A estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Carolina Vale Barros da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40888
Resumo: Devido à globalização da economia mundial e à crescente facilidade em aceder a informação proveniente de todo o mundo, as organizações empresariais procuram cada vez mais oportunidades de se expandirem para o estrangeiro. A indústria da cortiça não é exceção, sendo esta uma das mais importantes na economia portuguesa, arrecadando mais de mil milhões de euros anuais. Esta dissertação tem como objetivo analisar e tentar compreender a estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim, passando por mostrar a origem e o processo das atividades internacionais, identificar o papel da inovação na internacionalização, reconhecer o papel do marketing na empresa e avaliar o ambiente externo e interno da empresa. Esta análise de dados foi executada através de um estudo de caso e uma entrevista, tendo sido feita uma combinação dos dados entre ambos, de forma a obter resultados fidedignos e reais sobre o objeto de estudo. Com esta dissertação, concluiu-se que a estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim seguiu um processo de expansão radical, optando pelas joint-ventures como modo de entrada no mercado externo. A empresa aposta constantemente em inovação para impulsionar a sua participação no mercado, sendo que investe anualmente vários milhões de euros em IDI. Em relação ao papel do marketing, a empresa estuda constantemente o mercado de modo que os seus produtos estejam alinhados com a necessidade do mercado e a atender as preocupações dos seus consumidores, que estão espalhados por todo o mundo. Sendo uma empresa com uma vasta história e experiência no setor esta possui forças como a presença global, base ampla de clientes, foco na sustentabilidade e investimento em IDI; as suas fraquezas incluem a dependência nos mercados europeus, a lenta regeneração do sobreiro e a falta de agilidade devido ao seu tamanho; como oportunidades estão incluídas a versatilidade da cortiça em diferentes produtos e as parcerias estratégicas com a indústria do vinho; por fim, as ameaças incluem as mudanças climáticas, oscilações do mercado e volatilidade cambial.
id RCAP_c4fd9c11957add8087cc1213c554346f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40888
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A estratégia de internacionalização da Corticeira AmorimEstratégiaCortiçaInternacionalizaçãoCorticeira AmorimDevido à globalização da economia mundial e à crescente facilidade em aceder a informação proveniente de todo o mundo, as organizações empresariais procuram cada vez mais oportunidades de se expandirem para o estrangeiro. A indústria da cortiça não é exceção, sendo esta uma das mais importantes na economia portuguesa, arrecadando mais de mil milhões de euros anuais. Esta dissertação tem como objetivo analisar e tentar compreender a estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim, passando por mostrar a origem e o processo das atividades internacionais, identificar o papel da inovação na internacionalização, reconhecer o papel do marketing na empresa e avaliar o ambiente externo e interno da empresa. Esta análise de dados foi executada através de um estudo de caso e uma entrevista, tendo sido feita uma combinação dos dados entre ambos, de forma a obter resultados fidedignos e reais sobre o objeto de estudo. Com esta dissertação, concluiu-se que a estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim seguiu um processo de expansão radical, optando pelas joint-ventures como modo de entrada no mercado externo. A empresa aposta constantemente em inovação para impulsionar a sua participação no mercado, sendo que investe anualmente vários milhões de euros em IDI. Em relação ao papel do marketing, a empresa estuda constantemente o mercado de modo que os seus produtos estejam alinhados com a necessidade do mercado e a atender as preocupações dos seus consumidores, que estão espalhados por todo o mundo. Sendo uma empresa com uma vasta história e experiência no setor esta possui forças como a presença global, base ampla de clientes, foco na sustentabilidade e investimento em IDI; as suas fraquezas incluem a dependência nos mercados europeus, a lenta regeneração do sobreiro e a falta de agilidade devido ao seu tamanho; como oportunidades estão incluídas a versatilidade da cortiça em diferentes produtos e as parcerias estratégicas com a indústria do vinho; por fim, as ameaças incluem as mudanças climáticas, oscilações do mercado e volatilidade cambial.Due to the globalization of the world economy and the increasing ease in accessing information from around the world, business organizations are increasingly looking for opportunities to expand abroad. The cork industry is no exception being one of the most important in the Portuguese economy collecting more than a billion euros annually. This dissertation aims to analyze and tries to understand the internationalization strategy of Corticeira Amorim, showing the origin and process