A avaliação das estratégias de coping nas crianças e adolescentes : questões desenvolvimentistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couceiro, Ana Goreti Dias
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3388
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde -Núcleo de Psicoterapia Cognitiva, Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
id RCAP_c5458f75d7ef4d0fe0a238d27ddf0948
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3388
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação das estratégias de coping nas crianças e adolescentes : questões desenvolvimentistasEstratégias de copingPsicologia do desenvolvimentoTeses de mestrado - 2008Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde -Núcleo de Psicoterapia Cognitiva, Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008Este trabalho pretende avaliar a influência do desenvolvimento nas estratégias de coping utilizadas pelos indivíduos. Um outro objectivo deste estudo é o de analisar até que ponto os instrumentos utilizados para avaliar as estratégias de coping usadas pelas crianças e adolescentes têm em conta o seu nível de desenvolvimento. Segundo Compas et al. (2001), o coping é influenciado pelo aparecimento de capacidades cognitivas e comportamentais para a regulação interna e do meio ambiente. Nenhuma definição do coping está completa sem a noção do papel central que o factor idade desempenha na modulação da adaptação individual ao stress, entre outras adaptações (Skinner & Edge, 1998). Na primeira parte do trabalho apresenta-se a pesquisa bibliográfica sobre as estratégias mais usadas pelas crianças e adolescentes, na segunda os resultados obtidos com a aplicação de um questionário “Questionário de estratégias de Coping e de Regulação Emocional” de Moreira, Crusellas, Ribeiro, Vaz. (2005). Este questionário foi aplicado a 271 jovens de ambos os sexos (121 rapazes e 150 raparigas) com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos, em duas escolas na zona do Barreiro. O estudo psicométrico do questionário indica que é valido para a população a que se destina. Um outro resultado importante revela que existe uma diferença entre as estratégias utilizadas pelas crianças e as utilizadas pelos adolescentes, nomeadamente, nas dimensões Catastrofização e Distracção. Por último, são discutidas as limitações e as implicações do presente estudo para futuras investigações.This work aims to study the influence of human development in the coping strategies. Another objective of this study is to understand to what extent the instruments used to assess children and adolescents’ coping strategies take into account their development level. According Compas et al. (2001), the coping is influenced by the emergence of cognitive and behavioral capabilities for the internal and environment regulation. No definition of coping is complete without the notion of the central role that the age factor plays in the modulation of individual adaptation to stress, among other adjustments (Skinner & Edge, 1998). This work carried out research on the strategies used more frequently by children and adolescents, and presents a study a questionnaire “Questionnaire of coping strategies and emotional regulation” from Moreira, Crusellas, Ribeiro, Vaz. (2005). This study resulted from the application of the questionnaire to 271 young people of both sexes (121 boys and 150 girls) aged between 10 and 17 years, in two schools in the area of Barreiro. The results show that the questionnaire is valid for the sample. Another important result shows that there is a big difference between the strategies used by children and those used by adolescents, namely children use more catastrophizing and distraction strategies than adolescents. To finalize, it is discussed the limitations and the implications of this study for future research.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaCouceiro, Ana Goreti Dias2011-05-12T09:31:45Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3388porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:19.189714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação das estratégias de coping nas crianças e adolescentes : questões desenvolvimentistas
title A avaliação das estratégias de coping nas crianças e adolescentes : questões desenvolvimentistas
spellingShingle A avaliação das estratégias de coping nas crianças e adolescentes : questões desenvolvimentistas
Couceiro, Ana Goreti Dias
Estratégias de coping
Psicologia do desenvolvimento
Teses de mestrado - 2008
title_short A avaliação das estratégias de coping nas crianças e adolescentes : questões desenvolvimentistas
title_full A avaliação das estratégias de coping nas crianças e adolescentes : questões desenvolvimentistas
title_fullStr A avaliação das estratégias de coping nas crianças e adolescentes : questões desenvolvimentistas
title_full_unstemmed A avaliação das estratégias de coping nas crianças e adolescentes : questões desenvolvimentistas
title_sort A avaliação das estratégias de coping nas crianças e adolescentes : questões desenvolvimentistas
author Couceiro, Ana Goreti Dias
author_facet Couceiro, Ana Goreti Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Couceiro, Ana Goreti Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de coping
Psicologia do desenvolvimento
Teses de mestrado - 2008
topic Estratégias de coping
Psicologia do desenvolvimento
Teses de mestrado - 2008
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde -Núcleo de Psicoterapia Cognitiva, Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2011-05-12T09:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3388
url http://hdl.handle.net/10451/3388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134178018590720