O segredo comercial e a sua relevância jurídica no domínio comercial contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, João Fialho Neiva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36333
Resumo: Vivemos, cada vez mais, num mundo tecnológico e digital, que instiga a produção, a inovação e a evolução industrial, que, por sua vez, cria novos desafios, e, simultaneamente, numa sociedade da informação fortemente terceirizada. Neste contexto, os segredos comerciais ou de negócio assumem um papel crescentemente relevante. Existe, por isso, nos meios interessados, uma séria preocupação em salvaguardar as informações secretas dos negócios com valor comercial, o que se traduz na adoção crescente de medidas tendentes a esse efeito. Mas isso não basta, torna-se necessária também a sua proteção jurídica. Historicamente, esta surge ligada à problemática da concorrência desleal e, apesar da sua recente autonomização, em grande medida ainda assim sucede. Com efeito, em tempos de forte concorrência e competitividade nos setores comerciais, industriais e dos serviços, a informação confidencial qualificável como segredo de negócio confere a quem tem o seu domínio e à respetiva organização produtiva uma vantagem competitiva, no respetivo setor ou mercado, que pode ser de grande monta. Daí a natural tentação dos concorrentes de a ela acederem, não apenas por meios lícitos, mas também ilícitos ou desleais.
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spelling O segredo comercial e a sua relevância jurídica no domínio comercial contemporâneoSegredo comercialSegredo do negócioConcorrência deslealPropriedade industrialProteção jurídicaTrade secretBusiness secretUnfair competitionIndustrial propertyLegal protectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::DireitoVivemos, cada vez mais, num mundo tecnológico e digital, que instiga a produção, a inovação e a evolução industrial, que, por sua vez, cria novos desafios, e, simultaneamente, numa sociedade da informação fortemente terceirizada. Neste contexto, os segredos comerciais ou de negócio assumem um papel crescentemente relevante. Existe, por isso, nos meios interessados, uma séria preocupação em salvaguardar as informações secretas dos negócios com valor comercial, o que se traduz na adoção crescente de medidas tendentes a esse efeito. Mas isso não basta, torna-se necessária também a sua proteção jurídica. Historicamente, esta surge ligada à problemática da concorrência desleal e, apesar da sua recente autonomização, em grande medida ainda assim sucede. Com efeito, em tempos de forte concorrência e competitividade nos setores comerciais, industriais e dos serviços, a informação confidencial qualificável como segredo de negócio confere a quem tem o seu domínio e à respetiva organização produtiva uma vantagem competitiva, no respetivo setor ou mercado, que pode ser de grande monta. Daí a natural tentação dos concorrentes de a ela acederem, não apenas por meios lícitos, mas também ilícitos ou desleais.We live, more and more, in a technological and digital world, which instigates production, innovation and industrial evolution, which in turn creates new challenges, and simultaneously, in a strongly outsourced information society. In this context, trade or business secrets play an increasingly relevant role. For this reason, there is a serious concern in the interested circles to safeguard the secret information of businesses with commercial value, which translates into the increasing adoption of measures aimed at this effect. That is not enough, it is also necessary to have legal protection. Historically, this has been linked to the problem of unfair competition and, despite the recent autonomy of this protection, it still largely happens. Indeed, in times of strong competition and competitiveness in the commercial, industrial and services sectors, confidential information qualifying as a business secret gives those who have their domain and the respective productive organization a competitive advantage, in the respective sector or market, which can be of great magnitude. Hence the natural temptation of competitors to access it, not only by lawful, but also by illicit or unfair means.Cunha, Paulo Miguel Olavo de Pitta eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCorreia, João Fialho Neiva2022-01-04T10:43:59Z2021-12-1420212021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36333TID:202835057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:32.175818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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