A criação artística de Miguel Loureiro: contributos para a elaboração cénica de Como rebolar alegremente sobre um vazio exterior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6917 |
Resumo: | Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012 |
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A criação artística de Miguel Loureiro: contributos para a elaboração cénica de Como rebolar alegremente sobre um vazio exteriorLoureiro, Miguel, 1970-Teatro - Portugal - séc.20-21Criação artísticaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012Entre a multiplicidade de práticas cénicas que o actual panorama teatral oferece, escolhi uma pequena amostra que, pelas suas características, pode ser vista como identificativa de alguma prática cénica dos últimos anos, em Portugal. O percurso do criador Miguel Loureiro, cujo trabalho se vem pautando por criações que privilegiam a justaposição e a transversalidade de linguagens e em que encenador e dramaturgista se fundem na linguagem performativa criando estruturas que apostam na fragmentação e colagem de textos, será o exemplo predominante e o cerne desta dissertação. Este estudo versará sobre a contextualização do trabalho realizado por este criador, os ecos que dele emanam e a abordagem ao esquema de trabalho do mesmo, tomando como exemplo o espectáculo Como rebolar alegremente sobre um vazio exterior, estreado no Porto, no Teatro Carlos Alberto, a 22 de maio de 2010, de modo a identificar o que torna tão específica a sua linha de criação e, no fundo, o que o caracteriza enquanto encenador na era do teatro pós-dramático.ABSTRACT: From the multiplicity of practices and creators offered up by the current theatrical panorama, I have chosen a particular reality that may help identify certain scenic practices that have been produced in Portugal in recent years. At the core of this dissertation is the professional trajectory of Miguel Loureiro. The theater practitioner’s work has been highlighted by an emphasis on the juxtaposition and transversal use of languages where the roles of director and dramaturge merge within the performative language. Loureiro creates structures that rely on text fragmentation and collage and his work will serve as a predominant reference throughout this paper. The proposed dissertation will focus on both the contextualization as well as the echoes emanating from Miguel Loureiro’s work. It will also look at the director’s methods through his show How to roll Merrily Over an Exterior Emptiness (Como rebolar alegremente sobre um vazio exterior) which premiered at the Carlos Alberto Theatre in Oporto on the 22nd of May, 2010. Through this the paper will seek to identify what makes Loureiro’s creative line of thought so specific as well as what makes the artist stand out as a director of the post-dramatic age.Serra, José Pedro,1956-Repositório da Universidade de LisboaReis, Ana Carina Aguiar dos2012-09-19T10:40:33Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:52.221147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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