiva" entre a Arqueologia e os saberes tradicionais: contribuições para o entendimento da sociedade moderna no Brasil.
spellingShingle Por uma "aliança afetiva" entre a Arqueologia e os saberes tradicionais: contribuições para o entendimento da sociedade moderna no Brasil.
Sallum, Marianne
Comunidades
Persistências
Arqueologia do Contemporâneo
Colonialismo
Cerâmica
title_short Por uma "aliança afetiva" entre a Arqueologia e os saberes tradicionais: contribuições para o entendimento da sociedade moderna no Brasil.
title_full Por uma "aliança afetiva" entre a Arqueologia e os saberes tradicionais: contribuições para o entendimento da sociedade moderna no Brasil.
title_fullStr Por uma "aliança afetiva" entre a Arqueologia e os saberes tradicionais: contribuições para o entendimento da sociedade moderna no Brasil.
title_full_unstemmed Por uma "aliança afetiva" entre a Arqueologia e os saberes tradicionais: contribuições para o entendimento da sociedade moderna no Brasil.
title_sort Por uma "aliança afetiva" entre a Arqueologia e os saberes tradicionais: contribuições para o entendimento da sociedade moderna no Brasil.
author Sallum, Marianne
author_facet Sallum, Marianne
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sallum, Marianne
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades
Persistências
Arqueologia do Contemporâneo
Colonialismo
Cerâmica
topic Comunidades
Persistências
Arqueologia do Contemporâneo
Colonialismo
Cerâmica
description Este artigo apresenta o texto que fundamentou a minha aula apresentada em um concurso público para seleção de docente de Arqueologia em uma universidade federal. O conteúdo é uma reflexão fundamentada no campo da Arqueologia do Colonialismo em relação aos saberes tradicionais, ordenado para responder ao tema escolhido pela organização do certame, estando dividido em duas partes. A primeira é a fundamentação teórica; a segunda, é o exame de um caso de pesquisa regional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-02T11:37:14Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/54011
url http://hdl.handle.net/10451/54011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sallum, M. (2022). Por uma "aliança afetiva" entre a Arqueologia e os saberes tradicionais: contribuições para o entendimento da sociedade moderna no Brasil. Cadernos do Lepaarq, 19(37) 273-300.
1806-9118
http://doi.org/10.15210/lepaarq.v19i37.22464
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134598755516416