Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 9ºG no ano letivo 2020/2021. Impacto da Semana Paralímpica nas Atitudes dos alunos com 14 anos da Escola Ferrer Correia face à inclusão.

Bibliographic Details
Main Author: Neves, Rita Daniela da Costa
Publication Date: 2021
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10316/97397
Summary: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_c561ed271e195cbd880ba27876b083f1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97397
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 9ºG no ano letivo 2020/2021. Impacto da Semana Paralímpica nas Atitudes dos alunos com 14 anos da Escola Ferrer Correia face à inclusão.Internship report developed at The Integrated Basic School C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia with the 9ºG class in the school year 2020/2021. Impact of The Paralympic Week on the Attitudes of 14-year-old students of the Ferrer Correia School towards inclusion.Estágio PedagógicoEducação FísicaIntervenção PedagógicaSemana ParalímpicaImpacto das atitudesTeacher TrainingPhysical EducationPedagogical InterventionParalympic Week,Impact of attitudesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório de Estágio Pedagógico surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento é o resultado da experiência profissional desenvolvida ao longo do Estágio Pedagógico, realizado na Escola Básica Integrada com J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, no ano letivo de 2020/2021, com a turma G do nono ano de escolaridade. Este é o momento em que o estudante se coloca pela primeira vez no papel de professor. Este é um ano que se apresenta como um ano muito importante, se não um dos mais importantes, da formação académica dos estudantes-estagiários e futuros professores.Assim, este relatório, em jeito de reflexão, relata o choque com a realidade e a sua superação através de todas as experiências, as vivências e os desafios que foram surgindo ao longo do EP. Este encontra-se assim, dividido em três capítulos, iniciando-se com uma contextualização da prática este é composto pelos seguintes subtítulos: expectativas iniciais, pelo projeto formativo e pela caracterização do contexto da prática de ensino. O segundo capítulo diz respeito à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, no qual se realiza uma reflexão mais profunda sobre várias áreas que são parte integrante do EP, nomeadamente, as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Iremos ainda neste capítulo relatar a experiência enquanto professores-estagiários no Ensino à Distância. Por último o terceiro capítulo está destinado ao aprofundamento do Tema-Problema, este é caracterizado pela verificação do impacto das atitudes dos alunos com 14 anos, após o evento “Semana Paralímpica”, conta com uma amostra de 33 participantes.This Teacher Training Report appears within the curricular unit Teacher Training, from the 2nd year of the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, from the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This document is the result of the professional experience developed throughout the Teacher Training, held at the Integrated Basic School with J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia, in the school year 2020/2021, with class G of the ninth year of schooling.This is the moment when the student puts himself in the role of a teacher for the first time. This is a year that presents itself as a very important one, if not the most important, of the academic training of trainee students and future teachers.Thus, this report, in a way of reflection, reports the clash with reality and its overcoming through all the experiences, experiences and challenges that were arising throughout the EP. This is thus divided into three chapters, starting with a contextualization of the practice, which consists of the following subtitles: initial expectations, the formative project and the characterization of the context of teaching practice. The second chapter concerns the reflexive analysis of pedagogical practice, in which I carry out a deeper reflection on several areas that are an integral part of the PE, namely, teaching-learning activities, school organization and management, educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude. In this chapter, we will also report on the experience as trainee teachers in Online Learning. Finally, the third chapter is intended to deepen the Problem Theme, which is characterized by the verification of the impact of the attitudes of 14-year-old students, after the event "Paralympic Week", with a sample of 33 participants.2021-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97397http://hdl.handle.net/10316/97397TID:202896013porNeves, Rita Daniela da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:46:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:27.304280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 9ºG no ano letivo 2020/2021. Impacto da Semana Paralímpica nas Atitudes dos alunos com 14 anos da Escola Ferrer Correia face à inclusão.
Internship report developed at The Integrated Basic School C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia with the 9ºG class in the school year 2020/2021. Impact of The Paralympic Week on the Attitudes of 14-year-old students of the Ferrer Correia School towards inclusion.
title Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 9ºG no ano letivo 2020/2021. Impacto da Semana Paralímpica nas Atitudes dos alunos com 14 anos da Escola Ferrer Correia face à inclusão.
spellingShingle Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 9ºG no ano letivo 2020/2021. Impacto da Semana Paralímpica nas Atitudes dos alunos com 14 anos da Escola Ferrer Correia face à inclusão.
Neves, Rita Daniela da Costa
Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Semana Paralímpica
Impacto das atitudes
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Intervention
Paralympic Week,
Impact of attitudes
title_short Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 9ºG no ano letivo 2020/2021. Impacto da Semana Paralímpica nas Atitudes dos alunos com 14 anos da Escola Ferrer Correia face à inclusão.
title_full Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 9ºG no ano letivo 2020/2021. Impacto da Semana Paralímpica nas Atitudes dos alunos com 14 anos da Escola Ferrer Correia face à inclusão.
title_fullStr Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 9ºG no ano letivo 2020/2021. Impacto da Semana Paralímpica nas Atitudes dos alunos com 14 anos da Escola Ferrer Correia face à inclusão.
title_full_unstemmed Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 9ºG no ano letivo 2020/2021. Impacto da Semana Paralímpica nas Atitudes dos alunos com 14 anos da Escola Ferrer Correia face à inclusão.
title_sort Relatório de estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada C/J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 9ºG no ano letivo 2020/2021. Impacto da Semana Paralímpica nas Atitudes dos alunos com 14 anos da Escola Ferrer Correia face à inclusão.
author Neves, Rita Daniela da Costa
author_facet Neves, Rita Daniela da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Rita Daniela da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Semana Paralímpica
Impacto das atitudes
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Intervention
Paralympic Week,
Impact of attitudes
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Semana Paralímpica
Impacto das atitudes
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Intervention
Paralympic Week,
Impact of attitudes
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97397
http://hdl.handle.net/10316/97397
TID:202896013
url http://hdl.handle.net/10316/97397
identifier_str_mv TID:202896013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051509993472