Arqueologia pré-histórica e arte rupestre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28822 |
Resumo: | No contexto das discussões atuais sobre preservação do patrimonial cultural as comunidades que vivem no entorno dos bens patrimoniais são consideradas responsáveis diretas pela sua salvaguarda e o instrumento mais utilizado para fomentar essa aproximação é a educação. O presente estudo é resultado da investigação desenvolvida na comunidade de Coronel José Dias/PI, situada no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara (PNSC), Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e tem como principal objetivo perceber as relações estabelecidas entre comunidade e parque, principalmente no que concerne à sua valorização, acessibilidade, preservação e fruição social. Para tanto, foi necessário elaborar uma abordagem teórica sobre o conceito de patrimônio cultural, documentos oficiais de proteção patrimonial no âmbito nacional e internacional e o papel da educação nos processos de inclusão social e preservação patrimonial, para em seguida contextualizar a área de estudo, delineando o histórico de criação do município, as motivações de criação do Parque e as relações instituídas com a comunidade. A metodologia de pesquisa foi estruturada através de revisão bibliográfica, análise dos programas educacionais desenvolvidos pelos órgãos gestores do PNSC e poder público. Buscou-se entender sob a ótica da própria comunidade como se deram essas relações no decorrer do tempo através de aplicação de inquéritos por questionários. |
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Arqueologia pré-histórica e arte rupestreParque Nacional Serra da Capivara e comunidade : educação, preservação e fruição social : um estudo de caso em Coronel José Dias, Piauí-BrasilPatrimônio culturalEducação patrimonialComunidadePiauíDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaNo contexto das discussões atuais sobre preservação do patrimonial cultural as comunidades que vivem no entorno dos bens patrimoniais são consideradas responsáveis diretas pela sua salvaguarda e o instrumento mais utilizado para fomentar essa aproximação é a educação. O presente estudo é resultado da investigação desenvolvida na comunidade de Coronel José Dias/PI, situada no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara (PNSC), Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e tem como principal objetivo perceber as relações estabelecidas entre comunidade e parque, principalmente no que concerne à sua valorização, acessibilidade, preservação e fruição social. Para tanto, foi necessário elaborar uma abordagem teórica sobre o conceito de patrimônio cultural, documentos oficiais de proteção patrimonial no âmbito nacional e internacional e o papel da educação nos processos de inclusão social e preservação patrimonial, para em seguida contextualizar a área de estudo, delineando o histórico de criação do município, as motivações de criação do Parque e as relações instituídas com a comunidade. A metodologia de pesquisa foi estruturada através de revisão bibliográfica, análise dos programas educacionais desenvolvidos pelos órgãos gestores do PNSC e poder público. Buscou-se entender sob a ótica da própria comunidade como se deram essas relações no decorrer do tempo através de aplicação de inquéritos por questionários.Instituto Politécnico de Tomar. UTADOosterbeek, LuizBastos, Rossano LopesRepositório ComumRodrigues, Marian Helen da Silva Gomes2019-06-04T16:10:56Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28822TID:201827085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:37:05.908740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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