Biocenoses de eucariotas em leitos de plantas para tratamento de águas residuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sepúlveda, Goreti
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mina, Isabel A. P, Calheiros, Cristina, Castro, Paula M. L.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/10424
Resumo: Os Leitos de Plantas ou Leitos de Macrófitas constituem o tratamento secundário de água residual, dos sistemas de baixa tecnologia conhecidos por FitoETARs. Em casos concretos, as FitoETARs apresentam vantagens relevantes em relação aos sistemas de tratamento de águas residuais mais conhecidos. Com vista ao estudo das biocenoses rizosféricas de uma FitoETAR localizada na Unidade de Turismo de Habitação do Paço de Calheiros (concelho de Ponte de Lima), análises microbiológicas de amostras de água e análises microscópicas de amostras de substrato e raízes do leito foram acompanhadas pela monitorização de parâmetros físico-químicos e bioquímicos, tais como temperatura, pH, Carência Bioquímica de Oxigénio (CBO5) e Carência Química de Oxigénio (CQO). A eficiência de remoção da CBO5 e da CQO foi em média de 96% e 92%, respetivamente. Nas amostras analisadas ao microscópio observaram-se alguns metazoários e foram identificados 20 taxa de protozoários, 15 dos quais ciliados. Foi também constatada uma certa variação espacial e temporal da densidade e diversidade dos eucariotas. Sendo já reconhecido o importante papel dos diferentes grupos funcionais de protozoários nos sistemas de lamas ativadas onde são utilizados como bioindicadores, a sua monitorização em FitoETARs adivinha-se muito vantajosa.
id RCAP_c5285ef014bb3d73f53adffd2460ef4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10424
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Biocenoses de eucariotas em leitos de plantas para tratamento de águas residuaisArgila expandidaComunidade eucarióticaLeito de macrófitasPequenos aglomerados ruraisTratamento de águas residuaisOs Leitos de Plantas ou Leitos de Macrófitas constituem o tratamento secundário de água residual, dos sistemas de baixa tecnologia conhecidos por FitoETARs. Em casos concretos, as FitoETARs apresentam vantagens relevantes em relação aos sistemas de tratamento de águas residuais mais conhecidos. Com vista ao estudo das biocenoses rizosféricas de uma FitoETAR localizada na Unidade de Turismo de Habitação do Paço de Calheiros (concelho de Ponte de Lima), análises microbiológicas de amostras de água e análises microscópicas de amostras de substrato e raízes do leito foram acompanhadas pela monitorização de parâmetros físico-químicos e bioquímicos, tais como temperatura, pH, Carência Bioquímica de Oxigénio (CBO5) e Carência Química de Oxigénio (CQO). A eficiência de remoção da CBO5 e da CQO foi em média de 96% e 92%, respetivamente. Nas amostras analisadas ao microscópio observaram-se alguns metazoários e foram identificados 20 taxa de protozoários, 15 dos quais ciliados. Foi também constatada uma certa variação espacial e temporal da densidade e diversidade dos eucariotas. Sendo já reconhecido o importante papel dos diferentes grupos funcionais de protozoários nos sistemas de lamas ativadas onde são utilizados como bioindicadores, a sua monitorização em FitoETARs adivinha-se muito vantajosa.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSepúlveda, GoretiMina, Isabel A. PCalheiros, CristinaCastro, Paula M. L.2013-05-03T10:54:53Z20122012-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/10424porSEPÚLVEDA, Goreti ...[et al.] - Biocenoses de eucariotas em leitos de plantas para tratamento de águas residuais. In 15.º ENaSB - Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 15.º, Évora, Portugal, 10-12 Outubro, 2012. Atas do 15.º ENaSB - Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Évora, 13p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:05:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:05:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Biocenoses de eucariotas em leitos de plantas para tratamento de águas residuais
title Biocenoses de eucariotas em leitos de plantas para tratamento de águas residuais
spellingShingle Biocenoses de eucariotas em leitos de plantas para tratamento de águas residuais
Sepúlveda, Goreti
Argila expandida
Comunidade eucariótica
Leito de macrófitas
Pequenos aglomerados rurais
Tratamento de águas residuais
title_short Biocenoses de eucariotas em leitos de plantas para tratamento de águas residuais
title_full Biocenoses de eucariotas em leitos de plantas para tratamento de águas residuais
title_fullStr Biocenoses de eucariotas em leitos de plantas para tratamento de águas residuais
title_full_unstemmed Biocenoses de eucariotas em leitos de plantas para tratamento de águas residuais
title_sort Biocenoses de eucariotas em leitos de plantas para tratamento de águas residuais
author Sepúlveda, Goreti
author_facet Sepúlveda, Goreti
Mina, Isabel A. P
Calheiros, Cristina
Castro, Paula M. L.
author_role author
author2 Mina, Isabel A. P
Calheiros, Cristina
Castro, Paula M. L.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sepúlveda, Goreti
Mina, Isabel A. P
Calheiros, Cristina
Castro, Paula M. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Argila expandida
Comunidade eucariótica
Leito de macrófitas
Pequenos aglomerados rurais
Tratamento de águas residuais
topic Argila expandida
Comunidade eucariótica
Leito de macrófitas
Pequenos aglomerados rurais
Tratamento de águas residuais
description Os Leitos de Plantas ou Leitos de Macrófitas constituem o tratamento secundário de água residual, dos sistemas de baixa tecnologia conhecidos por FitoETARs. Em casos concretos, as FitoETARs apresentam vantagens relevantes em relação aos sistemas de tratamento de águas residuais mais conhecidos. Com vista ao estudo das biocenoses rizosféricas de uma FitoETAR localizada na Unidade de Turismo de Habitação do Paço de Calheiros (concelho de Ponte de Lima), análises microbiológicas de amostras de água e análises microscópicas de amostras de substrato e raízes do leito foram acompanhadas pela monitorização de parâmetros físico-químicos e bioquímicos, tais como temperatura, pH, Carência Bioquímica de Oxigénio (CBO5) e Carência Química de Oxigénio (CQO). A eficiência de remoção da CBO5 e da CQO foi em média de 96% e 92%, respetivamente. Nas amostras analisadas ao microscópio observaram-se alguns metazoários e foram identificados 20 taxa de protozoários, 15 dos quais ciliados. Foi também constatada uma certa variação espacial e temporal da densidade e diversidade dos eucariotas. Sendo já reconhecido o importante papel dos diferentes grupos funcionais de protozoários nos sistemas de lamas ativadas onde são utilizados como bioindicadores, a sua monitorização em FitoETARs adivinha-se muito vantajosa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-05-03T10:54:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/10424
url http://hdl.handle.net/10400.14/10424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SEPÚLVEDA, Goreti ...[et al.] - Biocenoses de eucariotas em leitos de plantas para tratamento de águas residuais. In 15.º ENaSB - Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 15.º, Évora, Portugal, 10-12 Outubro, 2012. Atas do 15.º ENaSB - Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Évora, 13p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546747884339200