O cálculo mental na resolução de problemas por crianças com necessidades educativas especiais : estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Margarida Tavares de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2771
Resumo: O presente estudo tem como questão central “Que alterações se verificam nas estratégias de cálculo mental e de resolução de problemas utilizadas por crianças do 1.º ciclo do ensino básico com Atraso Global de Desenvolvimento (NEE), num contexto de uso de tarefas matemáticas que envolvem multiplicações e divisões?”. Para substanciar a investigação utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa com a forma de estudo de caso simples. Trata-se de uma investigação onde foi estudada uma aluna com NEE de caráter permanente, de forma mais pormenorizada, de uma turma do 4.º ano de escolaridade, em que a investigadora é simultaneamente professora titular. Como principais fontes de recolha de dados privilegiou-se as folhas de resolução das tarefas exploradas e dos testes implementados, no início e no final da observação, entrevista, processo individual da aluna e Plano de Trabalho de Turma. Os dados permitem afirmar que nas estratégias de resolução de problemas a aluna recorreu ao desenho, diagrama ou esquema e, também a descobrir um padrão, regra ou lei de formação. Relativamente ao cálculo mental, recorreu com mais frequência às estratégias como se recorresse ao lápis e papel e decompor um dos fatores. Ao longo da realização das tarefas foi notória a evolução em termos do tempo de execução das mesmas e a forma como comunicava as estratégias utilizadas fazendo conexões com outras tarefas já realizadas. Estas tarefas permitiram desenvolver na aluna estratégias de cálculo com base em conhecimentos que já possuía, aquisição de novas estratégias através da discussão em grande grupo, consolidação de aprendizagens pré-adquiridas e capacidade para comunicar matematicamente.
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