Animação sociocultural: uma forma de educação permanente e ao longo da vida para um envelhecimento activo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Catarina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/16865
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
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spelling Animação sociocultural: uma forma de educação permanente e ao longo da vida para um envelhecimento activoEducação de adultosEducação ao longo da vidaAnimação socioculturalEnvelhecimento activoQualidade de vidaIdososAdult educationLifelong educationSocio-cultural animationActive agingLife qualityOld people364.446-053.9Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O envelhecimento faz parte do ciclo de vida de um indivíduo e é um tema que preocupa a actualidade de Portugal. A população está cada vez mais envelhecida devido ao aumento da esperança média de vida e da diminuição da taxa de natalidade. Esta realidade provoca a reflexão sobre as infra-estruturas; apoios; políticas; que rodeiam a população idosa. Pelas suas características e pela mudança de papéis que ocorre nesta fase da vida, os idosos tornam-se mais vulneráveis, por vezes mais sós, sujeitos a depressões, isolamento e exclusão social. Nesta medida torna-se importante pensar no papel que as instituições podem ter para precaver ou atenuar estas situações, para além de satisfazerem as necessidades básicas da vida diária do idoso. Tendo sido o trabalho de intervenção realizado na Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, procurou-se transmitir ao idoso a importância de desenvolver a educação ao longo da vida, e que através desta poderíamos contribuir para o envelhecimento activo e a sua qualidade de vida. Para impulsionar a educação ao longo da vida utilizamos como estratégia a animação sociocultural. Através desta foram desenvolvidas várias actividades-tipo (culturais, sociais, intelectuais-formativas, lúdico-recreativas). As actividades foram realizadas de acordo com um tema mensal e procuraram atingir os objectivos propostos pelas actividades-tipo. Estas actividades foram avaliadas mensalmente pelos idosos. Para além disso, foi feito um trabalho de animação sociocultural em contexto de apoio domiciliário. Com o presente relatório, apoiado na intervenção realizada, pretendemos reflectir criticamente sobre a animação sociocultural como estratégia de desenvolvimento da educação de adultos e intervenção comunitária.Aging is part of the life cycle of an individual and is a theme that concerns the actuality in Portugal. The population is increasingly aging due to increased life expectancy and decreasing birth rate. This reality stimulates the reflection on the infrastructure, support, policies, that surrounding the old population. By its characteristics and changing roles that occurs in this phase of life, the old people become more vulnerable, sometimes more alone, subject to depression, isolation and social exclusion. To that extent it is important to think in the role that institutions can take to prevent or attenuate these situations, in addition to meeting the basic needs of daily life for old people. Having been the work intervention conducted in the Santa Casa da Misericordia de Oliveira de Azeméis, we tried to convey to the old people the importance of developing of lifelong education, and that through this we could contribute to aging actively and with life quality. To impulse lifelong education we use as a strategy the socio-cultural animation. Through lifelong education various activities were developed (cultural, social, intellectual-formative, and playgroup). The activities were carried out according to a monthly theme and sought to achieve the goals set by the activity-type. These activities were monthly evaluated by old people. In addition, socio-cultural animation was done in home care context. With this paper, supported in the intervention performed, we intend to reflect critically on the socio-cultural activities as a strategy for development of the adult education and community intervention.Oliveira, Clara CostaUniversidade do MinhoCorreia, Ana Catarina20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/16865porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:40.942493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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