of international activities, identify the role of innovation in internationalization, recognize the role of marketing in the enterprise and evaluate the external and internal environment of the enterprise. This data analysis was performed through a case study and an interview, and a combination of data was made between both to obtain reliable and real results on the object of study. With this dissertation it was concluded that the internationalization strategy of Corticeira Amorim followed a process of radical expansion, opting for joint-ventures as a way of entering the foreign market. The company constantly invests in innovation to boost its market share and annually invests several million euros in RDI. Regarding the role of marketing, the company constantly studies the market so that its products are aligned with the need of the market and meet the concerns of its consumers, who are spread all over the world. Being a company with a long history and experience in the sector it has strengths such as global presence, broad customer base, focus on sustainability and investment in RDI; its weaknesses include dependence on European markets, the slow regeneration of the cork oak and the lack of agility due to its size; as opportunities are included the versatility of cork in different products and strategic partnerships with the wine industry; finally, threats include climate change, market fluctuations and exchange rate volatility.2024-02-27T14:53:28Z2023-12-07T00:00:00Z2023-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40888porRocha, Carolina Vale Barros dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-04T01:46:10Zoai:ria.ua.pt:10773/40888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:36.787772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim
title A estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim
spellingShingle A estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim
Rocha, Carolina Vale Barros da
Estratégia
Cortiça
Internacionalização
Corticeira Amorim
title_short A estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim
title_full A estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim
title_fullStr A estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim
title_full_unstemmed A estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim
title_sort A estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim
author Rocha, Carolina Vale Barros da
author_facet Rocha, Carolina Vale Barros da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Carolina Vale Barros da
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Cortiça
Internacionalização
Corticeira Amorim
topic Estratégia
Cortiça
Internacionalização
Corticeira Amorim
description Devido à globalização da economia mundial e à crescente facilidade em aceder a informação proveniente de todo o mundo, as organizações empresariais procuram cada vez mais oportunidades de se expandirem para o estrangeiro. A indústria da cortiça não é exceção, sendo esta uma das mais importantes na economia portuguesa, arrecadando mais de mil milhões de euros anuais. Esta dissertação tem como objetivo analisar e tentar compreender a estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim, passando por mostrar a origem e o processo das atividades internacionais, identificar o papel da inovação na internacionalização, reconhecer o papel do marketing na empresa e avaliar o ambiente externo e interno da empresa. Esta análise de dados foi executada através de um estudo de caso e uma entrevista, tendo sido feita uma combinação dos dados entre ambos, de forma a obter resultados fidedignos e reais sobre o objeto de estudo. Com esta dissertação, concluiu-se que a estratégia de internacionalização da Corticeira Amorim seguiu um processo de expansão radical, optando pelas joint-ventures como modo de entrada no mercado externo. A empresa aposta constantemente em inovação para impulsionar a sua participação no mercado, sendo que investe anualmente vários milhões de euros em IDI. Em relação ao papel do marketing, a empresa estuda constantemente o mercado de modo que os seus produtos estejam alinhados com a necessidade do mercado e a atender as preocupações dos seus consumidores, que estão espalhados por todo o mundo. Sendo uma empresa com uma vasta história e experiência no setor esta possui forças como a presença global, base ampla de clientes, foco na sustentabilidade e investimento em IDI; as suas fraquezas incluem a dependência nos mercados europeus, a lenta regeneração do sobreiro e a falta de agilidade devido ao seu tamanho; como oportunidades estão incluídas a versatilidade da cortiça em diferentes produtos e as parcerias estratégicas com a indústria do vinho; por fim, as ameaças incluem as mudanças climáticas, oscilações do mercado e volatilidade cambial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07T00:00:00Z
2023-12-07
2024-02-27T14:53:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40888
url http://hdl.handle.net/10773/40888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137775111372800