William Kentridge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bilbao, AnaMary
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/98745
Resumo: UID/PAM/00417/2013
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spelling William KentridgeWilliam KentridgeThe pontency of the "differential specificity" through obsolescencea potência da "especificidade diferencial" resgatada na obsolescênciaWilliam KentridgeMediumpós-medium“Especificidade diferencial ”obsolescênciaRosalind KraussUID/PAM/00417/2013Este breve ensaio parte do livro “A Voyage on the North Sea”. Art in the Age of the Post-Medium Condition(1999), escrito pela crítica e teórica de arte americana Rosalind Krauss (1941). Embora possamos admitir que a autora assume, por vezes, uma posição que acaba por limitar a própria pluralidade de sentidos que reivindica, reconhecemos a importância do seu livro para analisar o conceito de medium e o surgimento do paradigma «pós-medium». Iremos também recorrer às suas ideias para pensar a “especificidade diferencial” e a potência da mesma face ao contexto das práticas artísticas contemporâneas. A obra do artista William Kentridge será aqui analisada com particular atenção, considerando a recorrência a uma técnica de elaboração gráfica de animação dotada de obsolescência, o que nos permitirá aprofundar os pressupostos enunciados This short essay takes as its starting point the book “The Voyage on the North Sea”. Art in the Age of the Post-Medium Condition (1999), written by the American art critic and art theorist Rosalind Krauss (1941). Here we recognize the importance of her book to analyze the concept of the “medium” and the emergence of the “post-medium” paradigm. We will also embrace Krauss’s notion of “differential specificity” to think about contemporary art practices. The work of William Kentridge will helps us to deepen the stated assumptions. We will analyze with particular consideration his recurrence to a specific technique of animation which is endowed with a characteristic obsolescence.Instituto de História da Arte (IHA)RUNBilbao, AnaMary2020-06-03T00:52:29Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article7application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/98745por2183-7082PURE: 16781052info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:45:56Zoai:run.unl.pt:10362/98745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:39:02.548332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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