As cidades, os castelos e a onda: diálogos interdisciplinares em Calvino, Escher e Bohr

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, João Eduardo Farias de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17295
Resumo: Realizamos um exercício no contexto da interdisciplinaridade, cujos objetos de estudo são os livros As Cidades Invisíveis e o Castelo dos Destinos Cruzados, de Italo Calvino, a litografia Relativity de Mauritis Escher e a Teoria Quântica Ortodoxa, cujo pensamento deve-se ao físico Niels Bohr. A nossa releitura se inicia numa abordagem lógico-estrutural físico-matemática. Através da desconstrução das obras, propomos matrizes matemáticas, grafos, fractais, o caos e noções de planos gravitacionais para interpretar e rever os objetos artístico-literários. No caso da Teoria Quântica, a intenção foi inverter o processo: reler a Ciência a partir das Artes. Alcançamos uma compreensão transdisciplinar, apoiando-nos numa parte da crítica atual, segundo a Teoria Literária Contemporânea e a Epistemologia. Ponderando nosso discurso homogeneamente, na combinação, convergência e fusão conceitual, atingimos noções abrangentes, como a dos planos relativos, que se aplica na formação de uma unidade entre o ficcional, o pictórico e o científico presente neste trabalho. /ABSTRACT - This thesis's objective is to perform an interdisciplinary exercise, whose object of analysis are the fictions Le città invisibili (1972) and Il castello dei destini incrociati (1973) by Italo Calvino, the lithography Relativity (1953) by Mauritis Escher and Quantum Mechanics by the physist Niels Bohr. Our rereading is focused on a logical-organic-physist-mathematical approach. By analyzing each book we propose mathematics matrices, graph theory, fractals, chaos theory and gravitational layouts for interpreting and overhaul the artistic and literary objects. Regarding Quantum Theory we reread science taking as startup Arts. We manage an interdisciplinary theory by supporting criticism accordingly to both Contemporary Theory of Literature and Epistemology. Looking homogeneously to our speech as concept combining, converging and fusing we achieve variously notions such as the relative approach which applies to the formation of a fictional, pictorial and scientific unity in this thesis.
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