E-anamnesis: a clinical observation electronic platform for emergency departments
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81298 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Biomédica |
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E-anamnesis: a clinical observation electronic platform for emergency departmentsPrimary Health CareEmergency departmentCrowdingHealth kioskSelf-Service KiosCuidados de Saúde PrimáriosServiço de UrgênciaLotação hospitalarQuiosque de saúdeQuiosque de auto-atendimentoEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado em Engenharia BiomédicaOne of the reasons for the increased number of visits to emergency departments is the primary health care inability to handle urgent needs and provide all the health services needed to assess complex conditions. A significant amount of these visits are due to the abnormal flow of patients whose clinical condition is of low severity and could ideally be resolved with self-care and primary health care. The crowding in emergency departments causes operational and logistical problems and has undesirable consequences for patients, health professionals and hospitals. Delays in treatment interventions and increased mortality, medical errors and waiting times are just a phew examples of critical consequences that can occur, resulting in a significant barrier to the quality of health care delivery. With the advances in technology, several institutions have found in self-service an alternative for the patient’s collection of health information autonomously. These devices can be used by low clinical severity patients (with the blue, green or yellow bracelets from Manchester triage) to reduce waiting time in the emergency departments. This dissertation proposes a technological solution to improve both the time and quality of the anamnesis procedure performed by medical staff in the emergency department. The introduction of a self-service kiosk in the emergency department waiting room will make it possible to quickly and intuitively collect the patient’s past medical history, usual medication, main complaint symptoms and vital signs. Subsequently, this data will be made available to the physician before each clinical observation. The hypothesis considered is that by providing a selective, structured and uniform anamnesis information’s presentation of each patient, medical staff observation can proceed much faster and accurately, focusing on the confirmation of the most relevant aspects. The primary purpose of this solution is to reduce the period of clinical observation and thus improve the response capacity of the emergency department with the same resources.Uma das razões para o aumento do número de visitas ao serviço de urgência é a incapacidade dos cuidados de saúde primários de lidar com necessidades urgentes e de fornecer todos os serviços de saúde necessários para avaliar condições complexas. A maioria destas visitas deve-se ao fluxo anormal de doentes cuja condição clínica é de baixa gravidade que poderiam, idealmente, ser resolvidos com recurso ao auto-cuidado e aos cuidados de saúde primários. A lotação nos serviços de urgência provoca problemas operacionais e logísticos, apresentando consequências indesejáveis para os doentes, profissionais de saúde e hospitais. Atrasos nas intervenções de tratamento e o aumento da mortalidade, dos erros médicos e dos tempos de espera são apenas alguns exemplos de consequências críticas que podem ocorrer, resultando numa barreira significativa a qualidade da prestação de cuidados de saúde. Com os avanços da tecnologia, diversas instituições, encontraram nos serviços de auto-atendimento uma alternativa para a recolha autónoma de informações de saúde do doente. Estes dispositivos, poderão ser usados por doentes de baixa gravidade clínica (com pulseira azul, verde ou amarela da triagem de Manchester) nos serviços de urgência com vista à redução do tempo de espera. Esta dissertação propõe uma solução tecnológica para melhorar tanto o tempo como a qualidade do procedimento de anamnese realizado pelos médicos no serviço de urgência. A introdução de um quiosque de auto-atendimento na sala de espera do serviço de urgência permitirá recolher de forma rápida e intuitiva a história clínica, medicação habitual, sintomas da queixa principal e sinais vitais do doente. Posteriormente estes dados serão colocados à disposição do médico antes de cada observação clínica. A hipótese considerada é que ao fornecer uma apresentação seletiva, estruturada e uniforme da informação de anamnese de cada doente, a observação dos médicos possa proceder de forma muito mais rápida e precisa, concentrando-se na confirmação dos aspectos mais relevantes. O principal objectivo desta solução é reduzir o período de observação clínica e assim melhorar a capacidade de resposta do serviço de urgência com os mesmos recursos.Machado, José ManuelRodrigues, Nuno Miguel FeixaUniversidade do MinhoSantos, Fátima Jacinta Pereira dos2021-04-082021-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81298eng203055977info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:45.271300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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