Don't come knocking de Wim Wenders e o universo imagético de Edward Hopper
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/13514 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos Artísticos (Arte e Violência) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra |
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Don't come knocking de Wim Wenders e o universo imagético de Edward HopperHopper, Edward, 1882-1967 -- pinturaWenders, Wim, 1945- Don't come knockingCinema e pinturaTeoria da imagemWenders, Wim, 1945 -- obraHopper, Edward, 1882-1967 -- obraDissertação de mestrado em Estudos Artísticos (Arte e Violência) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de CoimbraO objectivo desta dissertação é o estabelecimento de uma relação entre cinema e pintura, concretamente, a partir da teoria da imagem, caminhar para a interpretação das obras de Wim Wenders e de Edward Hopper. Partindo-se de aspectos relativos à teoria da imagem, estabelece-se uma relação do cinema com a pintura, especificamente, com a imagem no contexto de cada uma destas artes. Sendo a imagem um poderoso meio da ficção, que existe essencialmente pelo facto de possuir uma capacidade de comunicação única, ela é análoga do real, uma vez que é uma alusão directa à realidade. No âmbito deste estudo, a ligação prende-se com o efectivo realismo da pintura de Edward Hopper, ou seja, com o modo como este pintor representa o objecto. Neste intuito, procurar-se-á elaborar uma análise e estabelecer uma relação entre alguns aspectos visuais mais determinantes no trabalho de Edward Hopper e no filme Don’t come knocking (2005) de Wim Wenders. Por outras palavras, trata-se de estabelecer uma análise entre a relação de diálogo de vários quadros de Hopper com o filme em causa, de Wenders. Esta relação assenta sobre as questões temática, plástica e narrativa, que se encontram subjacentes às imagens pictóricas (Hopper) e cinematográficas (Wenders).The aim of this dissertation is to establish a relation between cinema and painting, more precisely from the theory of image towards the interpretation of the work of Wim Wenders and Edward Hopper. From aspects related to the theory of image, we establish a relation between cinema and painting, in particular with the image in the context of each one of these arts. As a powerful means of fiction, the image, which exists essentially because of its unique capacity of communication, is analogous to the real – since it is a direct allusion to reality. In the scope of such study, the connection exists with the effective realism of Edward Hopper’s painting, meaning with the way he represents the object. Furthermore, we will attempt to analyse and establish a relation between some visual aspects more relevant in Edward Hopper’s work and the film Don’t come knocking (2005) by Wim Wenders. In other words, it is about establishing an analysis between the relation of dialogue of some Hopper’s paintings with the mentioned film by Wenders. Such relation was based in the theme, plastic and narrative issues that underlie the pictoric (Hopper) and cinematographic (Wenders) images.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/13514http://hdl.handle.net/10316/13514porSantos, Ágata Sofia Alencoão - Don't come knocking de Wim Wenders e o universo imagético de Edward Hopper. Coimbra, 2009Santos, Ágata Sofia Alencoãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/13514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:11.009729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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