O Uso dos Meios e Recursos Tecnológicos nas Escolas do Ensino Básico do 1.º Ciclo do Concelho de Felgueiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2080 |
Resumo: | Vivemos numa época marcada por uma evolução científica e tecnológica que se processa a um ritmo alucinante, alterando quase tudo em intervalos temporais cada vez menores, modificando as nossas referências e testando em simultâneo as nossas competências de adaptação e adequação a novos contextos e a novas realidades com especial incidência na educação. À escola compete, segundo o Decreto-Lei nº 30/2001, a “valorização de diversidade de metodologias e estratégias de ensino e actividades de aprendizagem, em particular com recurso às tecnologias de informação e comunicação, visando favorecer o desenvolvimento de competências numa perspectiva de formação ao longo da vida”. Face a este entendimento da função da escola e atentando na integração das novas tecnologias em actos elementares do nosso quotidiano definimos, como objecto desta dissertação, aprofundar o nosso conhecimento sobre múltiplos enfoques de conceitos associados à comunicação, técnica e tecnologia e à sua presença e evolução na sociedade actual, com especial destaque para a adequação e uso no sistema educativo. Estruturámos este estudo em duas partes, sendo a primeira exclusivamente dedicada ao enquadramento teórico, apresentando-se organizada em quatro capítulos: um primeiro inteiramente destinado à Comunicação, integrando uma breve resenha da evolução sua histórica, para mais fácil entendimento do seu percurso desde a génese à actualidade; um segundo capítulo centrado na conceptualização da Tecnologia Educativa, visando identificar os momentos capitais no curso da sua evolução; um terceiro capítulo reflectindo sobre à importância da Imagem enquanto meio de comunicação e recurso educativo, passando pela comunicação através da imagem desde a sua origem ao séc. XXI. Por fim, no último capítulo abordamos o vídeo didáctico, enquanto recurso tecnológico, identificando as suas características, finalidades educativas, vantagens e desvantagens. A segunda parte tem como referencial os aspectos práticos de estudo e integra breves súmulas das opções metodológicas que permitiram a análise fundamental à realização deste trabalho de investigação e, nos possibilitaram compreender até que ponto a desejada dialéctica e inter-relação escola/meios e recursos está concretizada no sistema educativo a qual pertence a amostra. |
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O Uso dos Meios e Recursos Tecnológicos nas Escolas do Ensino Básico do 1.º Ciclo do Concelho de FelgueirasEscolas primáriasUtilização dos computadores no ensinoConcelho de Felgueiras (Distrito do Porto, Portugal)TIC - Tecnologias da informação e comunicaçãoVivemos numa época marcada por uma evolução científica e tecnológica que se processa a um ritmo alucinante, alterando quase tudo em intervalos temporais cada vez menores, modificando as nossas referências e testando em simultâneo as nossas competências de adaptação e adequação a novos contextos e a novas realidades com especial incidência na educação. À escola compete, segundo o Decreto-Lei nº 30/2001, a “valorização de diversidade de metodologias e estratégias de ensino e actividades de aprendizagem, em particular com recurso às tecnologias de informação e comunicação, visando favorecer o desenvolvimento de competências numa perspectiva de formação ao longo da vida”. Face a este entendimento da função da escola e atentando na integração das novas tecnologias em actos elementares do nosso quotidiano definimos, como objecto desta dissertação, aprofundar o nosso conhecimento sobre múltiplos enfoques de conceitos associados à comunicação, técnica e tecnologia e à sua presença e evolução na sociedade actual, com especial destaque para a adequação e uso no sistema educativo. Estruturámos este estudo em duas partes, sendo a primeira exclusivamente dedicada ao enquadramento teórico, apresentando-se organizada em quatro capítulos: um primeiro inteiramente destinado à Comunicação, integrando uma breve resenha da evolução sua histórica, para mais fácil entendimento do seu percurso desde a génese à actualidade; um segundo capítulo centrado na conceptualização da Tecnologia Educativa, visando identificar os momentos capitais no curso da sua evolução; um terceiro capítulo reflectindo sobre à importância da Imagem enquanto meio de comunicação e recurso educativo, passando pela comunicação através da imagem desde a sua origem ao séc. XXI. Por fim, no último capítulo abordamos o vídeo didáctico, enquanto recurso tecnológico, identificando as suas características, finalidades educativas, vantagens e desvantagens. A segunda parte tem como referencial os aspectos práticos de estudo e integra breves súmulas das opções metodológicas que permitiram a análise fundamental à realização deste trabalho de investigação e, nos possibilitaram compreender até que ponto a desejada dialéctica e inter-relação escola/meios e recursos está concretizada no sistema educativo a qual pertence a amostra.We live in a time marked by scientific and technological evolution that processes in a hallucinating rhythm changing almost everything in an even smaller time gap, modifying our references and testing, in simultaneous our skills of adaptation and adjustment to new contexts and new realities, with special incidence on education. It is in school competence, according to the Decree nº 30/2001, the “valorisation of diverse methodologies and strategies in teaching and activities in the learning process, in particular the resource to information and communication technologies, aspiring to favour the development of skills, viewing formation throughout life”. In face of the understanding of the function of schools and paying attention to the integration of new technologies in basic actions of our daily routines, it was defined as subject of this essay the intent to deepen our knowledge about multiple focuses of concepts, associated to communication, technique and technologies, and to its presence and evolution in actual society, with special prominence to its adjustment and use in the educational system. This essay was structured in two parts, being the first exclusively dedicated to the theoretical framework, presenting itself organized in four chapters: a first entirely consigned to communication, including a brief description of its historical evolution, in order to facilitate the understanding of its path from its geneses to nowadays; a second chapter centred on conceptualizing Educational Technology, attempting to identify vital moments along the course of its evolution; a third chapter considering the importance of Image, as a mean of communication and as a educational resource, looking at communication through image since its origin up to the XXI century. Finally, in the last chapter we approach didactic videos, as a technological resource identifying its characteristic, educational aims, advantages and disadvantages. The second part has as reference practical aspects of the study and it includes brief summaries of the methodological options, which allowed the fundamental analyses for the execution of this essay, and also enabling us to understand up to what point the desired dialectics and inter-relationships between school/resources is materialized in the educational system, to which belongs the study sample.2012-09-20T07:52:24Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2080porGomes, Anabela Castanheirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:30.191297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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